7 Que formosos são sobre os montes os pés do que anuncia as boas-novas, que faz ouvir a paz, que anuncia coisas boas, que faz ouvir a salvação, que diz a Sião: O teu Deus reina! 8 Eis o grito dos teus atalaias! Eles erguem a voz, juntamente exultam; porque com seus próprios olhos distintamente vêem o retorno do SENHOR a Sião.
Nestes últimos tempos Deus tem falado sobre evangelismo conosco de várias formas usando seus pregadores. Deus usou Pr. Samir em seus dois últimos sermões, Pra. Débora pregou com propriedade sobre Betsaida, que significa: Casa da Pesca. Também preguei acerca de Evangelistas de Valor; o qual, honrei as pessoas do ministério do Evangelismo. Agora, quero falar sobre as estratégias de evangelização.
PROPÓSITO:
Uma das poucas coisas que como Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo podemos realizar aqui em terra do qual não faremos no céu é a evangelização. Tantas coisas que lá no céu faremos tem igualmente uma capacidade de realização terrena como: adoração, meditação na Palavra, escutar uma pregação e até praticar boas obras. Porém, anunciar ao perdido as Boas-novas de salvação ocorre apenas enquanto estivermos neste mundo.
Desta forma, podemos inferir ao tema que uma das principais razões pelo qual não somos transladados quando aceitamos a Cristo e assim estamos condicionados neste mundo é o fato de que temos uma Obra nesta terra. E sem dúvida, esta obra esta correlacionada a evangelização.
Poderá haver outras razões pelo qual permanecemos neste mundo como provação espiritual, aperfeiçoamento de caráter e etc. Mas não penso que sejam estas a razão principal pelo qual somos mantidos aqui, exceto o evangelismo e a expansão do Reino de Deus.
Assim, se conjecturarmos que o evangelismo é uma das principais razões pelo qual somos mantidos nesta terra; Logo, deveríamos tratar com muito mais importância o papel da evangelização efetuada por parte da Igreja.
Isto não desmerece o ardo esforço que os evangelistas tem realizado pelo planeta. Louvado seja Deus pelo ministério Evangelista, porque foi por meio dele foi que o evangelho chegou até nós.
Mas, remete-nos a uma responsabilidade ainda maior no papel coletivo da igreja de anunciar o Evangelho. Bem como, averiguar com honestidade a eficácia de nosso esforço e táticas no cumprimento desta função.
1. ANÁLISE SOBRE NOSSA ABORDAGEM EVANGELÍSTICA.
Venho aqui nesta nos apresentar de maneira madura e avaliarmos se nossa forma de evangelismo tem sido efetiva ou se ainda podemos aprimorar. Sem dúvida, desde de que surgiu o movimento pentecostal houve um extraordinário crescimento do evangelho.
Pois na comemoração do centenário do pentecostalismo comemora-se a evangelização de 10% do mundo. Ou seja, somos cerca de 600 milhões de pentecostais. Enquanto que os demais 20% são cristãos católicos ou nominais dos 30% de cristãos no mundo. Isto é, em 100 anos fizemos o que levara-se 2.000 anos para os tradicionais fazerem.
Todavia, resta 20% que precisam ser devidamente orientados acerca da genuína fé cristã e outros 70% que precisam ser alcançados.
Creio que parte desta vitória tem haver com o poder do Espírito Santo. E com certeza, caberá também a cooperação do Espírito Santo a continuidade desta obra. Venho aqui nesta noite encorajá-los e dizer que a unção do Senhor Jesus Cristo permanece convosco que os milagres de Deus vos acompanha.
O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos, Lucas 4:18
O Espírito Santo se alegra em ser cooperador de vossa proclamação. Quero estimulá-los a ser usados pelo poder do Espírito Santo; sim, continue nesta ousadia e estenda suas mãos que o Espírito Santo fará milagres através de vocês.
2. NECESSIDADE DE NOVAS ESTRATÉGIAS DE EVANGELIZAÇÃO.
A evangelização de Jesus consistia em falar do do Reino dos céus e do Pai, conduzindo pessoas a Ele. Evangelizar é conduzir pessoas a Deus por meio de Jesus.
6 Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim. 7 Se vós me tivésseis conhecido, conheceríeis também a meu Pai. Desde agora o conheceis e o tendes visto. 8 Replicou-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta. 9 Disse-lhe Jesus: Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não me tens conhecido? Quem me vê a mim vê o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai? Jo.14.6-9.
Entretanto, a medida que a sociedade se transforma e adequada a sua realidade surge novos desafios no tocante ao alcance destes que ainda não foram alcançados. Entendemos que o Evangelho permanece tendo o mesmo poder para libertação do homem tal qual libertara no passado. Jesus continua sendo a mesma solução divina com relação a salvação e problemas com o pecado. Mas nossa abordagem precisa ser atualizada.
O fruto do justo é árvore de vida, e o que ganha almas é sábio. Provérbios 11:30
Eu comparo como um remédio que continua tendo propriedade ativa curadora sobre uma enfermidade, mas de tempos em tempos precisa trocar o frasco para continuar comercial; semelhantemente nosso evangelho precisa de uma abordagem atualizada para estar ao encontro das necessidades contemporâneas.
Logo, somos estimulados, motivados, animados, encorajados, impelidos, impulsionados, comissionados, delegados, enviados e recompensados a testemunhar.
3. ESTRATÉGIAS EVANGELÍSTICAS.
Tu, porém, sê sóbrio em todas as coisas, suporta as aflições, faze o trabalho de um evangelista, cumpre cabalmente o teu ministério. 2 Timóteo 4:5
Assim, quero exemplificar e sugerir 19 táticas de evangelização, algumas são clássicas outras inovadoras, vejamos:
- Evangelização na Simplicidade: O evangelho precisa ser abordado de forma simples, devemos descomplicar o evangelho sem perder sua profundidade. Quanto a isto, não devemos ser superficiais.
- Evangelismo por Impressos: Ter sempre uma Bíblia ou folhetos (atualizados). E temos estimulados a evangelizar nas ruas, pregar para os transeuntes das ruas, cuidado para não ser inoportuno.
- Evangelismo de Presença: Usar camisetas evangelísticas, adesivos nos carros, enfim, marcar nossa presença, mesmo sendo ainda poucos, todavia, conhecidos.
- Evangelismo de Testemunho: Testemunhar o que Deus fez nas nossas vidas, assim vieram boa parte de família e tem trazido muitos outros para Jesus.
- Evangelismo por Mobilização: Sempre trazer consigo um conhecido ou um amigo nos cultos, conseguir mobilizar pessoas para casa de Deus.
- Evangelismo no Trabalho: Se possível abrir as portas do trabalho para pequenos cultos ou orações.
- Evangelismo por cursos profissionalizantes ou ação social: Se você tem uma qualificação profissional disponha par o Reino, pela evangelização pela ação social.
- Evangelismo pelo amor e doação: Testemunho do pastor de Curitiba que doou sua cama. Pagar um preço em testemunhar do evangelho demonstrando o amor de Jesus.
- Evangelização por Necessidades: Devemos constantemente se envolver na necessidade das pessoas conduzindo as a Cristo. Testemunho da escrava de Naamã.
- Evangelização por recuperação de tóxico dependentes: Ajudar aqueles que depende do poder de Deus para libertação.
- Evangelismo nos Hospitais e asilos: Deus abençoa quem se importa pelo necessitado. Não esquecer do doente, orfão e viuva.
- Evangelização da vizinhança: Abra uma Casa-Luz e traga muitas vidas para Jesus oportunizando sua casa como local de salvação.
- Evangelismo pela Informática e Internet: Compartilhar o amor de Jesus na internet, coloque dizeres evangelístico em suas redes sociais, envie e-mail evangelístico, divulgue nosso site: Exemplo de Josie SP.
- Aproveito o ensejo para comunicar o desenvolvimento de um CD específico para evangelismo, com uma música de abertura, uma mensagem de 15 minutos, uma oração de aceitação e uma musica de entrega. Pra. Débora desenvolverá este produto, converse e encomende com ela.
- Evangelismo por Cds de mensagem para evangelizar, como ferramenta de levar o amor de Jesus.
- Evangelismo pelas Artes: Creio que Deus criou as artes como teatro, dança, pintura e outras para podermos expressar nossa fé e também proclamar a salvação que há na pessoa de Jesus Cristo.
- Evangelismo pela Música: A música é uma poderosa ferramenta de identificação cultural, por meio dela comunicamos culturalmente e apresentamos uma mensagem, desta forma, podemos utilizá-la na sua mais nobre função, a adoração, e igualmente, no evangelismo. Todavia, temos que ser prudentes e escolhermos bem o estilo musical, para não se tornarmos inoportunos. Ex: A música inapropriada no ônibus e os ensaios de rock em casa.
- Evangelismo por Presente: Dona Bertha prepara uma Bíblia como presente e propositadamente deixa o pacote em local público. Pessoas por curiosidade levam para casa.
- Evangelismo Personalizado: Beatriz teve a ideia de dar uma Bíblia personalizada para uma colega, tal colega ficou maravilhada como o presente.
Irmãos, particularmente, gostaria de ter esta criatividade que estes amados têm, mas admiro e assim honro-os por este esforço.
4. ABORDAGEM EVANGELÍSTICA.
Jamais devemos esquecer de pedir ao Espírito Santo graça para evangelizar buscar extroversão e espontaneidade, pois devemos falar de Jesus para que quer que seja e não se intimidar. Exemplo de ousadia.
Devemos possuir perseverança na evangelização que através de nosso testemunho perseverante ganharemos toda a família para Jesus e seremos uma coluna familiar.
Devemos ser constantemente simpáticos e através da alegria contagiante, isto é, através de seu carisma e alegria compartilha do amor de Jesus a muitos. Ninguém gosta de crente carrancudo e fechado. Exemplo de um jovem ganhador de almas.
CONCLUSÃO:
Assim, amados que possamos seguir seus exemplos e testemunhar deste amor maravilhoso de Jesus e reconhecer que estas estratégias como um todo são válidas na proclamação do Evangelho.
Gostaríamos que aproveitássemos o momento onde você pudesse buscar do Senhor e sugerir uma nova abordagem de evangelismo. Ficaremos contentes em descobrir que Deus pode te dar um talento e uma nova forma de evangelizar. Por favor, escreva-nos acrescentando sua contribuição. Muito Obrigado.