12 de mar. de 2016

O VERDADEIRO VALOR DA MULHER



Mulher virtuosa, quem a pode achar? Pois o seu valor muito excede ao de joias preciosas. Pv.31.10.

Por Pra. Débora Araújo dos Santos



O QUE É SER MULHER VIRTUOSA?

O próprio texto já nos diz que mulher virtuosa é raridade!
Mas o que vem a ser esta mulher virtuosa? O próprio texto nos mostra as qualidades de caráter e habilidades de uma mulher virtuosa, como também seus desafios e sua recompensa.
Mas, nesta tarde gostaria de me deter no versículo 10, sobre o seu valor. Observe que o texto não descreve preço, mas valor.
Hoje vemos muitas mulheres de grande preço, mas de pouco valor! Tem uma verdade que é dita, a qual, particularmente acho muito propícia, que diz: “O diabo pôs um preço em você, mas Jesus conhecendo o teu valor, foi e pagou o preço por você”. Esta verdade mostra bem a diferença entre preço e valor.


QUAL É A DISTINÇÃO ENTRE PREÇO E VALOR?

Preço está relacionado a dinheiro, contudo, sua indexação não é próprio do produto, mas é algo dado a esse produto pelo comprador. Mulheres que não se valorizam e vivem de superficialidade e aparência têm preço; mas mulheres de caráter reconhecem seu valor e sabem se valorizar.
É isso que o texto bíblico declara acerca da mulher virtuosa, ela não tem preço, e sim, valor! Seu valor muito excede o de joias preciosas, em outras versões: “de rubis”.
Fiquei pensando porque a Palavra de Deus nos compara a uma joia ou a uma pedra preciosa e não ao ouro?  
Porque dentro de uma economia mercantilista, o ouro era mais comum naquela época e era utilizado como dinheiro, logo, tinha preço. Mas pedras preciosas eram raras, por isso tinham muito valor.
Outra característica das pedras preciosas que se comparam a mulher virtuosa. No hebraico virtuosa está relacionado a força, poder, habilidade, eficiência.
O ouro sem liga é um metal frágil e mole, se derrete na primeira prova do fogo. Enquanto que a pedra preciosa é um elemento forte; o diamante, rubi e safira são duras, resistentes que nada pode cortá-la, somente o próprio diamante.
Além disso, as pedras são únicas, não há uma pedra igual a outra. Você é única e peculiar diante de Deus, por isso você é valiosa!
Assim, que Deus vê a mulher, como um diamante, forte, brilhante, resistente. Deus compara a mulher como uma pedra preciosa, porque é isto que nós somos, preciosas, de muito valor!


A PEDRA PRECIOSA CHAMADA DIAMANTE

O diamante é útil  tanto para a industria, quanto para embelezamento. Assim, a mulher virtuosa, é aquela que é útil para a sociedade, como para embelezamento.
O diamante para se tornar forte, resistente e transparente ele sofre muito calor e pressão. O interessante é que tanto o diamante como o grafite são composto do mesmo elemento: o carbono. Um é escuro, material mole e frágil, outro é transparente, duro e resistente. O mesmo elemento, passando pelas mesmas situações. A diferença que determina se o carbono se tornará em grafite ou diamante é a organização das moléculas.
Muitas perguntam: Por que passam por tantas aflições, problemas, tristezas e pressões? Deus está te transformando em um diamante “translúcido”, “puro” e “resistente”; ou seja, em uma mulher virtuosa!
Todas passamos por momentos difíceis, as vezes, até parece ser insuportável! Mas é neste momento que será decidido o que seremos: “grafite”: uma pessoa, triste, fraca, que se desmancha por qualquer palavra forte; ou nos tornamos “diamantes”: uma pessoa forte, perseverante, transparente. Como vamos organizar estes sentimentos, moléculas, é que vão determinar o que seremos! Deus nos torna fortes e nos ensina a lidar com nossos sentimentos! Suas lutas não são para sofrimento, mas para te tornar um diamante forte e brilhante!
Um diamante é avaliado pelo “carat”: peso, cor, pureza e lapidação. A mulher tem sua avaliação pelo seu caráter, pela sua pureza de coração, isto é, confiança, sinceridade, bondade; pela sua cor translucida, sua sinceridade; pelo peso seus valores, o que ela valoriza (Deus, família, moral); e pela lapidação.
A lapidação de um diamante vai determinar o quanto de luz esta joia vai refletir, ou seja, o quanto esta joia vai brilhar. Quando Deus trabalha em nosso caráter, Ele está nos lapidando, tirando arestas, moldando segundo o caráter de Cristo para que possamos brilhar a vida de Cristo em nós!
Só se  lapida um diamante com outro diamante. Deus vai usar a sua irmã, sua família, seu chefe para lapidar você. Quando alguém te ferir, glorifica a Deus, pois é Deus que te lapida para que seu caráter seja brilhante como o de Jesus!
Deus compara a mulher com uma joia, não como um utensílio para ser usada, não como qualquer veste que pode ser descartada, não como ouro que pode ter preço. Mas como uma joia, para ser valorizada, admirada pela sua resistência, pela sua pureza moral, pelos seus valores, pela sua sinceridade e pelo seu “carat”. Admirada pelo seu caráter.


MAS, COMO POSSO SER VALORIZADA?
As pessoas só aprenderão a valorizá-la quando, em Deus, você encontrar seu devido valor pessoal. Todavia, se você se deixa vulgarizar como um produto de consumo, isto é, se você se deixar vender conforme o padrão apelativo desse mundo, então as pessoas lhe darão um preço.
Mas, se você se valoriza conforme o padrão de Cristo, então as pessoas reconhecerão seu valor. Ora, não coloque um preço em sua vida; quando, na verdade, Jesus viu em você extraordinário valor!  
Mulher, você é uma joia de Deus, uma pedra preciosa e única! Que Deus criou para a Sua glória! Glorifique a Deus com seu valor!