5 de mar. de 2016

TRANSFORMADOS PELA PALAVRA DE DEUS

Pra. Débora Araújo dos Santos.
"Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração ". Hebreus 4.12

INTRODUÇÃO

Nestes últimos meses temos sido trabalhados e abençoados por Deus de forma extraordinária. Fomos ministrados no amor, para sermos igreja relevante que transforme esta geração e executando a ação social para tocarmos esta sociedade.
No entanto, todas essas ações acontecem quando somos transformados por Deus, no nosso interior. Esta transformação não é de uma hora para outra, mas ela é feita de forma paulatina, através da “Palavra de Deus”, da “Vida de Comunhão” e de “Rendição Espiritual” a Ele.
Por isso, precisamos ser transformados pela educação na palavra de Deus!
Sl. 138.2  Inclino-me para o teu santo templo, e louvo o teu nome pela tua benignidade, e pela tua fidelidade; pois engrandeceste acima de tudo o teu nome e a tua palavra.
A Bíblia é repleta de textos que nos estimulam a ler, guardar, meditar e viver pela Palavra de Deus, e isto mostra a importância desta educação na Palavra.

DEFINIÇÕES

Educação em seu sentido mais amplo, significa o meio em que os hábitos, costumes e valores de uma comunidade são transferidos de forma transgeracional, isto é, de uma geração para a geração seguinte. A educação  se forma através de situações presenciadas e experiências vividas por cada indivíduo ao longo da sua vida. Num sentido filosófico, educação é um conjunto de ações e influências exercidas voluntariamente por um ser humano em outro. No sentido técnico, a educação é o processo contínuo de desenvolvimento das faculdades físicas, intelectuais e morais do ser humano, a fim de melhor se integrar na sociedade ou no seu próprio grupo.
1 Pe. 1.23 -  " pois fostes regenerados não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente."
Regenerar significa renascer, nascer de novo; no sentido metafórico significa ter passado por uma transformação da mente, que leva a uma nova vida que procura conformar-se a vontade de Deus.
Explicando de modo mais claro este versículo:
Fomos regenerados, isto é,  nossa mente passou por uma transformação, a qual nos levou a uma nova vida que procura conformar-se à vontade de Deus, mas não de uma semente ou ensino que perece,  que se acaba, mas de uma semente ou ensino incorruptível, não sujeito a corrupção ou decadência, imperecível, imortal. Um ensino que vem daquele que morreu mas ressuscitou; Sim, de Jesus, mediante a palavra de Deus a qual vive, tem vida verdadeira, ativo, e é eterno.”


CLASSIFICAÇÃO

AS QUATRO BASES DA FÉ QUE VITALIZAM A FORMAÇÃO DA EDUCAÇÃO
Os ensinamentos da Palavra de Deus não são conhecimentos intelectuais, isto seria apenas letra, mas educação na Palavra, é a própria vida de Deus, pois Jesus é o “logos”, a palavra entrando em seu espírito, mudando sua mente, seu modo de pensar, de raciocinar, a qual reflete na mudança de comportamento, assim gera uma conduta cristã que manifesta a vida de Jesus nesta sociedade.
"A conduta define o homem": Educação na palavra é mais que leitura da Bíblia, ou de ensino bíblico é mudança de vida.
Provavelmente você já deve ter se perguntado porque existe tanto crente "mau testemunho" por aí? Porque são apenas religiosos, e não tiveram sua mente renovada pela Palavra de Deus. Mas não há como ser verdadeiro cristão sem as quatro bases da fé: “Palavra”, “Oração”, “Adoração” e “Comunhão” (vertical e horizontal). Sem uma delas, é como se você sentasse em uma cadeira com três pernas. Ou seja, ela não se sustenta, é instável.
Vida cristã equilibrada ocorre quando temos momentos de leitura e meditação na Palavra de Deus, com momentos de oração, momentos de adoração e  momentos de Comunhão com Deus e com Sua igreja.
Não podemos ser cristãos descompassados ou desproporcionais que aplicam de uma dinâmica de fé e negligência a outras, mas somos cristãos saudáveis que aplicam todas a bases de nossa fé.

APLICAÇÃO

Mas como a palavra de Deus se torna viva em nós?
Primeiro Passo: Pela Leitura.
A Bíblia deve ser lida não para acumularmos conhecimentos, mas para que nossa vida seja transformada. Ela revela o caráter de Deus, logo uma leitura atenciosa com disposição para a obediência nos proporcionará uma mudança radical em nosso caráter. Isto se chama santificação! Precisamos meditar na Palavra, isto é, ponderar, pensar, refletir, estudar, considerar, matutar.
Sl.119.11-18 “Escondi a tua palavra no meu coração, para não pecar contra ti. 12 Bendito és tu, ó Senhor; ensina-me os teus estatutos. 13  Com os meus lábios declaro todas as ordenanças da tua boca. 14  Regozijo-me no caminho dos teus testemunhos, tanto como em todas as riquezas. 15  Em teus preceitos medito, e observo os teus caminhos. 16  Deleitar-me-ei nos teus estatutos; não me esquecerei da tua palavra. 17  Faze bem ao teu servo, para que eu viva; assim observarei a tua palavra. 18  Desvenda os meus olhos, para que eu veja as maravilhas da tua lei.”
Este texto descreve o processo do leitor assíduo para com a Palavra de Deus.
Quando lemos a Bíblia, precisamos ler com atenção, devagar. Leia quantas vezes forem necessárias para entender o que Deus está nos ensinando, de preferencia decore (guardar: entesourar, armazenar a Palavra no coração); a melhor maneira de se decorar um texto é cantando, então cante a Palavra, isto é adoração a Deus e ao mesmo tempo a Palavra está sendo armazenada, entesourada em seu espírito.
Slm 56.10,11  Em Deus, cuja palavra eu louvo, no Senhor, cuja palavra eu louvo, em Deus ponho a minha confiança, e não terei medo; que me pode fazer o homem?
Caso haja alguma palavra que não sabe o significado, não vacile, busque no dicionário.
Segundo Passo: Pela Meditação.
Então vem o processo de meditação, pense no texto, faça algumas perguntas como:
Há neste texto alguma ordem que devo obedecer? Há neste texto algum exemplo que devo seguir? Há neste texto algum pecado que devo abandonar ou evitar? Há neste texto alguma promessa que se aplica a mim?
Extraia do texto a promessa de Deus:
2Co 1:20  Pois, tantas quantas forem as promessas de Deus, nele está o sim; portanto é por ele o amém, para glória de Deus por nosso intermédio.  
Use os pronomes sempre na 1ª pessoa do singular – eu – para ajudar a tomar posse do que Deus estiver prometendo. Observe a condição para o cumprimento da promessa.  Ver qual a aplicação prática da promessa para a própria vida.
Terceiro Passo: Pela Oração.
Terceiro passo: Faça a oração tomando posse desta promessa de Deus em sua vida. A leitura e meditação da Palavra é a semente que está sendo plantada em nosso coração, mas a oração é quando regamos esta semente para que germine. A oração traz a Palavra para dentro de nós, introjeta a Palavra, a torna viva em nós, a corporifica.
Ore confessando a palavra, reconhecendo sua debilidade nesta área, e se comprometendo em mudar de atitude. Então ore agradecendo pela Palavra, pelo Espírito que te revelou e adore a Deus.
Quarto Passo: Aplicação da Palavra.
Um passo muito importante é praticar o que se leu e meditou. Aplicar o que a Palavra de Deus nos instruiu. Lembre-se que educação muda costumes e hábitos. Pratique o que a Palavra te ensinou, seja obediente aos princípios da Bíblia. A obediência se torna fácil quando entendemos os princípios, e isto vem pela meditação da Palavra e oração (juntas), porque as verdades da Palavra se tornam verdades para nós, então obedecemos.
O entendimento da Palavra muda nossos conceitos, mas a prática da Palavra de Deus transforma nossos comportamentos.
A Palavra de Deus muda nossa mente, porque ela tem poder trocar nossas verdades intelectuais e transcendê-las por verdades espirituais, e estas nos trazem vida! Passamos a ter a mente de Cristo, isto é, pensar como Jesus, termos a mente celestial!
A palavra cristão significa “pequenos cristos”. Tem muita gente tentando ser cristão na sua própria força, mas em momentos de confronto, de dificuldade ou de oportunidade, mostram que carecem de entendimento da Palavra, vida com Deus, então acontecem os “maus testemunhos”. Não é possível ser verdadeiro cristão sem educação na Palavra de Deus, sem mudança de mente e comportamento.
Ser cristão é ser “pequenos cristos”, eu e você refletindo a vida de Jesus, no comportamento, no pensamento, no modo de ser. Muitas vezes, isto vai requerer  abnegação, renuncia de direitos, afrontas, conflitos internos. Porém, em muitas outras vezes vai significar alegria, contentamento, honra, respeito e satisfação.
Agora podemos entender porque a palavra de Deus é “viva e eficaz”, porque tem poder para mudar, ela não falha! Ela é viva porque traz vida em nossos corações!
E “e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes”, ela é espada que mata! Mata a carne, o egoísmo, o pensamento mundano, a incredulidade, o “mau testemunho”.
“...e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração”; A palavra nos discerne, nos confronta com a verdade. Ela nos mostra quem realmente somos e nos mostra quem Deus quer que sejamos.
Ela nos confronta na realidade carnal com a realidade espiritual, “o espírito milita contra a carne e a carne contra o espírito” (Gl.5.17). Somente a Palavra de Deus pode fazer esta separação entre os pensamentos e os propósitos do coração, porque ela penetra até o mais íntimo, até o espírito.
Mas esta espada, a Palavra de Deus, não fere, ela cura! Este é o mistério de Deus!
Deus nos deixou a Sua Palavra e o Seu Espírito, é tudo o que precisamos para realizarmos a vontade de Deus. A Palavra que nos traz entendimento e orientações para que o Espírito que vivifique e transforme nosso ser.


OS BENEFÍCIOS DA PALAVRA DE DEUS

A educação na Palavra nos transforma em cidadãos celestiais! Somos convergidos de cultura, ou melhor, ascendidos, transcendidos para uma cultura elevada, isto é, aquela proporcionada pela Palavra de Deus. Uma cultura celestial!
Necessitamos ser incorporados nessa cultura celestial que quisermos adquirir o “Golden Card” da Nova Jerusalém.
De escravos e subservientes de culturas terrenas para uma cidadania legítima e elevada.
Desta forma, somos comissionados como “embaixadores de Deus” na proclamação dessa cultura celestial, o Evangelho. A aplicação da Palavra de Deus.
2Co 5:17-20.  Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.18  Mas todas as coisas provêm de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Cristo, e nos confiou o ministério da reconciliação; 19  pois que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões; e nos encarregou da palavra da reconciliação. 20  De sorte que somos embaixadores por Cristo, como se Deus por nós vos exortasse. Rogamo-vos, pois, por Cristo que vos reconcilieis com Deus.