15 de mar. de 2011

DECISÕES

Provérbios 16:10  Nos lábios do rei se acham decisões autorizadas; no julgar não transgrida, pois, a sua boca.
Provérbios 16:33  A sorte se lança no regaço, mas do SENHOR procede toda decisão.

Faça comigo esta indagação. Quantas decisões você já tomou hoje?
O que são decisões? Trata-se de posicionamentos que as pessoas tomam que tem poder de alteração do destino e futuro de suas vidas.

As decisões ocorrem nas situações mais corriqueiras do dia a dia. É possível que tomemos centenas ou milhares de decisões por dia sem percebermos disto. Isto é, Desde a roupa que se escolhe ao sair de casa pela manhã, ou se o café matinal a ser tomado será forte ou fraco. Qual rua a ser adotada para ir sentido ao trabalho. Quais dos clientes ligaremos primeiro e etc.

Quantas decisões você tomou hoje? Será que nossos filhos estão preparados a tomar decisões?
O mundo, os pais e as escolas nos ensinam muitas coisas, mas não são capazes de ensinar de maneira efetiva como devemos tomar nossas decisões de forma certa e como termos o espírito ensinável para acatá-las.

A vida nos ensina também que todas as nossas decisões são seguidas de conseqüências. O problema se encontra que muitas pessoas também não aprenderam a suportar as conseqüências de suas próprias decisões. Quer sejam elas boas ou más.

DECISÕES POR GRAU DE IMPORTÂNCIA:
Podemos classificar as decisões em cinco níveis de importância:
·         Decisões automáticas: São aquelas decisões que em grau de conseqüência não afetam em nada o curso de nossas vidas, que fazemos de forma mecânica. Consiste em 70 de nossas decisões. Ex. A cor de seu sabonete, se determinado dia escolherei comer macarrão ou carne. Que roupa vestirei e etc.

·         Decisões superficiais: São aquelas decisões que em grau de conseqüência não afetam tanto o curso de nossas vidas, que a qualquer momento podemos alterá-las. Ex: A troca de um carro, a escolha de um time de futebol, a cor de sua casa e outros.
·        
     Decisões importantes: São decisões que em grau de conseqüência pode alterar o futuro de nossas vidas, algumas vezes podem ser alteradas, todavia, trazem consigo o peso desta decisão. Ex: A escolha do nível escolar, escolha profissional, a aquisição da casa própria. O local de moradia.

·         Decisões irrevogáveis: São aquelas decisões que em grau de conseqüência afetam diretamente o curso de nossas vidas, de forma irrevogável, não podendo alterá-las. Ex: A conversão em Cristo, o casamento, a criação de filhos.

·         Decisões interligadas: São aquelas decisões que em grau de conseqüência afetam diretamente o curso de nossas vidas e de terceiros. Ex: As finanças, O casamento, A criação de filhos. A salvação e etc.
Ezequiel 18:2  Que tendes vós, vós que, acerca da terra de Israel, proferis este provérbio, dizendo: Os pais comeram uvas verdes, e os dentes dos filhos é que se embotaram?
Independente de qual dos cinco níveis de decisões que tomamos, todos nós somos responsáveis diante de Deus por elas. Logo, temos que ser mais responsáveis no anuir nossas decisões.

DECISÕES TOMADAS POR SENTIMENTOS E NÃO PELO ESPÍRITO OU RAZÃO:
Tenho constatado que quanto mais importante torna-se a decisão, tanto mais as pessoas a tomam pelo sentimento invés da direção do Espírito ou razão. Ex: Casamento, filhos, ministério, etc.

Tipo de decisões emotivas:
·         Decisões reativas: São aquelas decisões tomadas por impulso, como uma reação de gestos ou atitudes de alguém para conosco. Podem ser movidas por feridas, amargura, ressentimentos, ira e outras. Ex: Alguém lhe desfere palavras duras e você reage no mesmo tom de voz e grosseria.
Provérbios 19:19  Homem de grande ira tem de sofrer o dano; porque, se tu o livrares, virás ainda a fazê-lo de novo.

·         Decisões dadas pelo momento: Muitas pessoas assumem posições avaliando apenas as circunstâncias do momento, pelo prazer imediato, esquecendo de avaliar com os olhos para o futuro ou até Eternidade. Ex: Compra por impulso, aplicação de tatuagem, drogas, o sexo inseguro com consequências de doenças transmissíveis ou gravidez.
·        
      Decisões passionais: Muitos jovens aflorados pelos hormônios da puberdade se encantam por um outro parceiro que não tem as menores condições de assumir família. E em uma atitude de rebeldia rompem relacionamentos com os pais para ficar com o “principe encantado”, depois se arrepende. O grande problema é que o jovem não aceita conselho quando está apaixonado, está sob influencia de um espírito de encantamento e é presunçoso demais para achar que os outros estão certos e ele errado.
2 Sm.13.1 Tinha Absalão, filho de Davi, uma formosa irmã, cujo nome era Tamar. Amnom, filho de Davi, se enamorou dela. 2  Angustiou-se Amnom por Tamar, sua irmã, a ponto de adoecer, pois, sendo ela virgem, parecia-lhe impossível fazer-lhe coisa alguma. 3  Tinha, porém, Amnom um amigo cujo nome era Jonadabe, filho de Siméia, irmão de Davi; Jonadabe era homem mui sagaz. 4  E ele lhe disse: Por que tanto emagreces de dia para dia, ó filho do rei? Não mo dirás? Então, lhe disse Amnom: Amo Tamar, irmã de Absalão, meu irmão. 5  Disse-lhe Jonadabe: Deita-te na tua cama e finge-te doente; quando teu pai vier visitar-te, dize-lhe: Peço-te que minha irmã Tamar venha e me dê de comer pão, pois, vendo-a eu preparar-me a comida, comerei de sua mão. 6  Deitou-se, pois, Amnom e fingiu-se doente; vindo o rei visitá-lo, Amnom lhe disse: Peço-te que minha irmã Tamar venha e prepare dois bolos à minha presença, para que eu coma de sua mão. 7  Então, Davi mandou dizer a Tamar em sua casa: Vai à casa de Amnom, teu irmão, e faze-lhe comida. 8  Foi Tamar à casa de Amnom, seu irmão, e ele estava deitado. Tomou ela a massa e a amassou, fez bolos diante dele e os cozeu. 9  Tomou a assadeira e virou os bolos diante dele; porém ele recusou comer. Disse Amnom: Fazei retirar a todos da minha presença. E todos se retiraram. 10  Então, disse Amnom a Tamar: Traze a comida à câmara, e comerei da tua mão. Tomou Tamar os bolos que fizera e os levou a Amnom, seu irmão, à câmara. 11  Quando lhos oferecia para que comesse, pegou-a e disse-lhe: Vem, deita-te comigo, minha irmã. 12  Porém ela lhe disse: Não, meu irmão, não me forces, porque não se faz assim em Israel; não faças tal loucura. 13  Porque, aonde iria eu com a minha vergonha? E tu serias como um dos loucos de Israel. Agora, pois, peço-te que fales ao rei, porque não me negará a ti. 14  Porém ele não quis dar ouvidos ao que ela lhe dizia; antes, sendo mais forte do que ela, forçou-a e se deitou com ela. 15  Depois, Amnom sentiu por ela grande aversão, e maior era a aversão que sentiu por ela que o amor que ele lhe votara. Disse-lhe Amnom: Levanta-te, vai-te embora.

·         Decisões tomadas pela aparência:  Muitas pessoas assumem posições avaliando apenas a aparência e não o conteúdo, vivemos dias onde se cultua a aparência sem levar em conta a essência. Pessoas tem assumido um princípio similar no posicionamento de suas decisões. A Bíblia chama isto de concupsciência dos olhos. Ex: O namoro, a aquisição de um automóvel, etc.
1 João 2:16  porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo.
Gênesis 29:16  Ora, Labão tinha duas filhas: Lia, a mais velha, e Raquel, a mais moça. 17  Lia tinha os olhos baços, porém Raquel era formosa de porte e de semblante. 18  Jacó amava a Raquel e disse: Sete anos te servirei por tua filha mais moça, Raquel.

·         Decisões tomadas por temores:  Tenho visto várias pessoas tomando atitudes erradas porque o medo tem oprimido a mente e o sentimento de tal maneira que eles sufocados pelo medo acabam cedendo aos temores numa decisão errada. Ex: Desemprego, dividas, doenças, o tardar do casamento e outras.

·         Decisões tomadas pelo Egoísmo: Exitem na humanidade pessoas tão teimosas, turrentas, birronas que quanto assumem uma posição mesmo estando convencida do erro não revogam sua decisão por causa do orgulho. Ex: Como colocar trinta alemães dentro de um fusca.

Eu venho aqui neste dia denunciar que por causa de sua teimosia você tem perdido muitas coisas na vida, o diabo tem se aproveitado desta teimosia para lhe fazer dano, venho também como profeta de Deus anunciar que esta teimosia é pecado e você precisa se arrepender agora,  senão a benção de Deus em algumas áreas passará de largo sobre você.

Provérbios 29:1  O homem que muitas vezes repreendido endurece a cerviz será quebrantado de repente sem que haja cura.
Salmo 81. 10  Eu sou o SENHOR, teu Deus, que te tirei da terra do Egito. Abre bem a boca, e ta encherei. 11  Mas o meu povo não me quis escutar a voz, e Israel não me atendeu. 12  Assim, deixei-o andar na teimosia do seu coração; siga os seus próprios conselhos. 13  Ah! Se o meu povo me escutasse, se Israel andasse nos meus caminhos! 14  Eu, de pronto, lhe abateria o inimigo e deitaria mão contra os seus adversários. 15  Os que aborrecem ao SENHOR se lhe submeteriam, e isto duraria para sempre. 16  Eu o sustentaria com o trigo mais fino e o saciaria com o mel que escorre da rocha.

·         Decisões tomadas pela vaidade: A determinadas pessoas que gostam de aparecer, assim estão sempre tomando decisões exibicionistas ou ostentativas, e estas decisões levam estar fora da direção de Deus. Ex: Consumismo. O estar sempre pedindo o microfone. (o profeta que entrega mais recado)

·         Decisões tomadas pela avareza: Tenho visto inumeras pessoas que quando tomam decisões, principalmente aquelas que envolvem finanças ou aquisições, não o fazem pela direção do Espírito, mas por uma influência do espírito de avareza. Ex: Compram sempre pelo mais barato. Se condicionam a uma qualidade se vida inferior na saúde e gastam exorbitância nos prazeres. Ex: INSS, Os dentes e o luxo. O som no carro e a roupa velha.

·         Decisões tomadas pela ganancia: Em inúmeros casos, pessoas tomam decisões observando apenas o lucro, faz com sejam manipuladas pelo Mamon em suas vidas. Ex: “Mais valia extraordinária”.
Gênesis 13:10  Levantou Ló os olhos e viu toda a campina do Jordão, que era toda bem regada (antes de haver o SENHOR destruído Sodoma e Gomorra), como o jardim do SENHOR, como a terra do Egito, como quem vai para Zoar. 11  Então, Ló escolheu para si toda a campina do Jordão e partiu para o Oriente; separaram-se um do outro.

FATORES QUE INTERFEREM NAS DECISÕES:
O mundo e as circunstâncias nos apresentam vários fatores que podem interferir em nossas decisões nos desorientando do propósito divino. Tais fatores podem sufocar a direção divina em nossas vidas. Vejamos:
·         Decisões tomadas pela pressa: Quantos de nós já tivemos esta experiência de irmos a uma loja e o vendedor nos forçar a tomar uma decisão precipitada, do tipo: “Hoje é o último dia da promoção”. Esta é a última peça no estoque e eu não posso reservar”.
A Bíblia diz:
Isaías 52:12  Porquanto não saireis apressadamente, nem vos ireis fugindo; porque o SENHOR irá adiante de vós, e o Deus de Israel será a vossa retaguarda.

·         Decisões tomadas por rumores: O diabo sempre toma a estratégia de apresentar rumores com o propósito de afetar nossas decisões.
Neemias 6: 9  Porque todos eles procuravam atemorizar-nos, dizendo: As suas mãos largarão a obra, e não se efetuará. Agora, pois, ó Deus, fortalece as minhas mãos. 10 Tendo eu ido à casa de Semaías, filho de Delaías, filho de Meetabel (que estava encerrado), disse ele: Vamos juntamente à Casa de Deus, ao meio do templo, e fechemos as portas do templo; porque virão matar-te; aliás, de noite virão matar-te. 11  Porém eu disse: homem como eu fugiria? E quem há, como eu, que entre no templo para que viva? De maneira nenhuma entrarei. 12  Então, percebi que não era Deus quem o enviara; tal profecia falou ele contra mim, porque Tobias e Sambalate o subornaram. 13  Para isto o subornaram, para me atemorizar, e para que eu, assim, viesse a proceder e a pecar, para que tivessem motivo de me infamar e me vituperassem. 14  Lembra-te, meu Deus, de Tobias e de Sambalate, no tocante a estas suas obras, e também da profetisa Noadia e dos mais profetas que procuraram atemorizar-me.

·         Decisões tomadas sem pesquisa ou consulta: Muitas pessoas tem preguiça ou má vontade de fazer qualquer consulta ou pesquisa  antes de tomar qualquer decisão. Não consultam a Deus, não pedem conselhos, tão pouco fazem pesquisa de mercado a tomar qualquer decisão. Ex:
Josué 9. 3 Os moradores de Gibeão, porém, ouvindo o que Josué fizera com Jericó e com Ai, 4  usaram de estratagema, e foram, e se fingiram embaixadores, e levaram sacos velhos sobre os seus jumentos e odres de vinho, velhos, rotos e consertados; 5  e, nos pés, sandálias velhas e remendadas e roupas velhas sobre si; e todo o pão que traziam para o caminho era seco e bolorento. 6  Foram ter com Josué, ao arraial, a Gilgal, e lhe disseram, a ele e aos homens de Israel: Chegamos de uma terra distante; fazei, pois, agora, aliança conosco. 7  E os homens de Israel responderam aos heveus: Porventura, habitais no meio de nós; como, pois, faremos aliança convosco? 8  Então, disseram a Josué: Somos teus servos. Então, lhes perguntou Josué: Quem sois vós? Donde vindes? 9  Responderam-lhe: Teus servos vieram de uma terra mui distante, por causa do nome do SENHOR, teu Deus; porquanto ouvimos a sua fama e tudo quanto fez no Egito; 10  e tudo quanto fez aos dois reis dos amorreus que estavam dalém do Jordão, Seom, rei de Hesbom, e Ogue, rei de Basã, que estava em Astarote. 11  Pelo que nossos anciãos e todos os moradores da nossa terra nos disseram: Tomai convosco provisão alimentar para o caminho, e ide ao encontro deles, e dizei-lhes: Somos vossos servos; fazei, pois, agora, aliança conosco. 12  Este nosso pão tomamos quente das nossas casas, no dia em que saímos para vir ter convosco; e ei-lo aqui, agora, já seco e bolorento; 13  e estes odres eram novos quando os enchemos de vinho; e ei-los aqui já rotos; e estas nossas vestes e estas nossas sandálias já envelheceram, por causa do mui longo caminho. 14  Então, os israelitas tomaram da provisão e não pediram conselho ao SENHOR. 15  Josué concedeu-lhes paz e fez com eles a aliança de lhes conservar a vida; e os príncipes da congregação lhes prestaram juramento.

·         Estigmas ou preconceitos: Os preconceitos são um dos piores fatores que atrapalham nas tomadas de decisões. Seguidamente Deus faz dobrar nossa língua, principalmente quando a utilisamos com preconceito, do tipo: “Eu nunca permitirei que minha filha case com um pé rapado.” “Trabalhar de tal função eu jamais farei.”

AS DECISÕES TOMADAS PELO ESPÍRITO SÃO:
PACÍFICAS:
NÃO PROMOVE A DOR:
TEM VALOR ETERNO:

APELO:
Joel 3:14  Multidões, multidões no vale da Decisão! Porque o Dia do SENHOR está perto, no vale da Decisão.