29 de ago. de 2014

CARISMA, CONHECIMENTO E CARÁTER

Respondeu-lhes Jesus: Não provém o vosso erro de não conhecerdes as Escrituras, nem o poder de Deus? Marcos 12:24 .
OBJETIVO.
Venho tratar neste sermão sobre os aspectos da personalidade do Espírito Santo que devem ser evidenciados naqueles que professam andar em sua presença.
INTRODUÇÃO.
O Espírito Santo é uma pessoa da trindade, o Espírito Santo é Deus possuindo a mesma essência e natureza divina, como tal, revela traços típicos de sua personalidade vinculados a sua onipotência, onisciência e onipresença.
De mesma forma, existe a promessa de que o Espírito Santo viria e residiria na vida daquele que professa a Cristo como seu Senhor e Salvador pessoal e busca viver uma vida cheia de sua presença.
ANÁLISE E CARACTERÍSTICAS.
Assim, deve ser evidenciada a presença do Espírito Santo na vida do cristão em pelo menos três fatores:
  • Reflexos de sua onipotência podem ser encontrados através do Carisma (Charisma) que o pregador possui como resultado da ação dos dons do Espírito Santo nele.
  • Resíduos de sua onisciência podem ser evidenciados através do Conhecimento espiritual e bíblicos adquiridos mediante revelação do Espírito Santo pelo estudo da Palavra na vida do pregador.
  • Resquícios de sua onipresença podem ser constatados mediante o caráter transformado pela presença e fruto do Espírito na vida do cristão.
CLASSIFICAÇÃO.
Desta forma, todo cristão deveria possuir esses três fatores como demonstração de que é uma pessoa cheia do Espírito Santo. Não apenas um desses fatores, pois a apresentação de somente um desses fatores representa anomalia espiritual, mas a apresentação sólida e equilibrada desses três fatores concomitantemente.
Ou seja, o cristão deve possuir carisma (unção), conhecimento (bíblico e revelado) e caráter. Observemos esses três fatores:
CARISMA
Representa a ação do poder do Espírito Santo manifesto pela unção!
Temos ciência de que o Espírito Santo trás o carisma que leva a unção. Assim a unção como elemento da graça divina é o efeito do operar do Espírito Santo em nós e através de nós (para não dizer: apesar de nós; pois a teologia da reforma nos ensina que o agir de Deus é “extra nós”). Assim, o poder do Espírito Santo é manifesto na unção. Pois, ela representa o poder divino, o qual é manifesto em nosso espírito.
12 Jessé mandou buscá-lo e o fez entrar. Ora, ele era ruivo, de belos olhos e de gentil aspecto. Então disse o Senhor: Levanta-te e unge-o, porque é este mesmo.
13 Então Samuel tomou o vaso de azeite, e o ungiu no meio de seus irmãos; e daquele dia em diante o Espírito do Senhor se apoderou de Davi. Depois Samuel se levantou, e foi parta Ramá.” 1 Sm.16.12-13.
A unção pode ser depositada. Ou seja, através do azeite, aquela unção foi depositava sobre o rapaz (Davi – 1 Sm.16.12-13). Não apenas como símbolo, mas como manifestação fluida da unção em sua realidade.
14 Guarda o bom depósito, mediante o Espírito Santo que habita em nós. 2 Tm.1.14
A unção é transferível; isto é, Deus utilizou seu servo, o profeta Samuel, para transferir a unção que liberara o destino do futuro rei. Ou seja, a transferência de unção proporcionou a Davi na ativação de seu destino ministerial.
Não te faças negligente para com o dom que há em ti, o qual te foi concedido mediante profecia, com a imposição das mãos do presbitério. 1 Timóteo 4:14
6 Por esta razão, pois, te admoesto que reavives o dom de Deus que há em ti pela imposição das minhas mãos.7 Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação. 2 Tm.1.6,7.
A unção é tangível; da mesma forma, Deus espera que seja tangível em cada um de nós. Tal qualidade do que é tangível pode apresentar várias sensações como frio, fogo, eletricidade, etc. Embora não seja obrigatória a manifestação destas. (Vede apostila de Casa-Luz 12).
Jesus, reconhecendo imediatamente que dele saíra poder, virando-se no meio da multidão, perguntou: Quem me tocou nas vestes? Marcos 5:30
Muitos buscam unção por causa destas sensações que proporcionam sentimento de bem estar; recorrem a este preenchimento como se tivesse um fim em si mesmo; daí a necessidade cada vez mais intensa e constante de reabastecer-se com unção para preenchimento das mesmas satisfações.
Nesse sentido, o que diferencia um bruxo, um mago, um mediúnico, um exotérico de um crente? Pois o bruxo busca feitiçaria, o mago tem magia, o mediúnico apresenta mediunidade, o exotérico busca ocultismo e o crente procura a unção!
A diferença não deve estar só na natureza do poder, pois uns buscam poder das trevas enquanto outro busca poder de Deus. O fato é que se buscássemos poder tão somente por uma natureza diferente e em nada diferenciado quanto ao motivo da busca desse poder, então seriamos então iguais a eles.
Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e a obstinação é como a idolatria e culto a ídolos do lar. Visto que rejeitaste a palavra do SENHOR, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei. 1 Samuel 15:23
Observe que desobediência (falha de caráter) e rejeição da Palavra (falta de conhecimento) pode ser considerado como feitiçaria.
Destarte, temos que ser diferentes não apenas na natureza do poder, mas no conhecimento, no caráter e motivação ao apresentá-lo.
Pois, carisma e unção sem conhecimento bíblico e espiritual é espiritismo. E carisma e unção sem caráter é feitiçaria.
Existem muitas pessoas que vieram para o evangelho e buscam o poder e a unção, mas permanecem com a mesma motivação de velha criatura, não entendendo que em cristo tudo deve se fazer novo. Ex. Simão, o mágico, que pensou que poderia comprar o dom do Espírito Santo. At.8.8-11; 18-21.
22 Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? 23 Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqüidade. Mt.7.22,23.
E vós possuís unção que vem do Santo e todos tendes conhecimento. 1 João 2:20
CONHECIMENTO.
1 Digo, pois, que, durante o tempo em que o herdeiro é menor, em nada difere de escravo, posto que é ele senhor de tudo. 2 Mas está sob tutores e curadores até ao tempo predeterminado pelo pai. 3 Assim, também nós, quando éramos menores, estávamos servilmente sujeitos aos rudimentos do mundo; 4 vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, 5 para resgatar os que estavam sob a lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos. Gl.4.1-5.
Amados irmãos, o texto acima nos indica que embora sejamos senhores de todas as coisas e tenhamos direito e autoridade para nos assenhorar acerca de muitos aspectos; no entanto, esse governo ou senhorio não exerce plena capacidade de atuação, se nós não estivermos amadurecidos a ponto de exercermos essa autoridade pela apropriação desse conhecimento da verdade.
Assim, devemos compreender como atua “o conhecimento da verdade” e quais são os níveis de operação e assimilação pelo qual introjetamos em nosso ser até fazer com que essa verdade torne-se parte de nossas vidas.
Paulo estabelece quatro palavras gregas para descrever o conhecimento e seus níveis de interação no ser humano, observemos suas distinções e assimilemos pelo exemplo apresentado:
OIDA: Representa a “ação de saber” acerca de uma verdade ou informação, todavia não implica que o fato de saber dessa verdade seja uma realidade concreta que gere benefícios para o sabedor dessa informação. Observe os fariseus que sabiam ou tinham a informação sobre Jesus, mas tal informação não lhes aproveitou porque não se apropriaram dessa verdade.
e enviaram-lhe os seus discípulos, juntamente com os herodianos, a dizer; Mestre, sabemos que és verdadeiro, e que ensinas segundo a verdade o caminho de Deus, e de ninguém se te dá, porque não olhas a aparência dos homens. Mat_22:16
Exemplo: Você recebe a informação que alguém vai lhe dar um presente. Observe, embora você saiba que alguém vai lhe dar um presente, todavia, apesar do conhecimento dessa informação nada mudou de concreto em sua vida.
SOFIA: Representa outra “ação do saber” onde essa informação torna-se mais mensurável e objetiva, existe algo de palpável nessa informação, todavia, há certos fatores que ainda não estão devidamente esclarecidos.
Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos! Pois, quem jamais conheceu a mente do Senhor? ou quem se fez seu conselheiro? Rom 11:33,34.
Exemplo: Você recebe agora sabe que “fulano” vai lhe dar um presente. E você o encontra com o pacote na mão, o qual lhe entrega o presente. Todavia, o mesmo se encontra empacotado, cabendo a você desembrulhá-lo, a fim de saber o que é.
GNOSKO: Representa mais uma “ação do saber” em um nível mais elevado, onde esse saber exige uma mudança de comportamento, no sentido de você renunciar certos conhecimentos e paradigmas para assumir outros conhecimentos melhores e mais acurados.
Mas o que para mim era lucro passei a considerá-lo como perda por amor de Cristo; sim, na verdade, tenho também como perda todas as coisas pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como refugo, para que possa ganhar a Cristo, Flp 3:7,8.
pois as armas da nossa milícia não são carnais, mas poderosas em Deus, para demolição de fortalezas; derribando raciocínios e todo baluarte que se ergue contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência a Cristo; 2Co 10:4,5.
Exemplo: Você tomou posse do presente empacotado; agora cabe a você remover a embalagem e rasgar o pacote para descobrir o que está lá dentro. Logo você percebe que se trata de uma caixa de bombom.
EPIGNOSKO: Representa o último estágio do conhecimento ou da “ação do saber” quando a informação torna-se uma verdade dentro de si, fazendo se uma realidade para sua compreensão e sendo um fato concreto. Isto é o conhecimento passa a fazer parte de ti gerando a plenitude de seus benefícios.
para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê o espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele; Ef 1:17
até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, ao estado de homem feito, à medida da estatura da plenitude de Cristo; Ef 4:13
Por esta razão, nós também, desde o dia em que ouvimos, não cessamos de orar por vós, e de pedir que sejais cheios do pleno conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e entendimento espiritual; para que possais andar de maneira digna do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus, corroborados com toda a fortaleza, segundo o poder da sua glória, para toda a perseverança e longanimidade com gozo; dando graças ao Pai que vos fez idôneos para participar da herança dos santos na luz, Col 1:9-12.
Exemplo: Nesse estágio do saber, você tomou posse absoluta do presente e o torna parte de sua vida na medida em que você abre a caixa de bombom e o degusta absorvendo os nutrientes e a serotonina ao seu corpo.
Assim, devemos nos apropriar do conhecimento da Palavra de Deus e fazer da Palavra não apenas um compêndio de informações religiosas, mas torná-la parte integrante de nossa vida.
Da mesma forma que a unção sem conhecimento e caráter gera espiritismo e feitiçaria, o conhecimento sem a unção e caráter gera pessoas vazias que vivem na letra e na religiosidade.
Respondeu-lhes Jesus: Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus. Mateus 22:29
o qual nos habilitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata, mas o espírito vivifica. 2 Coríntios 3:6
CARÁTER.
A grande diferença de um grande homem de Deus e um cristão neófito está na perfeita combinação de carisma, conhecimento e caráter em níveis profundos e elevados.
Não basta ter equilíbrio com pouco poder, pouco conhecimento e pouco caráter. Deus quer que tenhamos equilíbrio através do muito poder, muito conhecimento e muito caráter em santidade.
Porém, como se avalia alguém com caráter? Através do Fruto do Espírito que gera profundos valores éticos e morais! Um cristão que não é regido pelos frutos e pela integridade desses valores torna-se um cristão de mau caráter.
22 Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, 23 mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei. Gl.5.22,23.
Também se avalia alguém com caráter pelo decorrer de toda uma jornada cristã e não apenas o momento em que tal vive. Pois vida cristã é uma jornada e não um momento de estado espiritual. (O problema das pessoas que não valorizam o caráter é buscam avaliar apenas o presente estado espiritual de uma pessoa e não um todo).
Por isso, para saber acerca do caráter de uma pessoa busca-se todo um histórico de sua vida: como foi o grau e legitimidade de sua conversão e como tem levado toda a sua vida cristã. E isso não é uma questão do sujeito estar avivado por alguns dias, mas um histórico de vida cristã.
6 não seja neófito, para não suceder que se ensoberbeça e incorra na condenação do diabo. 7 Pelo contrário, é necessário que ele tenha bom testemunho dos de fora, a fim de não cair no opróbrio e no laço do diabo. 1 Tm.3.6,7.
O que é um neófito? Neófito é um novato na fé e na vida cristã. Como podemos avaliar quem é neófito? Através do tempo e maturidade de vida cristã.
Isso é, para alguns, neófito representa alguém com três meses de conversão, outros acham que um neófito é quem não alcançou dois anos de conversão, outros pensam que seja cinco anos; mas alguns renomados escritores cristãos afirmam que se trata de no mínimo dez anos de uma vida inculpável diante dos homens e de Deus.
CONCLUSÃO.
Sim, cristianismo é a combinação equilibrada e elevada desses três fatores: carisma, conhecimento e caráter na vida de um cristão durante toda sua trajetória de vida.
APELO.


Quantos querem viver esse nível de vida espiritual?