1 de mar. de 2011

FIGUEIRA BRAVA



MÉTODO DE MENSAGEM: ALEGORIA TEXTUAL.

1 Entrando em Jericó, atravessava Jesus a cidade. 2 Eis que um homem, chamado Zaqueu, maioral dos publicanos e rico, 3 procurava ver quem era Jesus, mas não podia, por causa da multidão, por ser ele de pequena estatura. 4 Então, correndo adiante, subiu a um sicômoro a fim de vê-lo, porque por ali havia de passar. 5 Quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, pois me convém ficar hoje em tua casa. 6 Ele desceu a toda a pressa e o recebeu com alegria. 7 Todos os que viram isto murmuravam, dizendo que ele se hospedara com homem pecador. 8 Entrementes, Zaqueu se levantou e disse ao Senhor: Senhor, resolvo dar aos pobres a metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, restituo quatro vezes mais. 9 Então, Jesus lhe disse: Hoje, houve salvação nesta casa, pois que também este é filho de Abraão. 10 Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido. Lc.19.1-10

HISTÓRICO DE JERICÓ

- Rota de Transito. Dos Galileus, de outras nações ao Egito, etc.
- Cidade comercial. 3
- Cidade de Fronteira: Primeira cidade judaica na entrada de Israel
- Cidade Balneária dos ricos. 400m abaixo do nível do mar, cidade das Palmeiras, verão constante.
- Cidade das oportunidades.

DESCRIÇÃO DE ZAQUEU.
- Nome cujo significado é PURO.
- Chefe da Receita Federal. (Publicano).
- Rico: Com salário da receita, além do recebimento percentual. 5 a 10%.
- Pequena estatura.
- Homem determinado, de profundos propósitos e ambição.

O QUE REPRESENTA A FIGUEIRA BRAVA

Figueira de raízes profundas e galhos fortes que produz figos de qualidade inferior.
Representava classe de inferior qualidade:

Amós 7:14 Respondeu Amós e disse a Amazias: Eu não sou profeta, nem discípulo de profeta, mas boieiro e colhedor de sicômoros.
1 Reis 10:27 Fez o rei que, em Jerusalém, houvesse prata como pedras e cedros em abundância como os sicômoros que estão nas planícies.
Isaías 9:10 Os tijolos ruíram por terra, mas tornaremos a edificar com pedras lavradas; cortaram-se os sicômoros, mas por cedros os substituiremos.

POSSUI REPRESENTAÇÃO ESPIRITUAL DOS GENTIOS, O MUNDANO.

Jeremias 2:21 Eu mesmo te plantei como vide excelente, da semente mais pura; como, pois, te tornaste para mim uma planta degenerada, como de vide brava?
Romanos 11:17 Se, porém, alguns dos ramos foram quebrados, e tu, sendo oliveira brava, foste enxertado em meio deles e te tornaste participante da raiz e da seiva da oliveira,
Romanos 11:24 Pois, se foste cortado da que, por natureza, era oliveira brava e, contra a natureza, enxertado em boa oliveira, quanto mais não serão enxertados na sua própria oliveira aqueles que são ramos naturais!

QUANDO QUEREMOS ASCENDER NAS COISAS DA VIDA UTILIZANDO MÉTODOS MUNDANOS, MESMO CONVERTIDOS.

3 procurava ver quem era Jesus, mas não podia, por causa da multidão, por ser ele de pequena estatura. 4 Então, correndo adiante, subiu a um sicômoro a fim de vê-lo, porque por ali havia de passar.

A alegoria da figueira grava representa claramente o atual perfil esta presente sociedade. Pois, assim como Zaqueu utilizou o recurso de subir figueira, esta presente sociedade está disposta a utilizar qualquer recurso para subir na vida. Convivemos no meio de uma sociedade onde a necessidade da forma, do renome, está acima de qualquer critério, onde os fins justificam os meios. é de admirar que a até em alguns ministérios esta sede pela ambição e inclusive valorizada. pois, o que importa é que as pessoas cresçam ministérialmente, não importa como. Assim, Zaqueu representa muito bem a geração que vivemos. Como:

- Correr na frente.
- Subir num sicômoro.
- Ser malandro nos negócios. “o enrrolão; o tratante, o vigarista, o mal pagador”.
- Fazer coisas escusas, para obter benefícios. (o dito: “o fulano é crente, mas nos negócios?!”)
- Querer tirar vantagem em tudo: “Leve vantagem em tudo: Certo?. Não, ERRADO”.

QUANDO QUEREMOS ASCENDER NAS COISAS DE DEUS UTILIZANDO MÉTODOS MUNDANOS, E NÃO MÉTODOS DE CRISTO.

- Correr na frente.
- Subir num sicômoro.
- O ministério: tem se tornado uma oportunidade para antro de ambiciosos.
- Os três perigos ministeriais. 3 G: Glória, Grana, Garota.

1. GLÓRIA.

A ambição secreta ou velada tem levado muitos pastores a perda do foco ministerial. Pastores que fazem de tudo para se tornarem famosos. Usam título para curar complexo de inferioridade, na verdade, precisam ostentar um título. O Bom Ex: de Morris Cerullo.

Títulos: Uma corrida pelo título apostólico. Apóstolo (o juízo no tribunal de Cristo), o santo homem de Deus. (Pr. Daniel comentou: O besterol: Quem quebra maldição de pastor é só apostolo, pois apóstolo é melhor que pastor.)

1 A o anjo da igreja em Éfeso escreve: Estas coisas diz aquele que conserva na mão direita as sete estrelas e que anda no meio dos sete candeeiros de ouro: 2 Conheço as tuas obras, tanto o teu labor como a tua perseverança, e que não podes suportar homens maus, e que puseste à prova os que a si mesmos se declaram apóstolos e não são, e os achaste mentirosos; Ap.2.1,2.

Quandos estes cidadãos tiverem igrejas em outros países como, por exemplo: Cuba, Uruguai, em quatro países da África e em vários estados do Brasil, aí então ele poderia “pensar” em se chamar apóstolo. Do contrário, é só fanfarrice.

2 Co.11. 1 Quisera eu me suportásseis um pouco mais na minha loucura. Suportai-me, pois. 2 Porque zelo por vós com zelo de Deus; visto que vos tenho preparado para vos apresentar como virgem pura a um só esposo, que é Cristo. 3 Mas receio que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também seja corrompida a vossa mente e se aparte da simplicidade e pureza devidas a Cristo. 4 Se, na verdade, vindo alguém, prega outro Jesus que não temos pregado, ou se aceitais espírito diferente que não tendes recebido, ou evangelho diferente que não tendes abraçado, a esse, de boa mente, o tolerais. 5 Porque suponho em nada ter sido inferior a esses tais apóstolos. 6 E, embora seja falto no falar, não o sou no conhecimento; mas, em tudo e por todos os modos, vos temos feito conhecer isto. 7 Cometi eu, porventura, algum pecado pelo fato de viver humildemente, para que fôsseis vós exaltados, visto que gratuitamente vos anunciei o evangelho de Deus? 8 Despojei outras igrejas, recebendo salário, para vos poder servir, 9 e, estando entre vós, ao passar privações, não me fiz pesado a ninguém; pois os irmãos, quando vieram da Macedônia, supriram o que me faltava; e, em tudo, me guardei e me guardarei de vos ser pesado. 10 A verdade de Cristo está em mim; por isso, não me será tirada esta glória nas regiões da Acaia. 11 Por que razão? É porque não vos amo? Deus o sabe. 12 Mas o que faço e farei é para cortar ocasião àqueles que a buscam com o intuito de serem considerados iguais a nós, naquilo em que se gloriam. 13 Porque os tais são falsos apóstolos, obreiros fraudulentos, transformando-se em apóstolos de Cristo. 14 E não é de admirar, porque o próprio Satanás se transforma em anjo de luz. 15 Não é muito, pois, que os seus próprios ministros se transformem em ministros de justiça; e o fim deles será conforme as suas obras. 16 Outra vez digo: ninguém me considere insensato; todavia, se o pensais, recebei-me como insensato, para que também me glorie um pouco. 17 O que falo, não o falo segundo o Senhor, e sim como por loucura, nesta confiança de gloriar-me. 18 E, posto que muitos se gloriam segundo a carne, também eu me gloriarei. 19 Porque, sendo vós sensatos, de boa mente tolerais os insensatos. 20 Tolerais quem vos escravize, quem vos devore, quem vos detenha, quem se exalte, quem vos esbofeteie no rosto. 21 Ingloriamente o confesso, como se fôramos fracos. Mas, naquilo em que qualquer tem ousadia (com insensatez o afirmo), também eu a tenho.

22 São hebreus? Também eu. São israelitas? Também eu. São da descendência de Abraão? Também eu. 23 São ministros de Cristo? (Falo como fora de mim.) Eu ainda mais: em trabalhos, muito mais; muito mais em prisões; em açoites, sem medida; em perigos de morte, muitas vezes. 24 Cinco vezes recebi dos judeus uma quarentena de açoites menos um; 25 fui três vezes fustigado com varas; uma vez, apedrejado; em naufrágio, três vezes; uma noite e um dia passei na voragem do mar; 26 em jornadas, muitas vezes; em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos entre patrícios, em perigos entre gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre falsos irmãos; 27 em trabalhos e fadigas, em vigílias, muitas vezes; em fome e sede, em jejuns, muitas vezes; em frio e nudez. 28 Além das coisas exteriores, há o que pesa sobre mim diariamente, a preocupação com todas as igrejas.

(Devemos ser uma igreja muito criteriosa / O CARDIOLOGISTA).

Eu penso que Pastores deveriam ler ou ter lido toda Bíblia.
INDIARA. – Com 11 anos já leu toda Bíblia e o N.T. 2 x.
Lí a Bíblia em 21 dias quando novo convertido. Irmão faça o propósito com Deus de ler a Bíblia toda, se você ler 4 capítulos por dia em 1 ano você lê toda a Bíblia.

Pessoas que tem sido consagrado sem o menor pudor. Apenas porque é bom dizimista, ou por motivações interesseiras. – IRMÃOS VIROU EXCULHEMBAÇÃO.

A auto-ordenação nunca esteve tão na moda. Estava compartilhando com pastor Vilmar semana passada: O mau-caratismo de convidar membros de outra igreja com proposta de ordenação ministerial ficou sem precedentes.

O governo mais cedo ou mais tarde, intervirá. Isto será uma vergonha! Nós que devemos dar exemplo ao Estado, sofreremos o regulamentar dele.

2. GRANA. O dinheiro tem corrompido muitos ministros. Em prol do dinheiro, muitos têm deixado de pregar o evangelho completo, despertando a ganância no meio do povo. Muitos tem se tornado milionário, à custa do salário do operário, da faxineira, da viúva e do aposentado.

Enquanto aplicam milhares de reais ou dólares em fazendas em mansões e em ferrari, nem um centavo é investido na obra missionária. A OBRA MISSIONÁRIA DELES É O PRÓPRIO BOLSO.

Se alguém, fascinado pelo programa de rádio e televisão tem dado dinheiro para algum tipo de pastor que só investe o dinheiro em sí e não na obra, então esta pessoa esta sendo enganada.

O AUMENTO DE IGREJAS LIVRES OU AUTÔNOMAS: Hoje tem sido aberto muitas igrejas que não tem vínculos ministeriais ou denominacionais; sabe porque? Porque quando os pastores não tem vínculos ministeriais, eles não precisam prestar contas, na verdade, há fajutos pastores e apóstolos que não querem prestar contas, e colocam todo o dinheiro de dízimos e ofertas no bolso. Se você vai atrás de igrejas que não prestam contas, você colabora com a picaretagem.

A NOSSA PRESTAÇÃO DE CONTAS, DE COMO PROCEDEMOS FIELMENTE COM AS ENTRADAS.

O NOSSO DESTINO: MISSÕES. Faço questão que você vá até nossas missões e veja onde está sendo aplicado o dinheiro que saiu de você.

Irmãos, pastores que estão em dívida, com nome no Serasa ou SPC está na verdade brincando com a salvação. Pessoas que propositadamente fazem dívidas e não pagam, na verdade, estão jogando fora a salvação. Quanto a esta matéria, não podemos ficar alheios, pois o próprio senhor Jesus Cristo afirma que estes ficaram retidos até que paguem o último centavo. Meu conselho acerte rapidamente suas dívidas, pois se Jesus voltar hoje você poderia ficar. Alguns podem me chamar de radical, mas anuncio com precisão a verdade de Deus, se Jesus vier agora que você ficar não vá dizer que não foi informado pelo seu profeta.

Pastores que sonegam impostos, que recebe R$10.000 por mês com campanhas e extras e só declaram salário mínimo ou o de folha corrida, como tais esperam subir com Cristo. Pastor coloca o carro no nome da igreja para receber invenção de IPVA, mas na verdade utiliza para o seu próprio fim, isto é uma mentira. Ou utiliza o carro da igreja e deixa que seus filhos utilizem para fins pessoais sem propósito cristão, isto é falta de ética.

É chegada a hora da igreja se corrigir e ser influência ao mundo, e não ser influenciada pelos costumes do mundo. É chegada a hora da igreja se corrigir e ser influência ao mundo, e não ser influenciada pelos costumes do mundo. Nós deveríamos dar o exemplo, todavia, nós necessitamos ser corrigidos.


3. GAROTA. Com relação a questão moral; passaríamos a manhã a falar. O ministro deve ter uma vida recata. Serio em todo seu procedimento, principalmente o procedimento moral. Chega de escândalos, chega de mal testemunho. Chega de envergonhar o nome de Cristo.

UM MINISTÉRIO DE ÊXITO

Para mim, um ministério de sucesso não está no quanto ele é conhecido, ou o quanto ele é veiculado nos meios de comunicação. Um ministério de sucesso também não está no quanto ele é comentado na boca do povo.

Um ministério de sucesso não é medido pelo quanto ele tem riquezas financeiras; ou pelo quanto circula de dinheiro ao mês.

Para mim, um ministério de sucesso esta no tanto que ele consegue ter intimidade e experiência em Deus. Irmãos, eu não devemos buscar sucesso, acima das experiências de intimidade com Deus.

Se existe ainda um sentimento de não realização em nós, este sentimento não está no fato de não termos repercussão suficiente. Mas no fato de querermos mais intimidade e experiências com Deus. É isto que procuro, não que não tenhamos alcançado, mas no fato de buscarmos mais. Assim, convido aos sinceros em Deus, buscar esta motivação também.

QUANDO DEUS ABOMINA A AMBIÇÃO.

5 Quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, pois me convém ficar hoje em tua casa.

- Jesus repudia a subida ministerial feita de forma excusa e ambiciosa.
Jesus derrubará toda árvore que ele não plantou.
E derrubará todo aquele que subiu sem a autorização dele. Quando Jesus chegar para fazer a revista não espere ele te dizer: desça daí! Pois não fui eu que te coloquei aí em cima.
Jesus tirará todo inço de nossas vidas.

- Quando Jesus entra na casa: isto é, na vida; para correção do propósito.

DEUS PROCURA ARREPENDIMENTO

8 Entrementes, Zaqueu se levantou e disse ao Senhor: Senhor, resolvo dar aos pobres a metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, restituo quatro vezes mais. 9 Então, Jesus lhe disse: Hoje, houve salvação nesta casa, pois que também este é filho de Abraão. 10 Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido. Lc.19.1-10

Veja, Jesus só declarou salvação quando houve da parte do devedor uma necessidade e determinação de resolução do problema.