“Não são todos eles espíritos ministradores, enviados para serviço a favor dos que hão de herdar a salvação?” Por esta razão, importa que nos apeguemos, com mais firmeza, às verdades ouvidas, para que delas jamais nos desviemos. Se, pois, se tornou firme a palavra falada por meio de anjos, e toda transgressão ou desobediência recebeu justo castigo, como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação? A qual, tendo sido anunciada inicialmente pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram; dando Deus testemunho juntamente com eles, por sinais, prodígios e vários milagres e por distribuições do Espírito Santo, segundo a sua vontade.” Hb.1.14-2.4
Deus fala aqui de certas pessoas que hão de herdar a SALVAÇÃO? Quem são estas pessoas que hão de herdar a salvação? A palavra de Deus diz que serão e é todos aqueles que se tornarão filhos de Deus!
“Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.Jo.1.12-13.
Isto se aplica a todos aqueles que tem Jesus como Senhor e Salvador tanto no passado, como no presente e até no futuro. Por isso a Bíblia diz:
“Pois a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, eu hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei Pai, e ele me será Filho?” Hb.1.5
Deus quer gerar filhos nesta noite!!!
Todavia para que seja assegurada esta herança de sermos filhos de Deus e permanecermos salvos; Deus coloca servos e tutores para nos cuidar e zelar pelo nosso bom andamento nesta decisão. Um destes são os ANJOS, a Bíblia diz que:
“O anjo do SENHOR acampa-se ao redor dos que o temem e os livra.Oh! Provai e vede que o SENHOR é bom; bem-aventurado o homem que nele se refugia.” Sl.34.7-8
Porém, Quem são os “todos eles” descrito aqui neste versículo de Hb.1.14? O próprio contexto de hebreus afirma, vejamos:
“Ainda, quanto aos anjos, diz: Aquele que a seus anjos faz ventos, e a seus ministros, labareda de fogo;” Hb.1.7
O autor de Hebreus usa aqui um anagrama, isto é, um jogo de palavras, porque a mesma palavra para ventos significa também espírito. Portanto, estes mesmos anjos são ventos ou espíritos; também, o autor de hebreus continua a afirmar: “e a seus ministros,”; veja a para mesma palavra “ministros” o autor de Hebreus coloca como ministradores.
Logo, todos os anjos que estão ao nosso dispor e estão para ministrar nossas vidas com fogo. Não apenas a nós, mas até aqueles que ainda vão receber a salvação grandiosa! Isto significa a mim, a você, a seu pai, a sua mãe e até aqueles da sua família que ainda não tem a Jesus, mas irão recebê-lo. Creia que a anjos que estão a dispor de sua FAMÍLIA. Aleluia!!!
Veja que Deus coloca um anjo acampado ao nosso redor e este anjo está constantemente subindo a Deus a teu favor:
“Vede, não desprezeis a qualquer destes pequeninos; porque eu vos afirmo que os seus anjos nos céus vêem incessantemente a face de meu Pai celeste. Porque o Filho do Homem veio salvar o que estava perdido.” Mt.18.10,11.
Este é o anjo da sua presença; vejamos:
“Porque ele dizia: Certamente, eles são meu povo, filhos que não mentirão; e se lhes tornou o seu Salvador. Em toda a angústia deles, foi ele angustiado, e o Anjo da sua presença os salvou; pelo seu amor e pela sua compaixão, ele os remiu, os tomou e os conduziu todos os dias da antigüidade. Mas eles foram rebeldes e contristaram o seu Espírito Santo, pelo que se lhes tornou em inimigo e ele mesmo pelejou contra eles.” Is.63.8-10
Aqui o texto nos chama de filhos, todavia como filhos, não devemos andar na mentira, pois Jesus Cristo é nosso salvador. Deus coloca o anjo da sua presença ao nosso redor; mas quando nos rebelamos, ai acontece um grande problema, diga para seu irmão: UM GRANDE PROBLEMA.
Isto entristece o Espírito Santo de Deus dentro de nós, a bíblia diz:
“E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção.” Ef.4.30
Quando entristecemos o Espírito Santo maculamos ou perdemos a nossa garantia da salvação! E quando você magoa o Espírito Santo e perde a garantia da salvação; o próprio Deus se torna seu inimigo; o anjo de Deus na tua vida começa a te perseguir.
A Bíblia diz: que eles são espíritos ministradores, e como ministros eles trabalham com labareda de fogo – Hb.1.7.; antes quando as pessoas estavam de bem com Deus o fogo era do Espírito Santo; agora que estas pessoas magoaram a Deus o fogo é do juízo. Não tem meio termo: OU VOCÊ ANDA NO FOGO DO ESPÍRITO SANTO DE DEUS OU VOCÊ ANDA NO FOGO DO JUÍZO.
Não há meio termo, não existe no reino de Deus água morna, o é fogo ou é fogo!
“Ao anjo da igreja em Laodicéia escreve: Estas coisas diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus: Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente. Quem dera fosses frio ou quente! Assim, porque és morno e nem és quente nem frio, estou a ponto de vomitar-te da minha boca;” Ap.3.14-16.
Cap.2.1 “Por esta razão, importa que nos apeguemos, com mais firmeza, às verdades ouvidas, para que delas jamais nos desviemos. 2 Se, pois, se tornou firme a palavra falada por meio de anjos, e toda transgressão ou desobediência recebeu justo castigo, 3 como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação? A qual, tendo sido anunciada inicialmente pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram;4 dando Deus testemunho juntamente com eles, por sinais, prodígios e vários milagres e por distribuições do Espírito Santo, segundo a sua vontade.”
Por causa disto, é necessário e importante que nos apeguemos com mais firmeza; O autor de Hebreus aqui, faz um anagrama, um jogo de palavras gregas: PERISOTÉROS = muito mais ( ou PERI SOTERIA = amarrar-se; acercar-se na salvação ) e PROSEXEO = prestar atenção ( com PROSEUXO = orar ). Dando a entender que a pessoa que se desvia da verdade é porque não se acercou ou se amarrou na salvação deixando de orar.
Portanto é necessário que nós prestemos muito mais atenção na verdade ouvida. No italiano diz: “con maggiore impegno”.
OUÇA A PALAVRA, afim de que você jamais se desvie!!! Apegue-se, com mais firmeza, às verdades ouvidas, para que delas jamais se desvie!!!
Ouvir a Palavra nos trás fé: “De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.” Rm.10.17 RC.
Tenha fé, alimenta-te da fé, ouça a Palavra para que delas jamais se desvie!!!
DESVIAR-SE: aqui no grego fala de alguém que está sendo levado sendo arrastado pela correnteza: CORRENTEZA DO MUNDANISMO, DO PECADO, DA FALTA DE TEMOR,.
No espanhol afirma: no sea que nos deslicemos ( deslizar da verdade );
No Italiano: per non andare fuori strada ( para não andar fora da estrada );
Irmão, você está se afastando aos poucos, você está morrendo aos poucos, você está necrosando espiritualmente. VOCÊ ESTÁ SAINDO DO FOGO DE DEUS PARA O FOGO DO INFERNO e sequer está percebendo isto!
Não seja levado pela correnteza do inferno, amarra-te na salvação, ore, busque a Palavra.
Pegue no braço de seu irmão sacuda e diga assim a Ele: Irmão, amarra-te na salvação porque o pecado e o inferno nos arrasta para baixo! Pr. Mas eu sou bom de braço eu sei nadar:
“Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR!” Jr.17.5
2 Se, pois, se tornou firme a palavra falada por meio de anjos, e toda transgressão ou desobediência recebeu justo castigo, 3 como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação?
A palavra falada por anjos está se referindo acerca da Lei de Moisés, pois Moisés recebeu a Lei por anjos em At.7.53: “vós que recebestes a lei por ministério de anjos e não a guardastes.”
Em Ex.23. Deus dá um relato claro acerca disto:
“Eis que eu envio um Anjo adiante de ti, para que te guarde pelo caminho e te leve ao lugar que tenho preparado. Guarda-te diante dele, e ouve a sua voz, e não te rebeles contra ele, porque não perdoará a vossa transgressão; pois nele está o meu nome. Mas, se diligentemente lhe ouvires a voz e fizeres tudo o que eu disser, então, serei inimigo dos teus inimigos e adversário dos teus adversários. Porque o meu Anjo irá adiante de ti e te levará aos amorreus, aos heteus, aos ferezeus, aos cananeus, aos heveus e aos jebuseus; e eu os destruirei.” Ex.23.20-23
Ora se Deus colocou anjos ao nosso redor, ele quer que nós não nos rebelemos a vontade de Deus, pois então ele perseguirá nossos inimigos e seremos vitoriosos; mas se formos rebeldes a Deus e desobedientes; além de nos desviarmos, teremos um problema com os anjos; pois por cada desobediência receberemos justo castigo.
Desobediência no grego PARAAKOÉ significa; não dar ouvidos; não escutar; estar de lado daquilo que se escuta.
3 como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação?
O problema do crente é a NEGLIGÊNCIA; Negligência é descuidar-se; ou não dar o devido valor, neste acaso a Tão GRANDE SALVAÇÃO. Temos que nos cuidar para não nos tornarmos negligentes com as coisas que Deus nos concedeu, como família, trabalho, saúde, ministério e até a própria salvação.
O negligente fica prá trás no propósito de Deus, as pessoas avançam, os colegas crescem; a Igreja progride e ele vai ficando pra trás; estagnado no tempo, estagnado no ministério e etc.
Pergunta: Faça uma analise da sua vida; em que neste ano você ficou estagnado? Em que você era usado por Deus e agora você não é mais? Quais os dons você possuía e agora não possui mais? Talvez você possa botar a culpa nas circunstâncias; e em algumas delas, nós de fato temos até razão, pois passamos por um ano difícil. Todavia, não há nenhuma desculpa que possa justificar o fato de isto fazer com que você se negligencie com Deus!!!
Temos várias experiências onde as pessoas têm largado o ministério, deixando de suas atividades na Igreja. Todavia, eu não creio que alguém que abandone o seu ministério ou serviço na Igreja, seja por qualquer motivo ou razão, não venha ser de fato, pelo fato de eles a muito tempo não terem negligenciado já, na comunhão com Deus! O motivo ou razão é apenas uma desculpa, o fato mesmo é negligência com Deus.
Importante: Todo desviado não se desvia por problema entre irmãos, problema entre igreja, problema entre pastor. NÃO, ELE SE DESVIA POR NEGLIGÊNCIA COM DEUS, NEGLIGÊNCIA COM A SALVAÇÃO. Não dá o devido valor, o devido respeito, ao alto preço que Jesus Cristo pagou na cruz; é um ingrato com amor de Deus.
Deus deixou claro para a nação de Israel: Estou enviando o meu anjo, não seja negligente, não seja rebeldia, não seja desobediente. E como resultado disto, os que foram desobediente foram ficando pra trás, tombando no deserto. NÃO APENAS ELES SE DESVIARAM, MAS DEUS OS DESQUALIFICOU.
3 como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação?
“Assim, pois, como diz o Espírito Santo: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração como foi na provocação, no dia da tentação no deserto, onde os vossos pais me tentaram, pondo-me à prova, e viram as minhas obras por quarenta anos. Por isso, me indignei contra essa geração e disse: Estes sempre erram no coração; eles também não conheceram os meus caminhos. Assim, jurei na minha ira: Não entrarão no meu descanso. Tende cuidado, irmãos, jamais aconteça haver em qualquer de vós perverso coração de incredulidade que vos afaste do Deus vivo; pelo contrário, exortai-vos mutuamente cada dia, durante o tempo que se chama Hoje, a fim de que nenhum de vós seja endurecido pelo engano do pecado.” Hb.3.7-13.
“Temamos, portanto, que, sendo-nos deixada a promessa de entrar no descanso de Deus, suceda parecer que algum de vós tenha falhado. Porque também a nós foram anunciadas as boas-novas, como se deu com eles; mas a palavra que ouviram não lhes aproveitou, visto não ter sido acompanhada pela fé naqueles que a ouviram.” Hb.4.1,2
“É impossível, pois, que aqueles que uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se tornaram participantes do Espírito Santo, e provaram a boa palavra de Deus e os poderes do mundo vindouro, e caíram, sim, é impossível outra vez renová-los para arrependimento, visto que, de novo, estão crucificando para si mesmos o Filho de Deus e expondo-o à ignomínia. Porque a terra que absorve a chuva que freqüentemente cai sobre ela e produz erva útil para aqueles por quem é também cultivada recebe bênção da parte de Deus; mas, se produz espinhos e abrolhos, é rejeitada e perto está da maldição; e o seu fim é ser queimada.” Hb.6.4-8
Só há um modo de o desviado voltar a Deus; não é pela bajulação dos irmãos, nem do pastor; não podemos adular o pecado, e o desvio de caráter; somente pelo ARREPENDIMENTO; a única coisa que pode mudar a índole das pessoas e sua natureza é o arrependimento.
Arrepende-se nesta noite; pois não devemos negligenciar nossa tão grande salvação. Arrepende-se de sua negligência com Deus, de sua negligência ministerial; arrepende-se por não ouvir a verdade; por deixar ser levado pela correnteza do mundanismo e da incredulidade.
“Quanto a vós outros, todavia, ó amados, estamos persuadidos das coisas que são melhores e pertencentes à salvação, ainda que falamos desta maneira.” Hb.6.9
“A qual, tendo sido anunciada inicialmente pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram; 4 dando Deus testemunho juntamente com eles, por sinais, prodígios e vários milagres e por distribuições do Espírito Santo, segundo a sua vontade.” Hb.2.3-4
Jesus Cristo operou de fato grande salvação por nós, ele é o nosso SUMO SACERDOTE, Ele é o nosso ADVOGADO junto a Deus; Ele está a destra de Deus para interceder por nós. Vejamos:
“Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade, nas alturas,” Hb.1.3
Jesus veio e derramou o seu sangue na presença do Pai; e como resultado de seus feitos; Deus o convida para estar no seu trono e assentar-se a destra para reinar eternamente. Vejamos os passos desta coroação especial:
1. DECLARAÇÃO:
“Pois a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, eu hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei Pai, e ele me será Filho?” Hb.1.5.
2. APRESENTAÇÃO AO TRONO:
“mas acerca do Filho: O teu trono, ó Deus, é para todo o sempre;” Hb.1.8
3. RECEBIMENTO DO CETRO:
“e: Cetro de eqüidade é o cetro do seu reino.” Hb.1.8.
4. UNÇÃO DE CONSAGRAÇÃO:
“Amaste a justiça e odiaste a iniqüidade; por isso, Deus, o teu Deus, te ungiu com o óleo de alegria como a nenhum dos teus companheiros.” Hb.1.9.
5. TESTEMUNHO DAS OBRAS:
“Ainda: No princípio, Senhor, lançaste os fundamentos da terra, e os céus são obra das tuas mãos; eles perecerão; tu, porém, permaneces; sim, todos eles envelhecerão qual veste;” Hb.1.10,11
6. REVESTIMENTO:
“também, qual manto, os enrolarás, e, como vestes, serão igualmente mudados; tu, porém, és o mesmo, e os teus anos jamais terão fim.” Hb.1.12
7. ASSENTAR-SE AO TRONO:
“Ora, a qual dos anjos jamais disse: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos por estrado dos teus pés?” Hb.1.13.
8. COROAÇÃO:
“antes, alguém, em certo lugar, deu pleno testemunho, dizendo: Que é o homem, que dele te lembres? Ou o filho do homem, que o visites? Fizeste-o, por um pouco, menor que os anjos, de glória e de honra o coroaste e o constituíste sobre as obras das tuas mãos.” Hb.2.6,7.
9. ADORAÇÃO:
“dizendo: A meus irmãos declararei o teu nome, cantar-te-ei louvores no meio da congregação.” Hb.2.12.
Depois de toda coroação de Jesus Cristo; Deus derramou o seu poder para Igreja como sinal de sua aprovação:
Deus te chamou para ser vitorioso então não desobedeça!
Quando Jesus Cristo subiu ao céus ele deu dons para Igreja; Ele concedeu todo o poder e autoridade para Igreja; não negligencie tão grande salvação.