23 de abr. de 2016

MUROS ESPIRITUAIS DE INTERCESSÃO

“Sobre os teus muros, ó Jerusalém, pus guardas, que todo o dia e toda a noite jamais se calarão; vós, os que fareis lembrado o SENHOR, não descanseis,  nem deis a ele descanso até que restabeleça Jerusalém e a ponha por objeto de louvor na terra.” Is.62.6,7.

Há três ministérios que tem íntima comunhão com Deus: Intercessão, Palavra e Adoração.


O QUE É SER UM INTERCESSOR

Ser um intercessor é:
“Viu que não havia ajudador algum e maravilhou-se de que não houvesse um intercessor; pelo que o seu próprio braço lhe trouxe a salvação, e a sua própria justiça o susteve.” Is.59.16.
“Busquei entre eles um homem que tapasse o muro e se colocasse na brecha perante mim, a favor desta terra, para que eu não a destruísse; mas a ninguém achei. Por isso, eu derramei sobre eles a minha indignação, com o fogo do meu furor os consumi; fiz cair-lhes sobre a cabeça o castigo do seu procedimento, diz o SENHOR Deus.” Ez.22.30,31.
“... se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra. Estarão abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos à oração que se fizer neste lugar. Porque escolhi e santifiquei esta casa, para que nela esteja o meu nome perpetuamente; nela, estarão fixos os meus olhos e o meu coração todos os dias.” 2 Cr.7.14-16.

1. Preparo para Edificar Uma Cidade

Como intercessores, nós temos o propósito de restaurar os muros pessoais, da família, Igreja, cidade que representam a segurança na oração. Ne.1.1.
“As palavras de Neemias, filho de Hacalias. No mês de quisleu, no ano vigésimo, estando eu na cidadela de Susã,”
Neemias foi um dos maiores intercessores na Bíblia. Neemias significa “Yahweh Consola”, De fato, a intercessão produz um extraordinário consolo em Deus. Neemias era filho de Hacalias que significa “A Porção do Senhor”; somos intercessores porque esta é a nossa porção, nossa herança. O princípio básico do intercessor é que Deus o escuta.
Neemias estava em Susã (fortaleza), estava protegido pelo Senhor. A oração é uma parede de proteção para nos proteger. A intercessão alude o conceito de fazer com que nossa família, Igreja, cidade, seja uma fortaleza espiritual. Este ministério não falha, pois quanto mais há intercessão maior será o Muro de Proteção.
Observe o que acontece com uma Igreja ou cidade, sem muros espirituais: Ne.1.2-3
“... veio Hanani, um de meus irmãos, com alguns de Judá; então, lhes perguntei pelos judeus que escaparam e que não foram levados para o exílio e acerca de Jerusalém.   Disseram-me: Os restantes, que não foram levados para o exílio e se acham lá na província, estão em grande miséria e desprezo; os muros de Jerusalém estão derribados, e as suas portas, queimadas.”
  1. Miséria. Não há prosperidade espiritual, material. Quando intercedemos há prosperidade na Igreja, na cidade. Porque a oração quebra o espírito de miséria. O inverso de miséria é prosperidade.
  2. Desprezo. O inverso é a hora. Quando intercedemos, Deus nos coloca em posição de honra.
  3. Fendas ou Brechas. Infiltração só existe quando há brechas. A intercessão fecha estas brechas espirituais.
  4. Portas Queimadas. Portas é um acesso para entrarmos, mas também para segurança. Porta fala de autoridade.


2. O Caráter do Intercessor (Sentimentos) Ne.1.4

“ Tendo eu ouvido estas palavras, assentei-me, e chorei, e lamentei por alguns dias; e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus.”


  1. O intercessor é aquele que está com os ouvidos abertos, o qual discerne o que acontece porque está com os ouvidos espirituais abertos.
  2. Choro, Compaixão e Quebrantamento de Deus, (trata da sensibilidade).
  3. Lamento. Significa atitude de arrependimento. Devemos buscar o arrependimento pessoal e coletivo.

3. Atitudes Práticas que Levam  a este caráter de Intercessor  Ne.1.4-11

  1. Jejum e Oração. v.4
“ Tendo eu ouvido estas palavras, assentei-me, e chorei, e lamentei por alguns dias; e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus.”


  1. Oração de um intercessor começa com adoração. Precisamos dedicar um tempo para adoração. Depois, evoca a fidelidade da Palavra de Deus, o intercessor precisa ‘pegar’ a Deus pela Sua Palavra. v.5
“E disse: ah! SENHOR, Deus dos céus, Deus grande e temível, que guardas a aliança e a misericórdia para com aqueles que te amam e guardam os teus mandamentos!”
  1. Perseverança na oração. Neemias usa o aspecto da confissão. Pelos pecados (Is.59.2). O intercessor precisa confessar mais os pecados da nação. v.6
“Estejam, pois, atentos os teus ouvidos, e os teus olhos, abertos, para acudires à oração do teu servo, que hoje faço à tua presença, dia e noite, pelos filhos de Israel, teus servos; e faço confissão pelos pecados dos filhos de Israel, os quais temos cometido contra ti; pois eu e a casa de meu pai temos pecado.”
  1. Novamente Neemias menciona a Palavra de Deus. v.7-10.
“Temos procedido de todo corruptamente contra ti, não temos guardado os mandamentos, nem os estatutos, nem os juízos que ordenaste a Moisés, teu servo. Lembra-te da palavra que ordenaste a Moisés, teu servo, dizendo: Se transgredirdes, eu vos espalharei por entre os povos; mas, se vos converterdes a mim, e guardardes os meus mandamentos, e os cumprirdes, então, ainda que os vossos rejeitados estejam pelas extremidades do céu, de lá os ajuntarei e os trarei para o lugar que tenho escolhido para ali fazer habitar o meu nome.   Estes ainda são teus servos e o teu povo que resgataste com teu grande poder e com tua mão poderosa.”
  1. Era copeiro. Todo intercessor tem que ser um copeiro, isto é, um servidor. v.11
“Ah! Senhor, estejam, pois, atentos os teus ouvidos à oração do teu servo e à dos teus servos que se agradam de temer o teu nome; concede que seja bem sucedido hoje o teu servo e dá-lhe mercê perante este homem. Nesse tempo eu era copeiro do rei.”
Ap.5.8 – Copeiro é aquele que segura as taças para o rei. Como copeiros espirituais, seguramos as taças que estão cheias de oração. Servir à Deus com as nossas orações.


4. Relacionamentos da Intercessão

Ne.2.1-3 – Deus conhece nossa fisionomia. Ele sabe quando estamos triste. Deus se interessa pelo nosso bem estar.
Neemias teve uma atitude de reconhecimento temos que reconhecer nossa atitude diante de Deus a situação: nossa, da cidade ou nação.
“No mês de nisã, no ano vigésimo do rei Artaxerxes, uma vez posto o vinho diante dele, eu o tomei para oferecer e lho dei; ora, eu nunca antes estivera triste diante dele. O rei me disse: Por que está triste o teu rosto, se não estás doente? Tem de ser tristeza do coração. Então, temi sobremaneira e lhe respondi: viva o rei para sempre! Como não me estaria triste o rosto se a cidade, onde estão os sepulcros de meus pais, está assolada e tem as portas consumidas pelo fogo?”


5. Toda petição tem 2 aspectos: Ne.2.4-5

“ Disse-me o rei: Que me pedes agora? Então, orei ao Deus dos céus e disse ao rei: se é do agrado do rei, e se o teu servo acha mercê em tua presença, peço-te que me envies a Judá, à cidade dos sepulcros de meus pais, para que eu a reedifique.”


O intercessor é um pedinte. Como pedinte temos que ter:
  1. Ousadia. Temos que ser ousados e não abusados. A ousadia está fundamentada numa necessidade de gerande valor. Abuso é pedir muito para pouca coisa.
  2. Comprometimento (Ne.2.5). Cada petição sempre há um comprometimento, um preço.
Antes de fazer alguma coisa ou tomar alguma decisão, precisamos fazer como Neemias, orou ao Senhor e falou ao rei. Cultivar o hábito da Oração Relâmpago, pedindo a direção de Deus.
A visão era ousada, com um comprometimento real. Muitas vezes não recebemos respostas as nossas orações, porque são vagas. O rei pediu prazo. Definir metas é precisos na nossa oração. Ne.2.6
“Então, o rei, estando a rainha assentada junto dele, me disse: Quanto durará a tua ausência? Quando voltarás? Aprouve ao rei enviar-me, e marquei certo prazo”.


Outro Princípio: Submissão a Hierarquia. Deus tem princípios. Neemias não se insurbodinara as autoridades existentes e a boa mão de Deus foi com ele. Ne.2.7,8.
“E ainda disse ao rei: Se ao rei parece bem, dêem-se-me cartas para os governadores dalém do Eufrates, para que me permitam passar e entrar em Judá, como também carta para Asafe, guarda das matas do rei, para que me dê madeira para as vigas das portas da cidadela do templo, para os muros da cidade e para a casa em que deverei alojar-me. E o rei mas deu, porque a boa mão do meu Deus era comigo.
Deus sempre coloca pessoas ao nosso lado para não andarmos sozinhos. O Princípio da Pluralidade. Ne.2.9
“Então, fui aos governadores dalém do Eufrates e lhes entreguei as cartas do rei; ora, o rei tinha enviado comigo oficiais do exército e cavaleiros.”
Toda obra de Deus vai repercutir no interno e haverá oposição de satanás. Ne.2.10
“Disto ficaram sabendo Sambalate, o horonita, e Tobias, o servo amonita; e muito lhes desagradou que alguém viesse a procurar o bem dos filhos de Israel.”

O PREPARO ESTRATÉGICO.



“Cheguei a Jerusalém, onde estive três dias. Então, à noite me levantei, e uns poucos homens, comigo; não declarei a ninguém o que o meu Deus me pusera no coração para eu fazer em Jerusalém. Não havia comigo animal algum, senão o que eu montava.” Ne.2.11,12.


1. Levantar-se de madrugada (organização pessoal, disciplina).
2. São poucos
3. Sigilo nas revelações de Deus.
O intercessor precisa aprender o Princípio do Silêncio, por causa de demônios, para não descobrir as estratégias de Deus. Deus não fala tudo de nossa vida porque contamos aos outros e o  diabo começa a trabalhar de forma contrária.
Silêncio no período da intercessão, porque temos que passar pela Porta do Vale, que dava acesso a uma depressão chamado Vale de Cidrom; onde estava o cemitério ( lugar dos mortos espirituais ). Muitas vezes na intercessão vamos saquear o inimigo ( saquear o inferno ) em oração e determinar que o inimigo solte as almas. Ne2.13; Deus vai nos revelar as profundezas das estratégias de satanás para que venhamos a destruí-las.
“De noite, saí pela Porta do Vale, para o lado da Fonte do Dragão e para a Porta do Monturo e contemplei os muros de Jerusalém, que estavam assolados, cujas portas tinham sido consumidas pelo fogo.Passei à Porta da Fonte e ao açude do rei; mas não havia lugar por onde passasse o animal que eu montava. Subi à noite pelo ribeiro e contemplei ainda os muros; voltei, entrei pela Porta do Vale e tornei para casa.” Ne.2.13-15.


Sair pela Porta do Vale e Fechar a Fonte do Dragão. Deus revela as estratégias de satanás contra a Igreja ou cidade. Temos que ter discernimento, por isso o sigilo. Quando Deus estiver dando as Fontes do Dragão.


Espalhar a Porta do Monturo. Fala de ruína, entulho. Deus nos mostra tudo o que está entulhado, o que é escória. Discernimento para retirar os entulhos que atrapalham as vidas. ( fofocas, iras, dissenções, carnalidades, etc. )


Fonte de Deus. Buscar as Fontes de Deus, a unção. Ne.2.14


Açude. Resgatar as vidas.


Ao aplicar as estratégias na intercessão e desfazermos as obras do diabo; então abrimos a boca depois de ganharmos a vitória na intercessão. Ne.2.16-18,20.
“Não sabiam os magistrados aonde eu fora nem o que fazia, pois até aqui não havia eu declarado coisa alguma, nem aos judeus, nem aos sacerdotes, nem aos nobres, nem aos magistrados, nem aos mais que faziam a obra. Então, lhes disse: Estais vendo a miséria em que estamos, Jerusalém assolada, e as suas portas, queimadas; vinde, pois, reedifiquemos os muros de Jerusalém e deixemos de ser opróbrio. E lhes declarei como a boa mão do meu Deus estivera comigo e também as palavras que o rei me falara. Então, disseram: Disponhamo-nos e edifiquemos. E fortaleceram as mãos para a boa obra ... Então, lhes respondi: o Deus dos céus é quem nos dará bom êxito; nós, seus servos, nos disporemos e reedificaremos; vós, todavia, não tendes parte, nem direito, nem memorial em Jerusalém.”
4. Declaração. Ne.2.18a
5. Ação para o Bem. Ne.2.18b
6. Neemias Profetizou a Visão. Ne.2.20

REPARAÇÃO DOS MUROS (Ne.3.)



1. PORTA DAS OVELHAS ( Ne.3.1-2. ). Rebanho.
“Então, se dispôs Eliasibe, o sumo sacerdote, com os sacerdotes, seus irmãos, e reedificaram a Porta das Ovelhas; consagraram-na, assentaram-lhe as portas e continuaram a reconstrução até à Torre dos Cem e à Torre de Hananel. Junto a ele edificaram os homens de Jericó; também, ao seu lado, edificou Zacur, filho de Inri.”


O sacerdócio se preocupa com as ovelhas (At.6); Devemos começar pelas autoridades, nos quais, o óleo e a unção descem (Sl.133) deve-se interceder por cada irmão da Igreja. Hananel: significa, Deus Misericordioso, devemos clamar sempre pela misericórdia de Deus. Intercessão pelos pastores.


2. PORTA DO PEIXE  (Ne.3.3-5). Evangelismo.
“Os filhos de Hassenaá edificaram a Porta do Peixe; colocaram-lhe as vigas e lhe assentaram as portas com seus ferrolhos e trancas. Ao seu lado, reparou Meremote, filho de Urias, filho de Coz; junto deste reparou Mesulão, filho de Berequias, filho de Mesezabel, a cujo lado reparou Zadoque, filho de Baaná. Ao lado destes, repararam os tecoítas; os seus nobres, porém, não se sujeitaram ao serviço do seu senhor.”


O peixe fala das almas, intercessão pelas almas; parte da intercessão deve ser feita para membros, conforme porta das ovelhas, todavia devemos ter um tempo de intercessão pela salvação das almas, ou seja, dedicar nossa intercessão pelo evangelismo.


3. PORTA VELHA  (Ne.3.6-7). Renovação.
“Joiada, filho de Paséia, e Mesulão, filho de Besodias, repararam a Porta Velha; colocaram-lhe as vigas e lhe assentaram as portas com seus ferrolhos e trancas. Junto deles, trabalharam Melatias, gibeonita, e Jadom, meronotita, homens de Gibeão e de Mispa, que pertenciam ao domínio do governador de além do Eufrates.”


Essa área da intercessão trata sobre coisas que já estão envelhecidas, fala sobre a  tradição religiosa que atrapalha. Devemos aplicar intercessão pela Renovação da Igreja, tirar o que já está enferrujado e envelhecido e restaurar com algo novo. Um novo óleo, um renovo e refrigério sobre a igreja.


4. MURO LARGO. ( Ne.3.8-10. ). Finanças.
“Ao seu lado, reparou Uziel, filho de Haraías, um dos ourives; junto dele, Hananias, um dos perfumistas; e restauraram Jerusalém até ao Muro Largo. Junto a estes, trabalhou Refaías, filho de Hur, maioral da metade de Jerusalém. Ao seu lado, reparou Jedaías, filho de Harumafe, defronte da sua casa; e, ao seu lado, reparou Hatus, filho de Hasabnéias.”


Papel dos ourives é interceder pela prosperidade financeira, para que haja crescimento da Obra de Deus. Papel do Perfumista é interceder para que haja o Bom Perfume de Cristo e as pessoas se sintam bem na Casa de Deus. Assim o murro da Igreja expande em crescimento.


5. TORRE DOS FORNOS. ( Ne.3.11-12. ) Iluminação das Escrituras.
“A outra parte reparou Malquias, filho de Harim, e Hassube, filho de Paate-Moabe, como também a Torre dos Fornos. Ao lado dele, reparou Salum, filho de Haloés, maioral da outra meia parte de Jerusalém, ele e suas filhas”.


O texto fala do forno dos padeiros, Os.7.4.; Onde o fogo está aceso para trazer um pão fresco. Assim devemos interceder pelo Avivamento e revelação da Palavra, para que não se apague o fogo de Deus e venha uma Palavra Rhema. Manter a Chama acesa.


6. PORTA DO VALE. ( Ne.3.13 ) Proteção contra o esfriamento espiritual.
“A Porta do Vale, reparou-a Hanum e os moradores de Zanoa; edificaram-na e lhe assentaram as portas com seus ferrolhos e trancas e ainda mil côvados da muralha, até à Porta do Monturo.”


Fora edificada nesta parte cerca de quase quinhentos metros. Vede 2.3. A porta do vale fala do período de depressão espiritual, que estava próximo do vale de Refains, isto é das sombras, devemos orar pelos fracos, doentes e  aqueles que jazem na fé.


7. PORTA DO MONTURO. ( Ne.3.14.) Vede 2.3. Santidade na casa do Senhor e purificação contra o pecado.
“A Porta do Monturo, reparou-a Malquias, filho de Recabe, maioral do distrito de Bete-Haquerém; ele a edificou e lhe assentou as portas com seus ferrolhos e trancas.”


8. PORTA DA FONTE. ( Ne.3.15-26.) Sondagem de Motivações, fontes saudáveis.
“A Porta da Fonte, reparou-a Salum, filho de Col-Hozé, maioral do distrito de Mispa; ele a edificou, e a cobriu, e lhe assentou as portas com seus ferrolhos e trancas, e ainda o muro do açude de Selá, junto ao jardim do rei, até aos degraus que descem da Cidade de Davi.   Depois dele, reparou Neemias, filho de Azbuque, maioral da metade do distrito de Bete-Zur, até defronte dos sepulcros de Davi, até ao açude artificial e até à casa dos heróis. Depois dele, repararam os levitas, Reum, filho de Bani, e, ao seu lado, Hasabias, maioral da metade do distrito de Queila. Depois dele, repararam seus irmãos: Bavai, filho de Henadade, maioral da metade do distrito de Queila; ao seu lado, reparou Ezer, filho de Jesua, maioral de Mispa, outra parte defronte da subida para a casa das armas, no ângulo do muro. Depois dele, reparou com grande ardor Baruque, filho de Zabai, outra porção, desde o ângulo do muro até à porta da casa de Eliasibe, o sumo sacerdote. Depois dele, reparou Meremote, filho de Urias, filho de Coz, outra porção, desde a porta da casa de Eliasibe até à extremidade da casa de Eliasibe. Depois dele, repararam os sacerdotes que habitavam na campina. Depois, repararam Benjamim e Hassube, defronte da sua casa; depois deles, reparou Azarias, filho de Maaséias, filho de Ananias, junto à sua casa. Depois dele, reparou Binui, filho de Henadade, outra porção, desde a casa de Azarias até ao ângulo e até à esquina. Palal, filho de Uzai, reparou defronte do ângulo e da torre que sai da casa real superior, que está junto ao pátio do cárcere; depois dele, reparou Pedaías, filho de Parós,”


Vede 2.3. Saiba que no texto em Neemias existia duas fontes, as fontes do dragão, na porta do Vale, ou as fontes de Deus. Na nossa vida diaria devemos escolher qual das fontes devemos nos alimentar. Vede quantas pessoas foram usadas para restaurar os murros da porta da fonte, assim deve-se fazer um esforço sobremodo se queremos ver as fontes de Deus brotando da nossa vida.


9. PORTA DAS ÁGUAS. ( Ne.3.26-27.) Fluir do Espírito Santo.
“e os servos do templo que habitavam em Ofel, até defronte da Porta das Águas, para o oriente, e até à torre alta. Depois, repararam os tecoítas outra porção, defronte da torre grande e alta, e até ao Muro de Ofel.”


Reparada pelos servos do templo. Era onde saia o manancial de Gion ( também chamado de Siloé; que significa ‘enviado’ ) que levava água ao tanque de Siloé e desembocava na porta da fonte; Alí Salomão foi ungido Rei, e Ezequias o canalizou e prosperou. Fala do Fluir de Deus e sua unção.


10. PORTA DOS CAVALOS.  ( Ne.3.28) Conquistas.
“Para cima da Porta dos Cavalos, repararam os sacerdotes, cada um defronte da sua casa.”


Reparada pelos sacerdotes, Pois é deles que recebe a revelação das conquistas, que tem que serem tomadas.


11. PORTA ORIENTAL. ( Ne.3.29-30 ) Preparação da Igreja para volta de Jesus.
“Depois deles, reparou Zadoque, filho de Imer, defronte de sua casa; e, depois dele, Semaías, filho de Secanias, guarda da Porta Oriental. Depois dele, reparou Hananias, filho de Selemias, e Hanum, o sexto filho de Zalafe, outra porção; depois deles, reparou Mesulão, filho de Berequias, defronte da sua morada.”


Porta de Mizrah; que significa porta onde surge o sol, também reparada pelos sacerdotes, porta de onde os judeus esperavam o messias, de fato, jesus já entrou por esta porta.


12. PORTA DA GUARDA. ( Ne.3.31.) Cobertura de Oração.
“ Depois dele, reparou Malquias, filho de um ourives, até à casa dos servos do templo e dos mercadores, defronte da Porta da Guarda, até ao eirado da esquina.”


Fala da própria cobertura de oração, orar pelos intercessores. A última coisa é orarmos por nós mesmos. Família Forte, Igreja Forte, Cidade Protegida.


Muralhas de Jerusalém e suas Portas no tempo de Neemias.

jrsa.jpeg

Aqui o relógio de Deus acontece ao contrário, porque para Deus tempo gasto em oração não é tempo perdido; mas é tempo investido!