Juízes 12.1. Então os homens de Efraim se congregaram, passaram para Zafom e disseram a Jefté: Por que passaste a combater contra os amonitas, e não nos chamaste para irmos contigo? Queimaremos a fogo a tua casa contigo. 2. Disse-lhes Jefté: Eu e o meu povo tivemos grande contenda com os amonitas; e quando vos chamei, não me livrastes da sua mão. 3. Vendo eu que não me livráveis, arrisquei a minha vida e fui de encontro aos amonitas, e o Senhor mos entregou nas mãos; por que, pois, subistes vós hoje para combater contra mim? 4. Depois ajuntou Jefté todos os homens de Gileade, e combateu contra Efraim, e os homens de Gileade feriram a Efraim; porque este lhes dissera: Fugitivos sois de Efraim, vós gileaditas que habitais entre Efraim e Manassés. 5. E tomaram os gileaditas aos efraimitas os vaus do Jordão; e quando algum dos fugitivos de Efraim dizia: Deixai-me passar; então os homens de Gileade lhe perguntavam: És tu efraimita? E dizendo ele: Não; 6. então lhe diziam: Dize, pois, Chibolete; porém ele dizia: Sibolete, porque não o podia pronunciar bem. Então pegavam dele, e o degolavam nos vaus do Jordão. Cairam de Efraim naquele tempo quarenta e dois mil. 7. Jefté julgou a Israel seis anos; e morreu Jefté, o gileadita, e foi sepultado numa das cidades de Gileade.
1. A FALTA DE MATURIDADE
O que iremos abordar neste sermão vem dos exemplos de virtudes e defeitos do comportamento do povo de Deus, mais especificadamente em seu juiz Jefté, em uma época de grande dificuldade espiritual. E uma destas dificuldade estava na falta de maturidade espiritual.
1.1. A FALTA DE MATURIDADE NO PREPARO
FUNDO HISTÓRICO
O texto narra um evento ocorrido no período entre a saída do povo de Israel do Egito e o período monárquico israelita. Ocorre especificamente no período dos juizes de Israel entre 1.350 a 1.100 a.C. Neste período da história, o texto relata a chamada de Deus a Jefté, um homem rude, filho de uma gileadita, que Deus comissiona para trazer libertação a Israel de seus opressores.
1.2. OS VOTOS EXÓTICOS COMO SINTOMA DE DESPREPARO
Ao narrar este ponto do sermão, quero salientar aqui que meu propósito não é criticar e sim, de alguma maneira trazer o povo de Deus novamente a sobriedade e pureza da Palavra de Deus.
Jz.11.29-31. 29. Então o Espírito do Senhor veio sobre Jefté, de modo que ele passou por Gileade e Manassés, e chegando a Mizpá de Gileade, dali foi ao encontro dos amonitas. 30. E Jefté fez um voto ao Senhor, dizendo: Se tu me entregares na mão os amonitas, 31. qualquer que, saindo da porta de minha casa, me vier ao encontro, quando eu, vitorioso, voltar dos amonitas, esse será do Senhor; eu o oferecerei em holocausto.
Jefté acolhe ao chamado fazendo um voto louco ao Senhor, muitas vezes tomamos atitudes e fazemos votos exóticos por causa de nosso despreparo.
Meus irmão, a Bíblia nos orienta a pensarmos muito bem antes de fazer qualquer voto tolo,
Ec.5.1-5. 1. Guarda o teu pé, quando fores à casa de Deus; porque chegar-se para ouvir é melhor do que oferecer sacrifícios de tolos; pois não sabem que fazem mal. 2. Não te precipites com a tua boca, nem o teu coração se apresse a pronunciar palavra alguma na presença de Deus; porque Deus está no céu, e tu estás sobre a terra; portanto sejam poucas as tuas palavras. 3. Porque, da multidão de trabalhos vêm os sonhos, e da multidão de palavras, a voz do tolo. 4. Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo; porque não se agrada de tolos. O que votares, paga-o. 5. Melhor é que não votes do que votares e não pagares.
A Bíblia chama isto de sacrifícios de tolos, e por duas razões é considerado sacrifício de tolos, a primeira, por não saberem o que fazem, e a segunda, por fazer mal, escandalizando o próprio evangelho.
Agimos e fazemos votos estranhos como forma de obter a aprovação divina, levando-nos a fazermos coisas que nos deixam até ridículos e estranhos aos demais e inclusive escandalizam o próprio evangelho do Senhor Jesus.
1.3. AS OBSTINAÇÕES COMO SINTOMA DE DESPREPARO
O maior problema destes sacrifícios, não é o voto em si, porém o fato de que o maior sacrifício que eles fazem é o sacrifício do bom senso. A fé vai além da nossa razão, e devemos ter isto como base de fé para nossa vida, porém em muitos aspectos da vida, a fé não é contra o bom senso, pelo contrário, o bom senso colabora com a fé. É o culto racional de Rm.12.1,2.
Jz.11.34,35. 34. Quando Jefté chegou a Mizpá, à sua casa, eis que a sua filha lhe saiu ao encontro com adufes e com danças; e era ela a filha única; além dela não tinha outro filho nem filha. 35. Logo que ele a viu, rasgou as suas vestes, e disse: Ai de mim, filha minha! muito me abateste; és tu a causa da minha desgraça! pois eu fiz, um voto ao Senhor, e não posso voltar atrás.
E quando agimos impensadamente, ainda temos oportunidade de retroceder, porém quando nos tornamos obstinados, realmente sacrificamos o próprio bom senso, e isto não agrada a Deus.
1.4. DEUS QUER USAR A TODOS, INCLUSIVE OS DESPREPARADOS, A DIFERENÇAS ESTÃO NOS RESULTADOS.
Deus por intermédio de Jefté e de suas ações bélicas fez grandes proezas e livrou Israel do jugo dos amonitas. Porém, a continuidade de seu ministério foi um desastre. Vejamos:
2. A FALTA DE MATURIDADE NOS RELACIONAMENTOS
2.1. O PRECONCEITO
Após a vitória, a tribo de Efraim vem a Jefté questionar o porque de não o convocarem para a guerra contra a os Amonitas, expressando palavras jocosas e preconceituosas em relação a tribo de Gileade, tribo de Jefté. Este porém responde com uma ação bélica perseguindo e matando os sobreviventes da batalha entre os Gileaditas e os Efraimitas.
Para descobrir entre os sobreviventes quem era de fato Efraimita, Jefté usou de um recurso lingüístico que diferenciava o dialeto efraimita dos gileaditas. A palavra chave era CHIBOLETE o qual, os efraimitas diziam: SIBOLETE. E por causa desta variação lingüística caíram de Efraim quarenta e dois mil homens.
2.2. O ORGULHO MINISTERIAL
O fato de sermos bons em algo, não nos dá direito algum de nos acharmos superiores a quem quer que seja. Ainda que Efraim fosse uma boa tribo, todavia não podia se achar a melhor, nem tampouco Gileade. Muitas vezes temos orgulho de nós mesmos ou quem sabe até de nosso ministério. Irmão isto é reprovável aos olhos de Deus.
2.3. A COMPETIÇÃO
Devemos Ter em foco que o nosso maior inimigo é Satanás, e não nossos irmãos; uma das maiores evidência de que estamos fora da direção de Deus, e quando passamos a fazer as coisas com sentimento e motivação de competitividade com base nos irmãos. A maior desgraça em Israel foi quando as tribos começaram a lutar contra si. Recebendo total desaprovação divina.
Como está a motivação de seu coração?
3. HUMILDADE COMO DEMONSTRAÇAO DE MATURIDADE
3.1. A HUMILDADE SE VÊ NA DIPLOMACIA
Juízes 8 1. Então os homens de Efraim lhe disseram: Que é isto que nos fizeste, não nos chamando quando foste pelejar contra Midiã? E repreenderam-no asperamente. 2. Ele, porém, lhes respondeu: Que fiz eu agora em comparação ao que vós fizestes? Não são porventura os rabiscos de Efraim melhores do que a vindima de Abiezer? 3. Deus entregou na vossa mão os príncipes de Midiã, Orebe e Zeebe; que, pois, pude eu fazer em comparação ao que vós fizestes? Então a sua ira se abrandou para com ele, quando falou esta palavra.
Vemos no texto acima da Palavra, que não fora a primeira vez que os efraimitas questionaram as atitudes bélicas de um herói de Israel, o mesmo fato ocorreu também com Gideão, porém este usou da diplomacia para solucionar o problema com os efraimitas. O que não fora com Jefté, devida a sua rudez, este usou do recurso da força para resolver a situação.
3.2. O RECONHECIMENTO DE MATURIDADE PELA SIMBOLOGIA DO TRIGO
Jo.12. 24. Em verdade, em verdade vos digo: Se o grão de trigo caindo na terra não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto. 25. Quem ama a sua vida, perdê-la-á; e quem neste mundo odeia a sua vida, guardá-la-á para a vida eterna.
O trigo quando amadurece ou chove ele tem a tendência de se curvar o joio não.
3.3. O ORGULHO MINISTERIAL, O IMPECILHO PARA O AVIVAMENTO
Nesses dias Deus tem falado comigo que um dos principais impecilhos para o avivamento é que o povo de Deus tem andado com orgulho ministerial, todos acham ou esperam que sejam eles que trarão o avivamento, buscam o “copyright” do avivamento. E o simples fato de se acharem os instrumentos principais para o avivamento, é o fator que os desqualifica para o mesmo.
3.4.DEVEMOS VALORIZAR QUE DEUS VALORIZA
Mt.11. 25. Naquele tempo falou Jesus, dizendo: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos. 26. Sim, ó Pai, porque assim foi do teu agrado.
O coração de Deus está nos humildes, devemos também amar os humildes de espírito. Devemos estimá-los como Deus estima; muitas vezes somos fascinados pelos valores do mundo, e estimamos justamente que Deus abomina, os orgulhosos.
3.5. OS ORGULHOSOS TEM A TENDÊNCIA DE SE ESPELHAR NOS ORGULHOSOS
Tenho percebido nestes anos de cristianismo uma situação real que ocorre no meio do povo evangélico. É o fato de os arrogantes buscarem e procurarem imitar outros arrogantes em suas excentricidades, manias e tendências.
Passamos vários anos ensinando a pessoa a ser humilde, ter uma compostura de humildade, pensamos que o sujeito aprendeu. Até o dia em que este, vê pela televisão, ou vai a um culto, ou presencia de alguma forma, um pregador que avulta algo importante para si, fazendo gestos ou tomando jargões arrogantes, PRONTO, como num simples relance, este irmão absorve toda mania ou tendência que o fulano fez. E isto se torna modinha na igreja. Então estabeleci uma proposição em meu coração.
“Como é difícil para a pessoa que tem a vaidade em seu coração aprender os passos da humildade; e como este é susceptível a vaidade e a arrogância de seus próprios sentidos. Basta uma só contemplada para um homem vaidoso e este já aprende, pois seu coração está inclinado a isto”
Jó 27. 12. Eis que todos vós já vistes isso; por que, pois, vos entregais completamente à vaidade? 13. Esta é da parte de Deus a porção do ímpio, e a herança que os opressores recebem do Todo-Poderoso:
Jó.35. 12. Ali clamam, porém ele não responde, por causa da arrogância os maus. 13. Certo é que Deus não ouve o grito da vaidade, nem para ela atentará o Todo-Poderoso.
Sl.24. 3. Quem subirá ao monte do Senhor, ou quem estará no seu lugar santo? 4. Aquele que é limpo de mãos e puro de coração; que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente. 5. Este receberá do Senhor uma bênção, e a justiça do Deus da sua salvação. 6. Tal é a geração daqueles que o buscam, daqueles que buscam a tua face, ó Deus de Jacó.
Sl.51. 16. Pois tu não te comprazes em sacrifícios; se eu te oferecesse holocaustos, tu não te deleitarias. 17. O sacrifício aceitável a Deus é o espírito quebrantado; ao coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus.
4. O TRATAR DE DEUS PARA O AMADURECIEMENTO
4.1. OS CONFLITOS DE RELACIONAMENTO
Entendemos também que Deus estava usando até a própria rudez de Jefté para disciplinar uma tribo que já tinha sido admoestada de sua grave falha de questionar atitudes de Deus, e suas autoridades, que trouxeram livramento para a nação de Israel. Nesta segunda vez, Deus utiliza da disciplina de forma mais rigorosa.
4.2. O IRACUNDO
Pv.19. 19. Homem de grande ira tem de sofrer o castigo; porque se o livrares, terás de o fazer de novo.
4.3. A EXCLUSÃO DO CORPO OU A MORTE NO CORPO
Em alguns aspectos, o crente despreparado, ou com conflitos de relacionamento, pode por força do próprio corpo de Cristo, ser rejeitado, todavia, isto com muitos sofrimentos e até feridas no mesmo.
5. DEUS PROCURA EM NÓS FEIXES MADUROS
5.1. CRENTES CHIBOLETE - LEXICOLOGIA DA PALAVRA
O vocábulos CHIBOLETE tem a sua origem verbal de SHABAL que significa ”crescer ; ir para cima”, e daí então, derivou-se a idéia de produzir feixe de espigas; ou florescer plenamente.
Deste verbo se originou a palavra CHIBOLETE que é o particípio substantivado desta raiz verbal. CHIBOLETE representa um feixe de espiga ou um ramo. Sendo basicamente usado para trigo ou cevada, daí a colheita do trigo em feixes ou espigas de milho.
A palavra SIBOLETE não tem significação lexicográfica, nos melhores dicionários hebraicos, aparece apenas sendo descrito como uma variação lingüística de Chibolete. Sendo que, na palavra Chibolete é usada o caracter SHIM ao passo que na palavra Sibolete é usado o caracter SAMEK.
Em muitas línguas existe esta variação lingüistica das sibilantes, como por exemplo, no caso do português entre pronunciação sulista e a carioca. Da mesma forma podemos encontrar também no espanhol entre os Ibéricos e os Americanos. Os ibéricos apresentam uma sibilante guturalizada como os gileaditas ao passo que o centro-americanos apresentam uma sibilante enfática.
Cremos portanto, que a questão espiritual desta palavra CHIBOLETE não estava na sua pronunciação, embora tenha sido isto que tenha ocasionado o suplício dos efraimitas; e sim, no seu significado, Deus estava procurando encontrar frutos maduros entre os efraimitas e não estava encontrando, para galgar um grau em sua comunhão com Deus, em estágio de maturidade. Vejamos outras referências da palavra Chibolete que corroboram com esta argumentação.
6. DEUS NOS DÁ UM TEMPO PARA AMADURECERMOS E FRUTIFICARMOS
Gn.41.5-7 5. Depois dormiu e tornou a sonhar; e eis que brotavam dum mesmo pé sete espigas cheias e boas. 6. Após elas brotavam sete espigas miúdas e queimadas do vento oriental; 7. e as espigas miúdas devoravam as sete espigas grandes e cheias. Então Faraó acordou, e eis que era um sonho.
O texto de gênesis narra a história de José e o sonho do faraó, onde neste sonho, demostra que o significado de sete espigas representa bênçãos de Deus ao homem e um período de tempo.
Jó.24.22-24 22. Todavia Deus prolonga a vida dos valentes com a sua força; levantam-se quando haviam desesperado da vida. 23. Se ele lhes dá descanso, estribam-se, nisso; e os seus olhos estão sobre os caminhos deles. 24. Eles se exaltam, mas logo desaparecem; são abatidos, colhidos como os demais, e cortados como as espigas do trigo.
A palavra de Deus aqui enfatiza a argumentação anterior pois quando Deus encontra valentes, a estes, Ele prolonga a vida, quando não encontra virtude neles, então colhe como feixes de trigo.
Is.17.5,6 5. E será como o segador que colhe o trigo, e que com o seu braço sega as espigas; sim, será como quando alguém colhe espigas no vale de Refaim. 6. Mas ainda ficarão nele alguns rabiscos, como no sacudir da oliveira: duas ou três azeitonas na mais alta ponta dos ramos, e quatro ou cinco nos ramos mais exteriores de uma árvore frutífera, diz o Senhor Deus de Israel.
Is.27.11-13. 11. Quando os seus ramos se secam, são quebrados; vêm as mulheres e lhes ateiam fogo; porque este povo não é povo de entendimento; por isso aquele que o fez não se compadecerá dele, e aquele que o formou não lhe mostrará nenhum favor. 12. Naquele dia o Senhor padejará o seu trigo desde as correntes do Rio, até o ribeiro do Egito; e vós, ó filhos de Israel, sereis colhidos um a um. 13. E naquele dia se tocará uma grande trombeta; e os que andavam perdidos pela terra da Assíria, e os que foram desterrados para a terra do Egito tornarão a vir; e adorarão ao Senhor no monte santo em Jerusalém.
Os textos de Isaías reforçam a idéia de Deus procurando trigos maduros, caso contrário lança a ceifa como juízo dos iníquos. Os ramos que não estão bons a semelhança do sonho de faraó em gênesis, servem para serem lançados no fogo. Porém aqueles que demonstram bons frutos serão colhidos pelo Senhor para seu louvor e glória e serão levados para um lugar de descanso e regozijo.
Argumento fortemente corroborado com as mensagens do Novo Testamento, através dos ensinamentos de João Batista e de nosso Senhor Jesus Cristo.
Mt.3.8,10,12. 8. Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento,... 10. E já está posto o machado á raiz das árvores; toda árvore, pois que não produz bom fruto, é cortada e lançada no fogo... 12. A sua pá ele tem na mão, e limpará bem a sua eira; recolherá o seu trigo ao celeiro, mas queimará a palha em fogo inextinguível.
Zc.4.11-14. 11. Falei mais, e lhe perguntei: Que são estas duas oliveiras à direita e à esquerda do castiçal? 12. Segunda vez falei-lhe, perguntando: Que são aqueles dois ramos de oliveira, que estão junto aos dois tubos de ouro, e que vertem de si azeite dourado? 13. Ele me respondeu, dizendo: Não sabes o que é isso? E eu disse: Não, meu senhor. 14. Então ele disse: Estes são os dois ungidos, que assistem junto ao Senhor de toda a terra.
Da mesma forma Deus sabe honrar e valorizar a quem o teme, é o caso destes dois raminhos de oliveira que representa dois ungidos de Deus. E como no caso de Davi, homem de Deus, veja.
2 Sm.25.29,30. 29. Se alguém se levantar para te perseguir, e para buscar a tua vida, então a vida de meu senhor será atada no feixe dos que vivem com o Senhor teu Deus; porém a vida de teus inimigos ele arrojará ao longe, como do côncavo de uma funda. 30. Quando o Senhor tiver feito para com o meu senhor conforme todo o bem que já tem dito de ti, e te houver estabelecido por príncipe sobre Israel,
7. AVALIAÇÃO PESSOAL
· Qual é o nível de maturidade de nossas conversas? Ou passamos a maior parte do tempo falando da vida de outros?
· Temos falado ou vivido na mentira?
· Guardamos alguns pecados de estimação?
· Você não consegue se libertar de velhos hábitos errados?
· Passa ano e sai ano e você não consegue amadurecer emocionalmente? Esta sempre envolvido nos mesmos probleminhas e nas mesmas queixas?
Dn.5. 24. Então dele foi enviada aquela parte da mão que traçou o escrito. 25. Esta, pois, é a escritura que foi traçada: MENE, MENE, TEQUEL, UFARSlM. 26. Esta é a interpretação daquilo: MENE: Contou Deus o teu reino, e o acabou. 27. TEQUEL: Pesado foste na balança, e foste achado em falta. 28. PERES: Dividido está o teu reino, e entregue aos medos e persas.
CONCLUSÃO
Sendo assim, podemos concluir que Deus procura trigos maduros; todos nós temos um período de tempo nesta terra. No devido tempo, Deus vem procurar frutos em nossa vida. Os feixes que não estão bons, como na parábola do joio e do trigo Mt.13.24-30, vão ser separado dos demais. Porém, Deus sabe honrar e valorizar a quem o teme, aqueles que demonstram bons frutos serão colhidos pelo Senhor para seu louvor e glória e serão levados para um lugar de descanso e regozijo.