28 de fev. de 2016

ECOTEOLOGIA


Então, formou o SENHOR Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente. Gênesis 2.7



OBJETIVO

Trataremos nesse sermão sobre o estudo de uma Teologia integrada ao ecossistema dentro do plano original de Deus.

INTRODUÇÃO

O que seria uma Teologia integrada ao ecossistema que se orienta na proposta original do Éden? Qual é a proposta original de Deus para o mundo e o ser humano? São perguntas que discorreremos nos textos a seguir:
Ecologia etimologicamente tem a ver com casa, morada (grego: oikos). Cuidar de nossa morada, repará-la e adaptá-la às eventuais novas ameaças,alargá-la para abrigar novos seres culturais e naturais, eis uma tarefa humana e também sua missão.
E plantou o SENHOR Deus um jardim no Éden, na direção do Oriente, e pôs nele o homem que havia formado. Gênesis 2.8
A original proposta divina é que o ser humano pudesse contemplar o jardim do Éden plantado por Deus como modelo e o estendesse nesse padrão até os confins da terra. Compare o pensamento com esse versículo:
E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra.Gênesis 1:28
Assim o Reino de Deus seria expandido nessa terra através de uma gestão eficiente e sustentável em todos sentidos: físico, psíquico, social, econômico e, principalmente, o espiritual.
Cujo resultado de todos os esforços e ações humanas rendesse louvor a Deus através da expansão de seu reino para sua exclusiva glória.
a fim de sermos para louvor da sua glória, nós, os que de antemão esperamos em Cristo; Efésios 1.12a
Assim, o propósito de Deus estava em formar um ser humano biopsicoespiritual integrado ao seu sentido existencial e a seu propósito pessoal.
nele, digo, no qual fomos também feitos herança, predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade, Efésios 1.11
Observe que existem detalhamentos para a plenitude da missão humana, com o cumprimento do “sentido existencial” humano faz com que ele “se realize como ser”; igualmente, o cumprimento de seu “propósito” faz com que ele se “realize como pessoa”; também, o cumprimento de sua “vocação” faz com que ele se realize como “indivíduo ou cidadão”; destarte, o cumprimento de seu “chamado” faz com que ele se realize como “cristão”; por fim, o cumprimento de seu “ministério” faz com que ele se realize como “ser espiritual, como adorador”!


ANÁLISE E CARACTERÍSTICAS
Como premissa básica no cumprimento do sentido existencial e do propósito pessoal do ser humano; Ele como, “ser biopsicoespiritual”, criado por Deus, deveria estar em harmonia com o ambiente em que vive, quer nas esferas terrena, psíquica, social, econômica e espiritual.
CONSIDERAÇÕES GERAIS.
Destarte, pecado e doença não podem ser considerados apenas como transgressões de âmbito espiritual; mas, como quebra harmônica de qualquer uma dessas áreas ou esferas, observe isso:


  1. O FÍSICO
O ser humano foi constituído em seu aspecto físico, do pó da terra (Gn.2.7) e, como tal, seu corpo deve estar em equilíbrio com os elementos químicos ingeridos, com os alimentos e com a natureza, ou seja, integrado ao seu meio ambiente.
Embora, saibamos que existam enfermidades de cunho espiritual, contudo, quando o corpo do ser humano não está em equilíbrio também podem surgir doenças físicas.  
Exemplo: Evitar o excesso dos cinco produtos brancos processados: Sal (hipertensão), açúcar (diabetes), farinha (trigo - celíase) (amido - obesidade), leite (lactose)...
Portanto, quem não dá o devido cuidado para seu corpo e para sua saúde também está em pecado!
Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; porque o santuário de Deus, que sois vós, é sagrado. 1Co 3.16-17.
PASSOS PARA RESTAURAR ESSA  ÁREA:
- Boa alimentação, saudável e balanceada.
- Prática regular de exercícios físicos.
- Cuidado com a higiene em todos sentidos.
- Estabelecimento de mecanismos de cuidados e segurança na manutenção do corpo e da existência.


2. O PSÍQUICO.
Quando o ser humano não está em harmonia consigo mesmo surgem os conflitos pessoais. A incapacidade humana de gerir seus sentimentos associado com o desequilíbrio emocional e a desordem cognitivo comportamental deflagram às mais variadas formas de doenças psíquicas como: depressão, neurose, mania, obsessão, compulsividade, esquizofrenia, etc.
Uma em cada cinco pessoas sofre ou sofrerá de algum tipo importante de distúrbio emocional.
Da mesma forma, quando o ser humano não está em harmonia social surgem os conflitos interpessoais. As contendas, as discussões, as injustiças, as iniquidades, a sociopatia, a criminalidade, a interdição, a detenção e o confinamento.
Portanto, quem não dá o devido cuidado para seu “bem estar” e para sua saúde mental também está em pecado! Ainda que substitua esse período de qualidade com obras de religião.
Ora, se alguém não tem cuidado dos seus e especialmente dos da própria casa, tem negado a fé e é pior do que o descrente. 1 Timóteo 5.8
PASSOS PARA RESTAURAR ESSA  ÁREA:
- Ministrações de Cura Interior.
- A prática da Cura nos Relacionamentos através do perdão e do sangue de Jesus Cristo.
- O aprendizado sobre como ser educado de forma socioemocional.
- A manutenção do cuidado para com a saúde emocional, bem como, o respeito para com os limites emocionais de qualquer indivíduo.


3. O MEIO AMBIENTE.
Estas preocupações estão originando uma cultura ecológica, quer dizer, a consciência coletiva da responsabilidade dos seres humanos pela sobrevivência não só do indivíduo e da humanidade, mas do planeta, das espécies animais e vegetais, responsabilidade na superação da miséria e da pobreza social no mundo, pelas relações que devem permitir vida para todos e um bem estar dos seres humanos e de todos os seres da natureza.
Hoje temos consciência de que o social é parte do ecológico no seu sentido amplo e verdadeiro. Ecologia tem a ver com as relações de tudo com tudo em todas as dimensões. Tudo está interligado. Quando o ser humano não está em harmonia com a natureza surge a destruição ambiental, a exploração corrosiva, a poluição e o caos global.
Isso vai além de mero pensamento sobre conservacionismo, preservacionismo ou ambientalismo; mas tem a ver com e sim uma ecologia social: "é o estudo dos sistemas humanos em interação com seus sistemas ambientais".
O Ser humano foi criado com poder para interferir nos ritmos da natureza. Tudo isso o torna um ser responsável. É a responsabilidade que o faz um ser ético. Pode se sentir o um bom mordomo da natureza, seu guardião, herdeiro responsável pela herança que recebeu do Criador. Como pode se comportar como satã da terra, destruir, quebrar equilíbrios e devastar espécies de seres vivos e até seus semelhantes.
Sim! Quem não cuida do meio ambiente também está em pecado. Porque tal indivíduo, como cidadão e como sociedade, prestará contas a Deus por  destruir a sustentabilidade da terra, a qual, Deus a conferiu através da mordomia.
Teologicamente podemos falar de pecado ecológico. Quer dizer, daquelas atitudes que comprometem o equilíbrio ecológico e a evolução e que provocam consequências perversas para os seres vivos e para os humanos.
Esse pecado ecológico não se restringe apenas ao presente. Ele alcança o futuro, pois podem ser feitas intervenções na natureza cujas consequências se prolongam para além da geração atual, atingindo aqueles que ainda não nasceram. O preceito bíblico: "Não matarás"( Ex. 20.13) abarca também o biocídio e o ecocídio futuros. Não nos é permitido criar condições ambientais e sociais que produzam futuramente doenças e mortes aos seres vivos, humanos e não humanos. O pecado ecológico é um pecado geracional, social e histórico.
PASSOS PARA RESTAURAR ESSA  ÁREA:
Adoção por uma estilo de vida sustentável.
Adesão na educação da sociedade como um todo, cuja conscientização leva ao cuidado do OIKOS (Nossa terra, nossa casa).
A disposição para um estilo de vida que valoriza a contemplação da Glória de Deus!
Com dimensões contempláveis (o que se pode contemplar, vislumbrar, apreender), quero me referir aos aspectos da transcendência, bem como, da noção de numinoso, ou seja: Sentimento numinoso é um estado afetivo da alma que só pode ser provocado, excitado, despertado no espírito humano, pela simpatia, pela participação sentimental em relação ao próprio numinoso, o “mysterium tremendum et fascinans”. O sentimento numinoso não  pode, em última análise, ser ensinado, não pode ser transmitido, e se refere exclusivamente à divindade.
E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, santo, santo é o Senhor dos exércitos; a terra toda está cheia da sua glória. Isa 6.3.


4. O ECONÔMICO
O filósofo Gilles Lipovetsky no livro, Os tempos Hipermodernos, trabalha com o conceito da hipermodernidade em suas múltiplas facetas do individualismo contemporâneo, o consumo de massa, culto do desenvolvimento pessoal, etc. Ele define “Hipermodernidade” com “uma sociedade liberal, caracterizada pelo movimento, pela fluidez, pela flexibilidade; indiferente como nunca antes se foi aos grandes princípios estruturantes da modernidade, que precisaram adaptar-se ao ritmo hipermoderno para não desaparecer.
E de fato, essa hipermodernidade revela toda sua crueldade a medida que na forma atual e liberal de trabalho faz com que o indivíduo viva com o foco mais em aspectos objetivos, aspiracionais e funcionais do que do ponto de vista ôntico, isto é, na valorização da carreira ao invés do indivíduo. Na prevalência do ter versus o ser.
Isso faz que do ponto vista econômico, o cidadão não possua um trabalho, e sim, seja escravo de seu trabalho; ele não está sobre o senhorio de seu dinheiro, mas é seu dinheiro e seu valor de consumo que o possui.
Quando o ser humano não está em harmonia com sua economia (Grego: Oikónomos), isto é, do cuidado da gestão de sua casa, surge o pecado de infidelidade econômica, da negligência do dízimo e das ofertas, do pecado da ostentação, do desperdício, da injustiça econômica e social, da exploração do trabalho e de outros indivíduos, etc.
Como servo contratado de ano em ano, estará com o comprador; o qual não dominará sobre ele com rigor diante dos teus olhos.  Lv.25.53.
PASSOS PARA RESTAURAR ESSA  ÁREA:
- O arrependimento pela negligência financeira.
- O pagamento de suas dívidas.
- Aplicação de uma boa gestão econômica.
- Adoção por um estilo de vida que não contemple a vaidade e a instabilidade da paixão pelas riquezas.

6​ Todos os servos que estão debaixo de jugo considerem dignos de toda honra o próprio senhor, para que o nome de Deus e a doutrina não sejam blasfemados. Também os que têm senhor fiel não o tratem com desrespeito, porque é irmão; pelo contrário, trabalhem ainda mais, pois ele, que partilha do seu bom serviço, é crente e amado. Ensina e recomenda estas coisas...Porque nada temos trazido para o mundo, nem coisa alguma podemos levar dele. Tendo sustento e com que nos vestir, estejamos contentes. Ora, os que querem ficar ricos caem em tentação, e cilada, e em muitas concupiscências insensatas e perniciosas, as quais afogam os homens na ruína e perdição. Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores. 1 Timóteo. 6.1,2; 7-10.


5. O ESPIRITUAL.
Quando o ser humano não está em harmonia com seu espírito e com Deus surge o pecado, a queda, o juízo e a condenação final.
De fato, isso sabemos desde o texto que trata sobre a queda humana e sua respectiva morte espiritual.
16  Ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda árvore do jardim podes comer livremente; 17  mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dessa não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás. Gn.2.16,17.
1  Ele vos vivificou, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, 2  nos quais outrora andastes, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos de desobediência, 3  entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como também os demais. 4  Mas Deus, sendo rico em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, 5  estando nós ainda mortos em nossos delitos, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), 6  e nos ressuscitou juntamente com ele, e com ele nos fez sentar nas regiões celestes em Cristo Jesus, 7  para mostrar nos séculos vindouros a suprema riqueza da sua graça, pela sua bondade para conosco em Cristo Jesus. Ef.2.1-7.
Logo, quem negligencia sua vida espiritual prestará contas a Deus, por seu esfriamento na fé.
PASSOS PARA RESTAURAR ESSA  ÁREA:
- O arrependimento dessa negligência é o primeiro passo para restauração espiritual.
- A confissão de pecados é o critério estabelecido por Deus para que haja perdão de pecados.
- A Oração de confissão e conversão que conduz uma prática contínua de vida de oração a Deus.
- A proposta em assumir a Adoração como forma espontânea e contemplativa em Deus como estilo de vida.
- Constante Meditação na Palavra de Deus como modo e regra de fé prática de vida crista no crescimento espiritual.


CONCLUSÃO:

Portanto, Deus requer que vivamos uma vida integrada com sua vontade em nosso biopsicoespiritual cuja nossa existência glorifique a Deus em todos os sentidos.
17  Mas graças a Deus que, embora tendo sido servos do pecado, obedecestes de coração à forma de doutrina a que fostes entregues; 18  e libertos do pecado, fostes feitos servos da justiça. 19  Falo como homem, por causa da fraqueza da vossa carne. Pois assim como apresentastes os vossos membros como servos da impureza e da iniqüidade para iniqüidade, assim apresentai agora os vossos membros como servos da justiça para santificação… 22  Mas agora, libertos do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna. Rom.6.17-19,22.


APELO

Quantos querem servir a Deus de forma harmônica em toda sua integralidade, isto é, em seu espírito, alma e corpo. Porque exercer ministério social é ajudar o indivíduo em sua integralidade?