Escutarei o que Deus, o SENHOR, disser, pois falará de paz ao seu povo e aos seus santos; e que jamais caiam em insensatez. Sl 85:8
PROPÓSITO
O intuito deste sermão visa alertar nossos corações ao temor a Deus. Que através de sua misericórdia alcancemos seu favor e venhamos a escapar de nossas próprias tolices, a fim de que recebamos herança completa. Não é nosso desejo criticar pessoas pelos seus erros, nem apontá-los, conforme Mt.5.22; mas alertá-los com propósito que tais recebam em ocasião oportuna arrependimento para escapar das tolices. Assim, oramos: Senhor! Ajuda-nos a não cometer tolices.
A vontade de Deus para cada um de nós é que todos venham aprender da Palavra como fugir da insensatez e alcançar o entendimento espiritual das promessas de Deus para nossas vidas. Quanto maior nosso nível de autoridade e responsabilidade maiores serão as consequências de nossas tolices sobre nós e nossos liderados, quer seja, no trabalho, na igreja ou família. De forma que não podemos errar.
INTRODUÇÃO
Todo homem possui uma espécie de "consciência moral", que constantemente avalia e julga suas ações para saber se são boas ou más; Todavia, através da queda, a insensatez ficou apegada ao ser humano; todos nascem com a inclinação a pecado e para as coisas tolas e erradas. E desde lá o homem tem lutado para livrar-se da insensatez.
Todo ser humano pratica tolices. Parece ser da natureza caída do homem a prática de tolices. O homem é propenso a cometer tolice como a pedra é propensa a cair no chão pela lei da gravidade. Nós somos inclinados a praticar coisas tolas como a água é inclinada a seguir o curso mais profundo de uma superfície.
Não há um homem sequer que não tenha praticado tolices. Não se trata aqui se haveremos de praticar coisas tolas, mas, o quanto destas coisas tolas nós poderemos evitar.
EXEMPLOS DE TOLICES NA BÍBLIA
Exceto Jesus, todos os homens praticaram coisas tolas, evidentemente, quando os exemplificamos não estamos, de fato, acusando-os, pelo contrário, nosso pensamento é que se tais que foram homens de Deus fizeram coisas tolas o que sobrará para nós que somos passíveis de mais paixões. Vejamos:
ü Abraão cometeu tolice e teve herança dividida. Ismael filho de Hagar.
ü Moisés cometeu tolice perdeu o direito de entrar na terra. O bater na rocha com o bordão.
ü Josué cometeu tolice e repartiu herança com os gibeonitas.
ü Saul cometeu tolices e perdeu o reinado.
ü Davi cometeu tolices com Bate-Seba e perdeu parte da família.
ü Pedro cometeu tolice em negar Jesus e por pouco não perde a fé.
ü Judas cometeu tolice e arruinou sua vida.
ü Adão cometeu a maior tolice de todos os tempos.
Pecado não é somente transgressão de lei; uma ofensa a Deus ou injustiça contra o próximo. Mas, todo pecado trata-se de uma grande tolice e toda tolice é pecado!
Infelizmente, a cada coisa tola que fizeram, de alguma maneira esta tolice restringiu algo em sua benção ou herança. REPITA: Cada atitude tola que tomo restringe minha benção e herança.
Assim, podemos constatar que em cada tolice praticada nós perdemos algo de nossa herança. As consequências da tolice são cruéis e implacáveis, não faz acepção de pessoas, sexo ou classe social. Qualquer que cometer tolices terá que pagar por suas consequências. O prazer momentâneo, seja qualquer que for a tolice não transporá o sentimento de dor causada pela sua consequência.
Todo prudente age com conhecimento, mas o tolo espraia a sua loucura. Pv 13:16
O prudente vê o mal e esconde-se; mas os simples passam adiante e sofrem a pena. Pv 22:3
Pelos meus anos de ministério pastoral, no sentido de aconselhar pessoas com o propósito de evitá-las de cometer tolices, eu percebi algo: Como é difícil aconselhar alguém a não cometer tolice. Simplesmente as pessoas cismam em fazer coisas tolas. Não importa o quanto você as convença de fazer o contrário. Estas pessoas, fatalmente, cometerão coisas tolas, se não hoje, talvez no ano que vem.
Ainda que pisasses o tolo com uma mão de gral entre grãos de cevada pilada, não se iria dele a sua estultícia. Pv 27:22
A tolice nasce desde o coração da criança. Você pode perceber que isso é algo espiritual, pois, a criança constantemente se relaciona e comunica-se com seus pais, às vezes, a ponto de tornar-se inoportuna. Porém, quando uma criança está para cometer uma travessura, esta se cala e no silêncio pratica a tolice. Os pais só descobrem que tal criança fez travessura após a arte consumada.
A estultícia está ligada ao coração da criança, mas a vara da disciplina a afastará dela. Pv 22:15
Da mesma forma, uma ovelha ou uma pessoa fiel ao pastoreio insistentemente vem pedir conselho o seu pastor, às vezes, torna-se inoportuna no sentido de pedir explicação até para sonhos de barriga cheia. Mas, é inacreditável que a mesma pessoa ao ato de cometer uma tolice, tal não busca conselho de seu pastor, simplesmente pratica a tolice e depois vem buscar ajuda na hora de suas consequências. Nossa pergunta sempre é e será: Por que você não procurou conselho! Isto é bem coisa do demônio.
PERIODICIDADE ESPIRITUAL NAS TOLICES
Tenho percebido que algumas pessoas trazem consigo certa periodicidade na prática de tolices. Algumas pessoas levam cerca de cinco anos para cometer coisas tolas, outras, por conseguinte, praticam tolices a cada dois anos, há algumas, que cometem uma tolice por ano e existem aqueles que temos que vigiar todos os meses.
Para estas pessoas, não importa o quanto o que você a ajude, o que você poderá fazer será apenas atrasar tal pessoa de cometer tolices.
Exemplo de uma família tola. Certa vez aconselhava e pastoreava uma família, tal família tinha um membro temente a Deus. A cada seis meses tínhamos que ir àquela família e aconselhá-los a não praticarem tolices. Lembro-me que a grande preocupação daquele membro mais velho, o qual, era mais espiritual deles, era que sua família não cometesse coisas tolas. Certa vez, este membro que era o mais espiritual veio a falecer, bastou poucos meses para que toda a família cometesse algo tolo. Constatei que o membro espiritual apenas retardou a tolice, mas a família tinha a tolice no coração.
SOMOS MARCADOS PELO QUE FAZEMOS
O Diabo, e as pessoas más e ainda as fofoqueiras tem prazer em marcar as pessoas por suas tolices. Sim, somos lembrados pelas tolices que cometemos. Ex:
“Ei! Aí vai a fulana, que separó do marido para ajuntá-se com um bandido!”. “Oia lá o fulano! Fiqué sabendo que ele deixou do serviço por besteira e agora tá passando fome.” “Tá vendo sicrano! Tô sabendo que foi o maió galinha e pilantra da cidade”. (Uso coloquial do idioma de forma propositada).
Se por um lado, o diabo, faz questão de nos marcar e lembrar de nossos erros, por outro lado, Deus lembra de seus filhos por seus belos feitos.
8 Perguntou ainda o SENHOR a Satanás: Observaste o meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desvia do mal. Jó.1.8.
33 os quais, por meio da fé, subjugaram reinos, praticaram a justiça, obtiveram promessas, fecharam a boca de leões,34 extinguiram a violência do fogo, escaparam ao fio da espada, da fraqueza tiraram força, fizeram-se poderosos em guerra, puseram em fuga exércitos de estrangeiros.35 Mulheres receberam, pela ressurreição, os seus mortos. Alguns foram torturados, não aceitando seu resgate, para obterem superior ressurreição; 36 outros, por sua vez, passaram pela prova de escárnios e açoites, sim, até de algemas e prisões. 37 Foram apedrejados, provados, serrados pelo meio, mortos a fio de espada; andaram peregrinos, vestidos de peles de ovelhas e de cabras, necessitados, afligidos, maltratados 38 (homens dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos, pelos montes, pelas covas, pelos antros da terra. 39 Ora, todos estes que obtiveram bom testemunho por sua fé não obtiveram, contudo, a concretização da promessa, 40 por haver Deus provido coisa superior a nosso respeito, para que eles, sem nós, não fossem aperfeiçoados. Hb.11.33-40.
FATO IMPORTANTE: TOLICE É ALGO ESPIRITUAL!
O fato é que no momento em que alguém pratica tolice, tal pessoa fica como se a razão fosse entorpecida pelo prazer momentâneo ou pela sensação de gratificação da ansiedade a ponto de não discernir o grande erro que está por cometer. Tal pessoa só cai em si quando o erro foi cometido, agora, pois, sendo tarde demais. Isto sem dúvida, é coisa do DEMÔNIO. De fato uma Sina do satanás. Existe, na verdade, uma forma de TENTAÇÃO demoníaca na vontade de cometer tolices, que chega a ser inexplicável.
É por este motivo, pois, que Deus lhes manda a operação do erro, para darem crédito à mentira, 2 Ts 2:11
Existem tolices que parece que a pessoa está fadada ao cometimento. Se não fosse evangélico diria que é um “destino” (rsrsr). Porém, o que parece é que tais pessoas têm uma maldição, ou seja, uma inclinação a fazer bobagens. Deus permite que os homens teimosos pratiquem algumas coisas tolas como forma de seu juízo sobre sua obstinação.
Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos; 4 e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas. 2 Timóteo 4:3,4
A sensação é que tais sentem uma comichão dentro de si que as leva a prática da tolice. Se a família se posiciona contra ou se a igreja se posiciona contra, estas pessoas se opõem a família e deixam a igreja, mas não deixam de praticar a tolice. Eis a razão de muitos saírem da igreja.
O filho sábio alegrará a seu pai, mas o homem insensato despreza a sua mãe. Pv 15:20
Mais profundamente entra a repreensão no prudente do que cem açoites no tolo. Pv 17:10
Assim, urge em nós a preocupação, bem como a oração íntima: “Senhor! Eu não quero e também não posso cometer tolices”.
COMO EVITAR TOLICES
1. PEDIR MISERICÓRIA E FAVOR CONSTANTE.
Devemos ter o entendimento que somente à graça de Deus e seu favor constante que é capaz de nos livra de cometermos bobagem, assim cabe a cada um de buscá-lo diariamente em tremor e temor para que não caiamos em tolices. É a busca diária em Deus que libera o favor a ponto de nos livrar de nossas próprias tolices.
Há um nível e esfera de oração e intercessão que nos protege de fazermos tolices.
2. ANDAR EM ATITUDE CONTINUA DE ARREPENDIMENTO E QUEBRANTAMENTO.
Davi foi um homem que fez muitas coisas erradas, todavia, ele foi chamado homem segundo coração de Deus porque era homem quebrantado e arrependido. Assim conseguiu cumprir a vontade de Deus.
E, tendo tirado a este, levantou-lhes o rei Davi, do qual também, dando testemunho, disse: Achei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que fará toda a minha vontade... Porque, na verdade, tendo Davi servido à sua própria geração, conforme o desígnio de Deus, adormeceu, foi para junto de seus pais e viu corrupção. Atos 13:22,36
Mas, o orgulhoso demonstra fazer coisas tolas porque é bruto.
O que ama a correção ama o conhecimento, mas o que aborrece a repreensão é um bruto. Pv 12:1
3. TER ESPÍRITO ENSINÁVEL.
Uma das características que evidenciam a sabedoria em uma pessoa é o fato de ela possuir o que falamos de espírito ensinável. O que é espírito ensinável? É o ato de uma pessoa estar disposta a receber aprendizado em todos os aspectos de sua vida. A pessoa que possui um espírito ensinável é alguém que esta sempre e em todo o momento procurando extrair lições para sua vida em todas as suas circunstâncias e por meio das mais variadas pessoas.
“O caminho do tolo é reto aos seus olhos, mas o que dá ouvidos ao conselho é sábio.” Pv 12:15
“Tens visto um homem que é sábio a seus próprios olhos? Maior esperança há no tolo do que nele.” Pv 26:12
4. BUSCAR CONSELHO E ANDAR EM OBEDIÊNCIA.
Um dos fatores que dá continuidade a insensatez em uma pessoa é o aspecto deste não buscar o conselho. Ou porque este se acha sábio e não aceita admoestação ou porque não possui um coração ensinável. E de modo contrário, o homem sábio age justamente, de forma oposta, pois este ama o conselho e está sempre aberto seu coração para ouvir a sabedoria dos outros mais experientes e ouvir a voz de Deus.
A diferença entre um sábio e um todo passa a ocorrer no momento em que aquele que tem propensão para se tornar sábio este por sua submissão e obediência aceita a instrução de seus pais. Ao passo que o tolo, apesar de alguns nunca terem tido boa educação paterna, estes também por sua vez, rejeitam estas instruções quando a possuem; sendo assim, o insensato evidencia-se estulto no momento em que não possui ou rejeita a instrução. Este é o diferencial que caracteriza já na formação a distinção entre um sábio e um tolo.
O tolo despreza a correção de seu pai, mas o que observa a repreensão prudentemente se haverá. Pv 15:5
5. INSTRUÇÃO DA CRIANÇA AFUGENTA A TOLICE.
Ao iniciarmos este tópico queremos primeiramente informar que disciplina não significa necessariamente só aplicar a vara; Não! Hoje temos entendido que a melhor educação é o diálogo e o incrementar do nível de esclarecimento da criança, conforme lemos no versículo abaixo, “debaixo de meus olhos te darei conselho”, se em instância primária, isto não funcionar, então vem a aplicação da correção. Isto acontece com o propósito de trazer sensatez a criança.
Instruir-te-ei e te ensinarei o caminho que deves seguir; e, sob as minhas vistas, te darei conselho. Não sejais como o cavalo ou a mula, sem entendimento, os quais com freios e cabrestos são dominados; de outra sorte não te obedecem. Muito sofrimento terá de curtir o ímpio, mas o que confia no SENHOR, a misericórdia o assistirá. Sl.32.8-10
6. BUSCAR ESCLARECIMENTO.
Se quisermos ter um coração sábio, devemos em muitos aspectos devemos nos humilhar e ouvir o que Deus quer falar por meio das circunstâncias e pessoas. Não é assim o insensato, pois este não é acessível ao conselho e rejeita o aprendizado, na verdade, este não tem muita paixão pelo aprendizado em si.
O coração sábio buscará o conhecimento, mas a boca dos tolos se apascentará de estultícia. Pv 15:14
O entendimento, para aqueles que o possuem, é uma fonte de vida, mas a instrução dos tolos é a sua estultícia. Pv 16:22
Tenho presenciado pela experiência pastoral que quanto mais nível de esclarecimento tal pessoa possuir, menor tem sido a complexidade de suas tolices. Uma das razões porque o insensato rejeita o aprendizado é porque dentro dos seus critérios de valores, a sabedoria não é algo que deva ter prioridade. Sendo assim, isto é, não dando prioridade para sabedoria, logo, ele a rejeita.
A sabedoria é o alvo do inteligente, mas os olhos do insensato vagam pelas extremidades da terra. Pv 17:24
Não fales aos ouvidos do tolo, porque desprezará a sabedoria das tuas palavras. Pv 23:9
7. ANDAR COM PESSOAS MADURAS.
Deixai os insensatos, e vivei, e andai pelo caminho do entendimento. Pv 9:6
Anda com os sábios e serás sábio, mas o companheiro dos tolos será afligido. Pv 13:20
MEDITAÇÃO:
· Em nossas relações cotidianas estamos sempre dispostos a receber correção, ou nosso coração não aceita? Qual a sua opinião?
· Que atitude você tem tomado para reprimir a tolice em sua vida?