11 Então, passam como passa o vento e seguem; fazem-se culpados
estes cujo poder é o seu deus. Hc.1.11
11 Luego pasa como el
huracán, y peca porque hace de su fuerza su dios. Hc.1.11
VRV
OBJETIVO.
Este
sermão visa analisar as orgulhosas características humanas em se
inclinar para si mesmo no sentido de fazer de si sua própria
divindade e como isto tem afetado a sociedade afastando-a de Deus. E
que atitudes o cristão deve tomar frente a isto.
INTRODUÇÃO.
Como outrora
preguei em um sermão denominado: “A Armadura do Ego”. Vivemos no cumprimento
escatológico de dias cruéis sobre a face da terra, pois os homens andam cada
vez mais amantes de seu próprio egoísmo.
1 Sabe,
porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis, 2 pois os homens serão egoístas, avarentos,
jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos,
irreverentes, 3 desafeiçoados,
implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, 4 traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos
dos prazeres que amigos de Deus,5 tendo
forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder. Foge também destes. 2
Tm.3.1-4.
A presente sociedade
instruída por uma série de filosofias contemporâneas fundamentadas no
positivismo, humanismo, racionalismo tendem a enaltecer e impulsionar
continuamente o ser humano a voltar-se para dentro de si mesmo.
Através
do estímulo contínuo e incansável dos ensinamentos de tais valores
sociais, os quais potencializam o homem a exigir e demandar cada vez
mais a satisfação de si próprio que o faz “centro das atenções”
onde todo o resto e outros convirjam para ele ou orbitem ou em torno
de seus interesses.
Tal situação também pode ser comprovada pela
narrativa do versículo áureo, o qual, afirma que os homens fazem de
sua força ou poder o seu próprio deus e por isso pecam.
De
fato, quando alguém não tem temor ao verdadeiro Deus, tal constitui
a si mesmo ou a sua capacidade de valer seu poder político, social
ou econômico como constituição de sua divindade.
Assim,
funciona o sistema de valores deste mundo e muitas pessoas têm sido
influenciadas por isto no sentido de que o mundo induz e propicia ao
homem na crença de si próprio ou na sua força como sua divindade,
isto pode ser exemplificado por este anagrama: “O EU
se tornou o sEU
próprio dEUs.”
ANÁLISE.
Da
mesma forma, as grandes corporações, as potências, certas instituições, os valores seculares contribuem e se aproveitam na formação
e enaltecimento deste errôneo pensamento.
Pois
todas estas instituições fomentam o indivíduo a aguçar seu
próprio individualismo despertando-lhe SOBERBA e MESQUINHEZ.
As
quais Deus abomina, tornando-se cada vez mais distantes dEle.
15 Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém
amar o mundo, o amor do Pai não está nele; 16 porque tudo que há
no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a
soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo. 17 Ora,
o mundo passa, bem como a sua concupiscência; aquele, porém, que
faz a vontade de Deus permanece eternamente. 1 Jo.2.15-17
O temor do SENHOR consiste em aborrecer o mal; a soberba, a
arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu os aborreço.
Provérbios 8.13
Castigarei o mundo por causa da sua maldade e os perversos, por
causa da sua iniquidade; farei cessar a arrogância dos atrevidos e
abaterei a soberba dos violentos. Isaías 13.11
Por isso satanás se esforça tanto em tornar este
sistema atuante, porque quanto mais o ser humano torna-se amante de
si mesmo e estabelece a si próprio como ídolo, tanto mais ele se
afasta de Deus.
Desta forma, entendemos que o cristão não pode ser
ORGULHOSO, SOBERBO, ARROGANTE, MESQUINHO, INTERESSEIRO, ETC. Posturas
que Deus abomina.
Embora, temos a percepção de que dia após dia tem se
aumentado o número de pessoas que professam a Jesus e se dizem
cristãos, mas orgulham-se de seu modo soberbo de ser e não estão
dispostas a crucificar sua arrogância na cruz. Querem andar em dois
caminhos opostos ao mesmo tempo, preferem os benefícios de um sem
renunciar o modo de outro. Isto é um ENGANO!
CARACTERÍSTICAS.
Devido
o fato do ser humano atribuir divindade a seu poder despertando
soberba e mesquinhez, então o indivíduo pelo mesmo poder passa a
oprimir e praticar injustiça aos desfavorecidos deste sistema.
Tais
chegam a pertencer a instituições cujo propósito é favorecer a si
mesmos no controle e opressão sobre as massas desfavorecidas.
Ou
seja, na deificação de seu EGO, não basta apenas sentir-se
superior a outros, mas tem que subjugar outros para demonstrar que é
superior provocando a injustiça.
2 Até quando, SENHOR, clamarei eu, e tu não me escutarás?
Gritar-te-ei: Violência! E não salvarás? 3 Por que me mostras a
iniquidade e me fazes ver a opressão? Pois a destruição e a
violência estão diante de mim; há contendas, e o litígio se
suscita. 4 Por esta causa, a lei se afrouxa, e a justiça nunca se
manifesta, porque o perverso cerca o justo, a justiça é torcida.
Por causa deste sentimento o profeta Habacuque denuncia
a violência e injustiça praticada por
aqueles que são detentores do poder e o torcem ao seu favor. E clama
a Deus na expectativa de que Ele possa fazer justiça contra aqueles
que são mais fortes do que os que lhe fazem súplicas.
PASSOS
PARA NÃO SE CONTAMINAR COM A SOBERBA SECULAR.
Mas, como entender este sentimento de aparente
conivência ou apatia divina diante do malfeitor? Pois às vezes,
parece que a justiça divina torna-se tardia, a qual favorece a
impunidade!
13 Tu és tão puro de olhos, que não podes ver o mal e a
opressão não podes contemplar; por que, pois, toleras os que
procedem perfidamente e te calas quando o perverso devora aquele que
é mais justo do que ele?
Muitos podem sucumbir seu temor em meio a tanta
injustiça, iniquidade e aparente impunidade e assim alçar mão e
praticar as mesmas iniquidades.
3 O cetro dos ímpios não permanecerá
sobre a sorte dos justos, para que o justo não estenda a mão à
iniquidade. Sl. 125.3
Contudo, Habacuque não ficou lamentando ou abandonou
sua fé pelo escândalo ou apostasia como muitos fazem quando se
decepcionam com a injustiça praticada em razão da soberba aplicada
por este mundo perverso.
Mas, ele se fortaleceu em fé, perseverou em vigilância
moral e buscou ao Senhor em sua torre de vigia até adquirir o
entendimento de como ele deve proceder neste mundo cruel.
1 Pôr-me-ei na minha torre de vigia, colocar-me-ei sobre a
fortaleza e vigiarei para ver o que Deus me dirá e que resposta eu
terei à minha queixa. Hc.2.1.
Fundamentado nesta revelação o profeta apresenta outra
postura de vida em direto confronto ao sistema da arrogância
mundana. Pois, ao invés da pessoa sucumbir e procurar seus
interesses e vantagens fundamentados pela influência do poder que
este mundo secular oferece; Habacuque ele apresenta “a justiça que
vem pela fé”.
4 Eis o soberbo! Sua alma não é reta
nele; mas o justo viverá pela sua fé. Hc.2.4.
Ou seja, aquele que quer ser declarado justo e
justificado aos olhos de Deus, não se amparará em si mesmo ou em
seus próprios méritos ou sucumbirá às facilidades deste mundo
vil, mas confiará pela fé na justiça que vem de Deus e entregará
o juízo deste mundo em suas mãos na certeza de que Deus virá e
causará justiça contra toda arrogância e perversidade.
APLICAÇÃO.
Assim, nós cristãos devemos não ser influenciados
pelo sistema egoísta deste mundo que gera EGOLATRIA, manifesta
SOBERBA, desencadeia MESQUINHEZ, produz INIQUIDADE e resulta em
VIOLÊNCIA.
Mas, semelhante ao profeta Habacuque, devemos nos
posicionar em direto confronto ao sistema arrogante deste mundo e
buscar justiça pela fé.
Pois ao depositarmos fé na justiça divina afirmamos
que não nos colocamos no centro de nosso querer, assim submetemos
humildemente a vontade de Deus e confiamos nEle quanto sua capacidade
de fazer justiça na terra o que nos proporciona a paz.
Ou seja, atuamos completamente contrário àquilo que o
mundo tem ensinado.
CONCLUSÃO.
Nossa justiça está em Deus através da pessoa de Nosso
Senhor Jesus Cristo que nos redimiu deste mundo mau e nos deu
esperança de uma nova vida nele; o qual nos estabeleceu confiança
na certeza de que Deus por fim se levantará a fim de julgar
definitivamente contra todo arrogante e perverso, os qual,
compareceram diante do juízo final e prestarão conta de seus
intentos e atos cometidos.
24 Daí retribuir-me o SENHOR, segundo a
minha justiça, conforme a pureza das minhas mãos, na sua presença.
25 Para com o benigno, benigno te mostras; com o íntegro, também
íntegro. 26 Com o puro, puro te mostras; com o perverso,
inflexível. 27 Porque tu salvas o povo humilde, mas os olhos
altivos, tu os abates. Sl.18.24-27.
APELO.
- Quantos estão dispostos a renunciar o seu “EU” a fim de que Cristo seja o Senhor de seus corações?
- Quantos estão dispostos a procurar em Deus na torre de vigia e descansar em sua resposta?
- Quantos estão dispostos a se humilhar e esperar na justiça de Deus?