Respondeu-lhes
Jesus: Não provém o vosso erro de não conhecerdes as Escrituras,
nem o poder de Deus?
” Marcos
12:24 .
OBJETIVO.
Venho
tratar neste sermão sobre os aspectos da personalidade do Espírito
Santo que devem ser evidenciados naqueles que professam andar em sua
presença.
INTRODUÇÃO.
O Espírito Santo é uma pessoa da
trindade, o Espírito Santo é Deus possuindo a mesma essência e
natureza divina, como tal, revela traços típicos de sua
personalidade vinculados a sua onipotência, onisciência e
onipresença.
De
mesma forma, existe a promessa de que o Espírito Santo viria e
residiria na vida daquele que professa a Cristo como seu Senhor e
Salvador pessoal e busca viver uma vida cheia de sua presença.
ANÁLISE
E CARACTERÍSTICAS.
Assim, deve ser
evidenciada a presença do Espírito Santo na vida do cristão em
pelo menos três fatores:
-
Reflexos de sua onipotência podem ser encontrados através do Carisma (Charisma) que o pregador possui como resultado da ação dos dons do Espírito Santo nele.
-
Resíduos de sua onisciência podem ser evidenciados através do Conhecimento espiritual e bíblicos adquiridos mediante revelação do Espírito Santo pelo estudo da Palavra na vida do pregador.
-
Resquícios de sua onipresença podem ser constatados mediante o caráter transformado pela presença e fruto do Espírito na vida do cristão.
CLASSIFICAÇÃO.
Desta forma, todo cristão deveria
possuir esses três fatores como demonstração de que é uma pessoa
cheia do Espírito Santo. Não apenas um desses fatores, pois a
apresentação de somente um desses fatores representa anomalia
espiritual, mas a apresentação sólida e equilibrada desses três
fatores concomitantemente.
Ou seja, o cristão deve possuir
carisma (unção), conhecimento (bíblico e revelado) e caráter.
Observemos esses três fatores:
CARISMA
Representa a ação do poder do
Espírito Santo manifesto pela unção!
Temos
ciência de que o Espírito Santo trás o carisma que leva a unção.
Assim a unção como elemento da graça divina é o efeito do operar
do Espírito Santo em nós e através de nós (para não dizer:
apesar de nós; pois a teologia da reforma nos ensina que o agir de
Deus é “extra nós”). Assim, o poder do Espírito Santo é
manifesto na unção. Pois, ela representa o poder divino, o qual é
manifesto em nosso espírito.
“ 12
Jessé mandou buscá-lo e o fez entrar. Ora, ele era ruivo, de belos
olhos e de gentil aspecto. Então disse o Senhor: Levanta-te e
unge-o, porque é este mesmo.
13
Então Samuel tomou o vaso de azeite, e o ungiu no meio de seus
irmãos; e daquele dia em diante o Espírito do Senhor se apoderou de
Davi. Depois Samuel se levantou, e foi parta Ramá.” 1 Sm.16.12-13.
A
unção pode ser depositada.
Ou seja, através do azeite, aquela unção foi depositava sobre o
rapaz (Davi
– 1 Sm.16.12-13).
Não apenas como símbolo, mas como manifestação fluida da unção
em sua realidade.
14 Guarda o bom depósito, mediante
o Espírito Santo que habita em nós. 2 Tm.1.14
A
unção é transferível;
isto é, Deus utilizou seu servo, o profeta Samuel, para transferir a
unção que liberara o destino do futuro rei. Ou seja, a
transferência de unção proporcionou a Davi na ativação de seu
destino ministerial.
Não te faças negligente para com o
dom que há em ti, o qual te foi concedido mediante profecia, com a
imposição das mãos do presbitério. 1 Timóteo 4:14
6 Por esta razão, pois, te admoesto
que reavives o dom de Deus que há em ti pela imposição das minhas
mãos.7 Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de
poder, de amor e de moderação. 2 Tm.1.6,7.
A
unção é tangível;
da mesma forma, Deus espera que seja tangível em cada um de nós.
Tal qualidade do que é tangível pode apresentar várias sensações
como frio, fogo, eletricidade, etc. Embora não seja obrigatória a
manifestação destas. (Vede
apostila de Casa-Luz 12).
Jesus, reconhecendo imediatamente
que dele saíra poder, virando-se no meio da multidão, perguntou:
Quem me tocou nas vestes? Marcos 5:30
Muitos buscam unção por causa destas
sensações que proporcionam sentimento de bem estar; recorrem a este
preenchimento como se tivesse um fim em si mesmo; daí a necessidade
cada vez mais intensa e constante de reabastecer-se com unção para
preenchimento das mesmas satisfações.
Nesse sentido, o que diferencia um
bruxo, um mago, um mediúnico, um exotérico de um crente? Pois o
bruxo busca feitiçaria, o mago tem magia, o mediúnico apresenta
mediunidade, o exotérico busca ocultismo e o crente procura a unção!
A diferença não deve estar só na
natureza do poder, pois uns buscam poder das trevas enquanto outro
busca poder de Deus. O fato é que se buscássemos poder tão somente
por uma natureza diferente e em nada diferenciado quanto ao motivo da
busca desse poder, então seriamos então iguais a eles.
Porque
a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e a obstinação é como
a idolatria e culto a ídolos do lar. Visto que rejeitaste a palavra
do SENHOR, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei. 1
Samuel 15:23
Observe que desobediência (falha de
caráter) e rejeição da Palavra (falta de conhecimento) pode ser
considerado como feitiçaria.
Destarte, temos que ser diferentes não
apenas na natureza do poder, mas no conhecimento, no caráter e
motivação ao apresentá-lo.
Pois, carisma e unção sem
conhecimento bíblico e espiritual é espiritismo. E carisma e unção
sem caráter é feitiçaria.
Existem muitas pessoas que vieram para
o evangelho e buscam o poder e a unção, mas permanecem com a mesma
motivação de velha criatura, não entendendo que em cristo tudo
deve se fazer novo. Ex. Simão, o mágico, que pensou que poderia
comprar o dom do Espírito Santo. At.8.8-11; 18-21.
22
Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura,
não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos
demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? 23 Então,
lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os
que praticais a iniqüidade. Mt.7.22,23.
E
vós possuís unção que vem do Santo e todos tendes conhecimento. 1
João 2:20
CONHECIMENTO.
1
Digo, pois, que, durante o tempo em que o herdeiro é menor, em nada
difere de escravo, posto que é ele senhor de tudo. 2 Mas está sob
tutores e curadores até ao tempo predeterminado pelo pai. 3 Assim,
também nós, quando éramos menores, estávamos servilmente sujeitos
aos rudimentos do mundo; 4 vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus
enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, 5 para
resgatar os que estavam sob a lei, a fim de que recebêssemos a
adoção de filhos. Gl.4.1-5.
Amados
irmãos, o texto acima nos indica que embora sejamos senhores de
todas as coisas e tenhamos direito e autoridade para nos assenhorar
acerca de muitos aspectos; no entanto, esse governo ou senhorio não
exerce plena capacidade de atuação, se nós não estivermos
amadurecidos a ponto de exercermos essa autoridade pela apropriação
desse conhecimento da verdade.
Assim,
devemos compreender como atua “o conhecimento da verdade” e quais
são os níveis de operação e assimilação pelo qual introjetamos
em nosso ser até fazer com que essa verdade torne-se parte de nossas
vidas.
Paulo
estabelece quatro palavras gregas para descrever o conhecimento e
seus níveis de interação no ser humano, observemos suas distinções
e assimilemos pelo exemplo apresentado:
OIDA:
Representa a “ação de saber” acerca de uma verdade ou
informação, todavia não implica que o fato de saber dessa verdade
seja uma realidade concreta que gere benefícios para o sabedor dessa
informação. Observe os fariseus que sabiam ou tinham a informação
sobre Jesus, mas tal informação não lhes aproveitou porque não se
apropriaram dessa verdade.
e
enviaram-lhe os seus discípulos, juntamente com os herodianos, a
dizer; Mestre, sabemos
que és verdadeiro, e que ensinas segundo a verdade o caminho de
Deus, e de ninguém se te dá, porque não olhas a aparência dos
homens. Mat_22:16
Exemplo:
Você recebe a informação que alguém vai lhe dar um presente.
Observe, embora você saiba que alguém vai lhe dar um presente,
todavia, apesar do conhecimento dessa informação nada mudou de
concreto em sua vida.
SOFIA:
Representa outra “ação do saber” onde essa informação
torna-se mais mensurável e objetiva, existe algo de palpável nessa
informação, todavia, há certos fatores que ainda não estão
devidamente esclarecidos.
Ó
profundidade das riquezas, tanto da sabedoria,
como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e
quão inescrutáveis os seus caminhos! Pois, quem jamais conheceu a
mente do Senhor? ou quem se fez seu conselheiro? Rom 11:33,34.
Exemplo:
Você recebe agora sabe que “fulano” vai lhe dar um presente. E
você o encontra com o pacote na mão, o qual lhe entrega o presente.
Todavia, o mesmo se encontra empacotado, cabendo a você
desembrulhá-lo, a fim de saber o que é.
GNOSKO:
Representa mais uma “ação do saber” em um nível mais elevado,
onde esse saber exige uma mudança de comportamento, no sentido de
você renunciar certos conhecimentos e paradigmas para assumir outros
conhecimentos melhores e mais acurados.
Mas
o que para mim era lucro passei a considerá-lo como perda por amor
de Cristo; sim, na verdade, tenho também como perda todas as coisas
pela excelência do conhecimento
de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas
coisas, e as considero como refugo, para que possa ganhar a Cristo,
Flp 3:7,8.
pois
as armas da nossa milícia não são carnais, mas poderosas em Deus,
para demolição de fortalezas; derribando raciocínios e todo
baluarte que se ergue contra o conhecimento
de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência a Cristo;
2Co 10:4,5.
Exemplo:
Você tomou posse do presente empacotado; agora cabe a você remover
a embalagem e rasgar o pacote para descobrir o que está lá dentro.
Logo você percebe que se trata de uma caixa de bombom.
EPIGNOSKO:
Representa o último estágio do conhecimento ou da “ação do
saber” quando a informação torna-se uma verdade dentro de si,
fazendo se uma realidade para sua compreensão e sendo um fato
concreto. Isto é o conhecimento passa a fazer parte de ti gerando a
plenitude de seus benefícios.
para
que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê o
espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele;
Ef 1:17
até
que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do
Filho de Deus, ao estado de homem feito, à medida da estatura da
plenitude de Cristo; Ef 4:13
Por
esta razão, nós também, desde o dia em que ouvimos, não cessamos
de orar por vós, e de pedir que sejais cheios do pleno conhecimento
da sua vontade, em toda a sabedoria e entendimento espiritual; para
que possais andar de maneira digna do Senhor, agradando-lhe em tudo,
frutificando em toda boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus,
corroborados com toda a fortaleza, segundo o poder da sua glória,
para toda a perseverança e longanimidade com gozo; dando graças ao
Pai que vos fez idôneos para participar da herança dos santos na
luz, Col 1:9-12.
Exemplo:
Nesse estágio do saber, você tomou posse absoluta do presente e o
torna parte de sua vida na medida em que você abre a caixa de bombom
e o degusta absorvendo os nutrientes e a serotonina ao seu corpo.
Assim,
devemos nos apropriar do conhecimento da Palavra de Deus e fazer da
Palavra não apenas um compêndio de informações religiosas, mas
torná-la parte integrante de nossa vida.
Da
mesma forma que a unção sem conhecimento e caráter gera
espiritismo e feitiçaria, o conhecimento sem a unção e caráter
gera pessoas vazias que vivem na letra e na religiosidade.
Respondeu-lhes
Jesus: Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus.
Mateus 22:29
o
qual nos habilitou para sermos ministros de uma nova aliança, não
da letra, mas do espírito; porque a letra mata, mas o espírito
vivifica. 2 Coríntios 3:6
CARÁTER.
A
grande diferença de um grande homem de Deus e um cristão neófito
está na perfeita combinação de carisma, conhecimento e caráter em
níveis profundos e elevados.
Não
basta ter equilíbrio com pouco poder, pouco conhecimento e pouco
caráter. Deus quer que tenhamos equilíbrio através do muito poder,
muito conhecimento e muito caráter em santidade.
Porém,
como se avalia alguém com caráter? Através do Fruto do Espírito
que gera profundos valores éticos e morais! Um cristão que não é
regido pelos frutos e pela integridade desses valores torna-se um
cristão de mau caráter.
22
Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade,
benignidade, bondade, fidelidade, 23 mansidão, domínio próprio.
Contra estas coisas não há lei. Gl.5.22,23.
Também
se avalia alguém com caráter pelo decorrer de toda uma jornada
cristã e não apenas o momento em que tal vive. Pois vida cristã é
uma jornada e não um momento de estado espiritual. (O problema das
pessoas que não valorizam o caráter é buscam avaliar apenas o
presente estado espiritual de uma pessoa e não um todo).
Por
isso, para saber acerca do caráter de uma pessoa busca-se todo um
histórico de sua vida: como foi o grau e legitimidade de sua
conversão e como tem levado toda a sua vida cristã. E isso não é
uma questão do sujeito estar avivado por alguns dias, mas um
histórico de vida cristã.
6
não seja neófito, para não suceder que se ensoberbeça e incorra
na condenação do diabo. 7
Pelo contrário, é necessário que ele tenha bom testemunho dos de
fora, a fim de não cair no opróbrio e no laço do diabo. 1
Tm.3.6,7.
O
que é um neófito? Neófito é um novato na fé e na vida cristã.
Como podemos avaliar quem é neófito? Através do tempo e maturidade
de vida cristã.
Isso
é, para alguns, neófito representa alguém com três meses de
conversão, outros acham que um neófito é quem não alcançou dois
anos de conversão, outros pensam que seja cinco anos; mas alguns
renomados escritores cristãos afirmam que se trata de no mínimo dez
anos de uma vida inculpável diante dos homens e de Deus.
CONCLUSÃO.
Sim,
cristianismo é a combinação equilibrada e elevada desses três
fatores: carisma, conhecimento e caráter na vida de um cristão
durante toda sua trajetória de vida.
APELO.
Quantos
querem viver esse nível de vida espiritual?