6 de abr. de 2016

ALTAR DE TERRA E PEDRA

Pra. Débora Araújo dos Santos

Slm 84:3 “ Até o pardal encontrou casa, e a andorinha ninho para si, onde crie os seus filhotes, junto aos teus altares, ó Senhor dos exércitos, Rei meu e Deus meu.”
Isa_56:7  sim, a esses os levarei ao meu santo monte, e os alegrarei na minha casa de oração; os seus holocaustos e os seus sacrifícios serão aceitos no meu altar; porque a minha casa será chamada casa de oração para todos os povos.


DEFINIÇÕES
Altar na Bíblia significa Comunhão, intimidade. Sempre que o povo queria renovar a sua aliança com Deus, ele fazia duas coisas: levantava um altar e sacrificava uma oferta.
Levantar altar é estar na presença de Deus, é aquele momento de Comunhão com Deus, de oração, de adoração e de leitura da Palavra.
Altar também tem o sentido de memorial, de pacto, e algo que será lembrado, de mudança de vida.
Todo altar que era levantado tinha um objetivo, algo teria que ser sacrificado.
A primeira vez que altar é mencionado na Bíblia encontra-se em Gên 8:20  “Edificou Noé um altar ao Senhor; e tomou de todo animal limpo e de toda ave limpa, e ofereceu holocaustos sobre o altar”.
Altar em hebraico é Mizbeach, vem da raiz de sacrifício. Era um altar erigido para sacrificar. Normalmente se levantava para fazer aliança.
Qatar (heb.) uma raiz primitiva que traz a idéia de fumegar em um lugar próximo e talvez dirigindo aos ocupantes, ou seja, transformar-se em fragrância pelo fogo (especialmente como um ato de adoração); queimar (incenso, sacrifício).
No A. T., antes da construção do Tabernáculo e do Templo, o lugar de adoração era o altar. Se levantava um alta para fazer alianças, para adorar a Deus, para firmar compromissos, para consagrar algo. Tudo que se fazia para o Senhor se autenticava levantando um altar.


TIPOS DE ALTARES
Ex. 20.24-26 - “um altar de terra me farás, e sobre ele sacrificarás os teus holocaustos, e as tuas ofertas pacíficas, as tuas ovelhas e os teus bois. Em todo lugar em que eu fizer recordar o meu nome, virei a ti e te abençoarei.  
25 - E se me fizeres um altar de pedras, não o construirás de pedras lavradas; pois se sobre ele levantares o teu buril, profaná-lo-ás.
26 -  Também não subirás ao meu altar por degraus, para que não seja ali exposta a tua nudez”.
Altar de incenso (Ex.39.38, 40.5)(2 Cr.25.14
Vemos aqui a recomendação de Deus para construirmos um altar. Poderia ser de terra, de pedras não lavradas, ou seja, de pedras brutas. O altar não poderia ser forjado , manuseado com instrumentos porque para entrar na presença de Deus não por mérito ou esforço próprio, ou seja, não é pelo que você faz, e sim, pelo que você é diante de Deus, filho de Deus!
ALTAR DE TERRA
O Altar não era feito de ouro ou de algo que fosse trabalhoso, era feito do que se tinha a disposição para fazer, não havia desculpas para não se levantar um altar. Isto significa que não precisamos nos deslocar para a igreja, ou criar um lugar monumental para termos Comunhão com Deus. Em todo lugar, em simplicidade e humildade, porque terra significa isto, simplicidade e humildade.
Altar é o ato de nos colocarmos diante de Deus, em oração, adoração e meditação da Palavra é a oferta de holocausto e pacífica. O altar representa o homem, ele é o altar, seu testemunho e atitudes são as ofertas oferecidas no altar.
Altar de terra representa que viemos e voltaremos para o pó, representa nossa condição. Por isso levantar um altar de terra é chegarmos diante de Deus com humildade e reconhecimento de que somos pó! E dependemos de Deus!
O altar de terra tinha que ser feito diariamente, porque a terra se desmancha diante de um pé de vento, da chuva, pode ser pisoteado por animais e pessoas. A Comunhão com Deus deve ser feita todo o dia, oração, adoração e meditação da Palavra. Altar de terra é intimidade com Deus, e precisa ser levantado todo dia.
O valor deste altar está na oferta e não no altar em si. Porque ele é de terra, se desfará. Mas, a oferta que nele é posto, esta sobe ao Senhor como incenso. Nossa comunhão diária é o altar de terra.
Mas há momentos em nossas vidas que erigimos um altar que permanece, fica como um memorial diante do qual podemos olhar e dizer: a partir daqui  algo aconteceu”!
ALTAR DE PEDRA
Ex. 20.25  -E se me fizeres um altar de pedras, não o construirás de pedras lavradas; pois se sobre ele levantares o teu buril, profaná-lo-ás.
Um altar de pedras é um altar que permanece, é um memorial de aliança, de pacto e compromisso.
(Js.8.31) “Moisés, servo do Senhor, ordenara aos filhos de Israel, conforme o que está escrito no livro da lei de Moisés, a saber: um altar de pedras brutas, sobre as quais não se levantara ferramenta; e ofereceram sobre ele holocaustos ao Senhor, e sacrificaram ofertas pacíficas“.
O Altar de pedras permanece por mais tempo; porém, tal devia ser de pedras brutas, porque nenhuma obra humana poderá nos levar a presença de Deus. Não é por mérito, ou por obras que chegamos diante de Deus, mas por meio de Jesus. Somos altares de pedras brutas diante de Deus. Pedras brutas significa pedras lascadas e aparadas pelo próprio Deus, onde toda a glória do labor pertence a Ele.
1Pe 2:4 — 1Pe 2:5 Chegando-vos para ele, a pedra que vive, rejeitada, sim, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa, também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo.
O altar tinha que ser de pedra e não tijolo; porque, tijolo trata sobre padrão, representa a tentativa para colocar as pessoas dentro de uma forma, a  mecanização da obra,  todo  aquele  que  não  tem  a  medida  certa  é  lançado  fora,  (todos  devem ser iguais).  Este  padrão  gera  confusão, pois produz competição,  exigência,  cobrança,  crítica  e legalismo; assim, onde entra o controle total do homem não há liberdade para o Espírito Santo.
A exemplo do altar de Babel: Para que esta cidade fosse edificada com tijolos, havia jugo e escravidão. Os tijolos eram confeccionados em palha e barro, precisa ser manuseado, depende do homem, não mais de Deus.
Babel com seu zigurate, uma torre monumental ou cultual era feito de tijolos, o qual, a intenção era chegar até Deus, não para adorá-lo, mas par ser como Deus, ou seja, uma idolatria!
Altar feito de tijolos seria semelhante aquele que adora, prega, fala igual ao seu líder ou ídolo musical, tenta entrar na presença de Deus por imitação de outrem. Isto é abominável à Deus!
At.19.13-15 - "Ora, também alguns dos exorcistas judeus, ambulantes, tentavam invocar o nome de Jesus sobre os que tinham espíritos malignos, dizendo: Esconjuro-vos por Jesus a quem Paulo prega.14 E os que faziam isto eram sete filhos de Ceva, judeu, um dos principais sacerdotes.15 respondendo, porém, o espírito maligno, disse: A Jesus conheço, e sei quem é Paulo; mas vós, quem sois?"
“Contudo, se o que alguém edifica sobre o fundamento é ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha,  manifesta se tornará a obra de cada um; pois o Dia a demonstrará, porque está sendo revelada pelo fogo; e qual seja a obra de cada um o próprio fogo o provará.  Se permanecer a obra de alguém que sobre o fundamento edificou, esse receberá galardão;  se a obra de alguém se queimar, sofrerá ele dano; mas esse mesmo será salvo, todavia, como que através do fogo. Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?  Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; porque o santuário de Deus, que sois vós, é sagrado. Ninguém se engane a si mesmo: se alguém dentre vós se tem por sábio neste século, faça-se estulto para se tornar sábio.  Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; porquanto está escrito: Ele apanha os sábios na própria astúcia deles.”   I Co 3.12-19

A palha pode ser vista na edificação humana; contudo, a palha se queimará. Somos responsáveis pela edificação da morada do Espírito – onde Deus terá liberdade plena.
Este altar, zigurate, também  fora  edificada  por  tijolos,  no  lugar  de  pedras, como  já  vimos  tijolo  é  o padrão.  O  nome Babel  significa  confusão:  e  o  resultado  disto  é  que  Deus  espalhou  os  filhos  dos  homens  sobre  a superfície da terra.
ALTAR DO EGO
Ex. 20.26Também não subirás ao meu altar por degraus, para que não seja ali exposta a tua nudez”.
O altar não poderia ter degraus porque não é para exaltação humana. O altar não é para o homem, é para Deus!
Tem muita gente que levanta altares para si, altares suntuosos, monumentais; mas, para seu próprio ego! Existe ministérios que exaltam a si mesmos e não a Deus! O primeiro nome que aparece é o do líder, do grupo de louvor, e não de Jesus. São altares com degraus, que elevam o homem, a sua pessoa, o seu ministério. Altares cuja celebração é a PERSONALIDADE. Desta forma, onde está Jesus nestes altares?
Altares com degraus eram feitos para ídolos, por isso altar para Deus deve ser de terra ou pedra.
Por isso, Deus orienta como o altar deve ser aceito por Ele!
O ALTAR DE BRONZE - O altar do holocausto
Exo 27:1 — Exo 27:5​ Farás também o altar de madeira de acácia; de cinco côvados será o seu comprimento, e de cinco, a largura (será quadrado o altar), e de três côvados, a altura. Dos quatro cantos farás levantar-se quatro chifres, os quais formarão uma só peça com o altar; e o cobrirás de bronze. Far-lhe-ás também recipientes para recolher a sua cinza, e pás, e bacias, e garfos, e braseiros; todos esses utensílios farás de bronze. Far-lhe-ás também uma grelha de bronze em forma de rede, à qual farás quatro argolas de metal nos seus quatro cantos, e as porás dentro do rebordo do altar para baixo, de maneira que a rede chegue até ao meio do altar.
O altar de bronze representa juízo sobre o fogo como holocausto contra toda a natureza humana pecaminosa.


ELEMENTOS PARA O SACRIFÍCIO
A LENHA
Uma vez montado o altar, precisa colocar a lenha. O altar tem um propósito, oferecer a Deus um sacrifício. Mas esse sacrifício precisa ser queimada. Então a lenha.
A lenha representa a cruz de Cristo. Não tem como chegarmos diante de Deus se não for meio de Jesus! A obra de Jesus na cruz foi completa e nos deu livre acesso diante de Deus (Hb.10.19-20). Não há comunhão, sem Jesus! Não há sacrifício se não for pela cruz de Cristo!
Só existe um caminho para chegarmos diante de Deus, só há um modo de pegar fogo no altar, através da lenha, através da cruz de Cristo! É orar, adorar, se render, seja qual for o sacrifício, tem que ser feito em nome de Jesus (Cl 3:17 "E tudo quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai").
Quem ergue um altar é oferecer um sacrifício. Qual o sentido de chegarmos diante de Deus senão é para termos comunhão com Ele?
E hoje tem muitos altares lindos, monumentais, mas sem lenha e sem sacrifício. O altar é para oferecermos sacrifícios. Sacrifícios queimados de oferta agradável ao Senhor, por isso a lenha.
Lev_3:5  E os filhos de Arão queimarão isso sobre o altar, em cima do holocausto que está sobre a lenha no fogo; é oferta queimada, de cheiro suave ao Senhor.
Que sacrifício está sobre o altar? Sacrificamos o nosso ego, vontade, sonhos, seu tempo. Você precisa apresentar algo a Deus quando chega diante dEle, ou clamor, rendição, louvor e adoração, intercessão. (exemplo: O quarto de guerra).
No nosso conceito, sacrifício significa perda, mas no conceito de Deus é ganho!
O FOGO
12 O fogo sobre o altar se conservará aceso; não se apagará. O sacerdote acenderá lenha nele todos os dias pela manhã, e sobre ele porá em ordem o holocausto, e queimará a gordura das ofertas pacíficas. Lv. 6.12
O que incendeia o nosso sacrifício, a nossa Comunhão com Deus é o Espírito Santo. Para que nossa oferta ou sacrifício seja aceito diante de Deus precisamos do fogo do Espírito Santo, e não estou falando do sapatear, rodopiar, mas estou falando de fé, de paixão por sua presença. Daquela chama que arde em seu coração pela presença de Deus, da chama da convicção do pecado, do arrependimento.
Lev_2:2  e a trará aos filhos de Arão, os sacerdotes, um dos quais lhe tomará um punhado da flor de farinha e do azeite com todo o incenso, e o queimará sobre o altar por oferta memorial, oferta queimada, de cheiro suave ao Senhor.


APLICAÇÃO
Em nossa vida cristã, que tipo de altares temos edificado para Deus? Sob o pretexto de erigir um altar será que de fato temos trazido a honra e glória a Deus?
Rm. 12.1-3 “ Rogo-vos pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
:2  E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.
:3  Porque pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não tenha de si mesmo mais alto conceito do que convém; mas que pense de si sobriamente, conforme a medida da fé que Deus, repartiu a cada um.”
Que o altar que erguemos seja puro, genuíno, sem imitações. Entre na presença de Deus como você é, sem máscaras, sem ídolos. Adorando aquele que vive para sempre!
Quando entrares na presença de Deus apresenta um altar digno, no padrão de Deus, que contenha a lenha, por meio de Jesus, e que tenha sacrifício, apresente algo para Deus e acenda o fogo, a chama do Espírito Santo. Então sua busca, sua adoração, sua oração será aceita como aroma suave e agradável diante de Deus.