28 de ago. de 2011

PROPÓSITOS DA FÉ EM HEBREUS 11


INTRODUÇÃO

Ao iniciarmos a leitura do capítulo 11 de Hebreus nos deparamos com algumas coisas relevantes para sua interpretação. Primeiramente, constatamos que o tema central do capítulo é sobre fé, de fato, o autor quer nos ensinar acerca de muitos aspectos importantes sobre fé. O qual será tema e objeto de nossa ministração.

Em segundo ponto, percebemos que existem quarenta versículos, e estes versículos no livro de Hebreus em seu capítulo 11 possuem uma representação, tais representam o “período de tempo de uma geração”, o “período de uma fase ministerial” ou a “fase de nossa provação terrena”. Ex.: Moisés passou por três períodos de 40 anos, assim: Josué, Samuel, Saul, Davi, Salomão e etc. Então, o número quarenta associado ao tema central do capítulo nos leva a conclusão parcial que existe um tempo para provação e aperfeiçoamento terreno de nossa fé, ou seja, enquanto estivermos neste mundo, poderemos e estaremos sendo provados e aperfeiçoados em nossa fé.

Além de o autor expor sobre o termo fé em aspectos gerais, entretanto, através do discorrimento do assunto ele apresenta elementos e conceitos importantes para compreensão e assimilação pormenorizada do tema fé. O autor de Hebreus destaca vários pontos concernentes a fé como: conceitos, a atuação da fé, a aprovação por ela, transmissão e transferência da mesma e sua recompensa. Assuntos que haveremos de aprender através deste sermão:


1.      CONCEITOS SOBRE FÉ

1 Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam a convicção de fatos que se não vêem... A fé esta relacionada ao ato de aguardar ou ter expectativa de algo, a fé é o penhor, isto é, a garantia que algo será efetuado. Ou seja, se você tem fé acerca de alguma coisa, esta mesma fé lhe serve de penhor que tal coisa será realizada. Como posso saber que tal coisa que busco pela fé acontecerá? É simples, você já possui o ticket de confirmação do recebimento que é sua fé
Assim, a fé trás a condição de coisas vindouras para o presente, pois “a fé é”, ou seja, a fé nunca será alguma coisa, pois enquanto nossa expectativa estiver no futuro, não possuímos fé e sim esperança.


2.      ATUAÇÃO DA FÉ EM FAZER O INVISÍVEL TORNAR-SE VISÍVEL

1 ... a convicção de fatos que se não vêem. Um dos propósitos ou modos de operação da fé esta relacionada ao ato de gerar (criar) algo que ainda não possa ser visto de forma natural. Tal coisa passa a existir no mundo espiritual e ser contemplado nele, porém não está visível no mundo natural. Mas, se isto é procedente, então de que maneira isto ocorre?

3  Pela fé, entendemos que foi o universo formado pela palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não aparecem. A fé é utilizada por meio da ativação de palavras, onde o próprio Deus utiliza deste recurso para estabelecer seus propósitos (formação do universo), sempre gerando de uma dimensão invisível para uma visível. Assim, constata-se que a melhor “aplicação da fé” é por meio da citação (confissão) da Palavra de Deus Rm.10.17; 2 Co.4.13. Pois a fé é a linguagem de Deus. Quando utilizamos a Palavra de Deus dentro dos propósitos e anseios estabelecidos pela mesma Palavra, (como dizemos: em linha com a Palavra), colaboramos no processo de “em fé”  executarmos a vontade de Deus e fazer existir seus propósitos.


3.      OBTER BOM TESTEMUNHO: SER APROVADO PELO TIPO DE FÉ QUE APRESENTA.

2  Pois, pela fé, os antigos obtiveram bom testemunho. A bíblia afirma que os que adquirem um determinado nível ou condição de fé, não caducam, pois não envelhecem, mas são chamados de antigos. Cuja postura de fé que adquiriram produziu da parte de Deus uma apreciação através do testemunho de seus posicionamentos. Logo, um bom comportamento realizado em fé produz aprazimento em Deus. É isto que Deus espera de nós neste período de provação e peregrinação terrena de fé. Veja em versículos abaixo exemplos e qualificações deste raciocínio:

4 Pela fé, Abel ofereceu a Deus mais excelente sacrifício do que Caim; pelo qual obteve testemunho de ser justo, tendo a aprovação de Deus quanto às suas ofertas. Por meio dela, também mesmo depois de morto, ainda fala. A fé conduz-nos a praticar o que há de melhor, a transcender a condição normal para excelência, o qual, tal comportamento produz em nós da parte de Deus uma aprovação, cuja duração é eterna. Nós demonstramos este crescimento e aperfeiçoamento de fé muitas atitudes, porém, uma das mais realçam nossas atitudes de fé é nas ofertas.

5  Pela fé, Enoque foi trasladado para não ver a morte; não foi achado, porque Deus o trasladara. Pois, antes da sua trasladação, obteve testemunho de haver agradado a Deus. A fé nos coloca em uma prova de avaliação, cujo propósito final é agradar a Deus. Quem assim o agrada, Deus toma para si. Quem não agradou Deus em fé durante sua vida, Deus rejeita.

6  De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam. A fé tem propósito de agradar a Deus e nos aproximar dEle; a medida que nos aproximamos dele está mesma fé nos mostra ainda mais quem Deus é! Quem assim o faz obtém bom testemunho e é recompensado.

16  Mas, agora, aspiram a uma pátria superior, isto é, celestial. Por isso, Deus não se envergonha deles, de ser chamado o seu Deus, porquanto lhes preparou uma cidade. Existe uma inclinação na fé de deixar de buscar coisas terrenas a fim de buscar as coisas que aos olhos de Deus são primazia que são as coisas celestiais. É necessário que entendamos que aqueles que têm fé agradam a Deus. Mas os incrédulos envergonham a Deus. Existem cristãos que causam vergonha a Deus por sua incredulidade. Uma vez que tais envergonham a Deus, Deus não faz questão de ser seu Deus.


4.      FÉ GERA OBEDIÊNCIA: POSTURA CONDIZENTE COM TIPO DE FÉ

7  Pela fé, Noé, divinamente instruído acerca de acontecimentos que ainda não se viam e sendo temente a Deus, aparelhou uma arca para a salvação de sua casa; pela qual condenou o mundo e se tornou herdeiro da justiça que vem da fé. A fé nos conduz a instrução divina levando a obediência da mesma, mostra o que ainda não era visível, a fé nos proporciona temor a Deus; a fé nos coloca em situação de instrumento de juízo; a fé nos condiciona em sua hereditariedade e consequentemente ao direito de herança (sua casa).

8  Pela fé, Abraão, quando chamado, obedeceu, a fim de ir para um lugar que devia receber por herança; e partiu sem saber aonde ia.  A fé nos leva ao entendimento de nosso chamado e posiciona numa postura de obediência, no propósito de nos direcionar para alcançar a herança, mesmo não tendo muito conhecimento do que é.

22  Pela fé, José, próximo do seu fim, fez menção do êxodo dos filhos de Israel, bem como deu ordens quanto aos seus próprios ossos. A fé leva-nos a apontar esperanças vindouras e preparar o presente de acordo com elas. (pro atividade da fé).


5.      FÉ GERACIONAL OU PORTADORA DE HERANÇA

9  Pela fé, peregrinou na terra da promessa como em terra alheia, habitando em tendas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa; No conceito de hereditariedade da fé, a mesma promessa divina dada nós, pode ser repassada aos nossos herdeiros. Este repasse de fé pode ser feito por “TRANSMISSÃO” sempre dada de via oral, Rm.10.17; 2 Co.4.13. Ou por “TRANFERÊNCIA” concedido por impartição da unção através de uma benção legitimada.

20  Pela fé, igualmente Isaque abençoou a Jacó e a Esaú, acerca de coisas que ainda estavam para vir. A fé nos condiciona a uma dimensão de bênção e apropriação de coisas futuras.

21  Pela fé, Jacó, quando estava para morrer, abençoou cada um dos filhos de José e, apoiado sobre a extremidade do seu bordão, adorou. A fé propicia que tal benção possa ser transferível cuja finalidade seja adoração.


6.      A FÉ PROPORCIONA PROMESSAS INALCANSÁVEIS NA CONDIÇÃO HUMANA

10  porque aguardava a cidade que tem fundamentos, da qual Deus é o arquiteto e edificador. A fé leva-nos aguardar coisas superiores as nossas condições, coisas que só Deus pode realizar.

11  Pela fé, também, a própria Sara recebeu poder para ser mãe, não obstante o avançado de sua idade, pois teve por fiel aquele que lhe havia feito a promessa. A fé nos faz receber poder naquilo que é nossa fragilidade, proporciona superação. A fé nos apresenta e convence da fidelidade divina em cumprir sua promessa.

12  Por isso, também de um, aliás já amortecido, saiu uma posteridade tão numerosa como as estrelas do céu e inumerável como a areia que está na praia do mar. A fé tem poder para da morte fazer surgir vida incontável e imensurável. É inexplicável o poder da fé Mc.9.23.


7.      O AMADURECIMENTO DA FÉ É PROPORCIONADO PELAS OPOSIÇÕES

À medida que observamos as reações contrárias à fé neste mundo nós chegamos a constatação que tudo que ocorre de secular e mundano compete contra a fé, existem várias razões para que a fé seja neutralizada e impeça as pessoas de exercê-la: um dia por que está frio, outro porque está quente, outro porque existe um clássico esportivo, ou por que há uma festividade e etc. Tudo é motivo que impeça a pessoa de intensificar sua fé ou vir ao culto. Porém, quem vence estas oposições elementares adquire um amadurecimento de fé incalculável 1 Pe.1.7.

15  E, se, na verdade, se lembrassem daquela de onde saíram, teriam oportunidade de voltar. OPOSIÇÃO DA TENTAÇÃO. A fé não exclui a possibilidade de “tentação” ao retrocesso, antes, a fé leva-nos a escolha de que devemos manter-se firme em nossa posição.

17  Pela fé, Abraão, quando posto à prova, ofereceu Isaque; estava mesmo para sacrificar o seu unigênito aquele que acolheu alegremente as promessas, OPOSIÇÃO DA PROVA: A fé nos condiciona a um período de “prova”. O fato de acolhermos a promessa independente da intensidade desta não evita a prova que dela será aplicada.

18  a quem se tinha dito: Em Isaque será chamada a tua descendência; 19  porque considerou que Deus era poderoso até para ressuscitá-lo dentre os mortos, de onde também, figuradamente, o recobrou. OPOSIÇÃO DA RESTITUIÇÃO: Quem tem fé crê que Deus é poderoso para recobrar a promessa mesmo quando a mesma parece não ser mais possível.

23  Pela fé, Moisés, apenas nascido, foi ocultado por seus pais, durante três meses, porque viram que a criança era formosa; também não ficaram amedrontados pelo decreto do rei. OPOSIÇÃO DO MEDO: A fé nos livra de todo medo, quem sucumbe ao medo, ainda não possui amadurecimento de fé, quem resiste ao medo aperfeiçoa a fé.

24  Pela fé, Moisés, quando já homem feito, recusou ser chamado filho da filha de Faraó, OPOSIÇÃO PELA RENÚNCIA: A fé nos obriga a posições de renúncia. Devemos aprender a abrir mão de certas coisas pela fé.

25  preferindo ser maltratado junto com o povo de Deus a usufruir prazeres transitórios do pecado; OPOSIÇÃO DOS PRAZERES: A fé nos condiciona a escolhas e renúncias contra o pecado, mesmo que tal traga satisfação transitória.

26  porquanto considerou o opróbrio de Cristo por maiores riquezas do que os tesouros do Egito, porque contemplava o galardão. OPOSIÇÃO DA HUMILHAÇÃO: A fé impulsiona a aceitação da humilhação por amor a Cristo, entendendo que tal proporcionará recompensa melhor do que os benefícios transitórios das riquezas deste mundo.

27  Pela fé, ele abandonou o Egito, não ficando amedrontado com a cólera do rei; antes, permaneceu firme como quem vê aquele que é invisível. OPOSIÇÃO DE OPNIÕES: A fé leva-nos a decisões sem temor da opinião adversa, perseverando convicto como se vislumbrasse algo que não está aparente.

29  Pela fé, atravessaram o mar Vermelho como por terra seca; tentando-o os egípcios, foram tragados de todo. OPOSIÇÃO DAS ADVERSIDADES: A fé direciona-nos a atravessar adversidades cujas tais pode derrubar os que não tem fé.

30  Pela fé, ruíram as muralhas de Jericó, depois de rodeadas por sete dias. OPOSIÇÃO DE IMPEDIMENTOS: A fé tem poder para derrubar barreiras que constantemente nos cercam e insistem em permanecer nos impedindo de assumir a vitória.

28  Pela fé, celebrou a Páscoa e o derramamento do sangue, para que o exterminador não tocasse nos primogênitos dos israelitas. PROTEÇÃO EM MEIO EXTREMA OPOSIÇÃO: Mesmo debaixo de extraordinária oposição, devemos estar seguros e confiantes, pois Deus não permitirá que o mal possa nos tocar. A fé nos protege contra demônios que intentam fazer mal.

31  Pela fé, Raabe, a meretriz, não foi destruída com os desobedientes, porque acolheu com paz aos espias. PROTEÇÃO EM MEIO EXTREMA OPOSIÇÃO DE DESTRUIÇÃO: A fé além de proteger da iminente destruição, oportuniza pessoas assumirem na prova uma mudança significativa de vida e de comportamento produzindo resultado esperado pela provação, o qual é a “aprovação da fé”.

32  E que mais direi? Certamente, me faltará o tempo necessário para referir o que há a respeito de Gideão, de Baraque, de Sansão, de Jefté, de Davi, de Samuel e dos profetas, O assunto de fé é inesgotável.

33  os quais, por meio da fé, subjugaram reinos Davi, praticaram a justiça, obtiveram promessas, fecharam a boca de leões Daniel, 34  extinguiram a violência do fogo, Amigos de Daniel escaparam ao fio da espada, da fraqueza tiraram força, fizeram-se poderosos em guerra, puseram em fuga exércitos de estrangeiros Davi. 35  Mulheres receberam, pela ressurreição, os seus mortos Sunamita e Eliseu. Alguns foram torturados profetas menores, não aceitando seu resgate, para obterem superior ressurreição; 36  outros, por sua vez, passaram pela prova de escárnios e açoites, sim, até de algemas e prisões Jeremias. 37  Foram apedrejados Amós, provados, serrados pelo meio Isaías, mortos a fio de espada Ezequiel; andaram peregrinos, vestidos de peles de ovelhas e de cabras, necessitados, afligidos, maltratados Elias.
Todos estes da galeria da fé foram aprovados pela fé através da oposição e provação que passaram.


CONCLUSÃO: A FÉ NOS LEVA ANELAR E ALCANÇAR COISAS SUPERIORES

13  Todos estes morreram na fé, sem ter obtido as promessas; vendo-as, porém, de longe, e saudando-as, e confessando que eram estrangeiros e peregrinos sobre a terra. A promessa da fé tem fases de cumprimento, parte deste cumprimento é terreno, parte celestial. A fé nos condiciona a prática da confissão tanto do terreno quanto do celestial.

14  Porque os que falam desse modo manifestam estar procurando uma pátria. Existe um determinado nível de aprofundamento na fé que nos conduz a anelar coisas superiores que até então buscávamos, ou seja, quanto mais aprofundamos na fé, tanto mais anelamos coisas de natureza mais elevada.

38  (homens dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos, pelos montes, pelas covas, pelos antros da terra. Em contrapartida, a fé nos proporciona a condição de que nos tornamos incompatíveis com este mundo, na verdade, o mundo não merece os que têm fé, sendo necessário, portanto, Deus preparar um mundo melhor, algo superior a este mundo.

39  Ora, todos estes que obtiveram bom testemunho por sua fé não obtiveram, contudo, a concretização da promessa, A fé não nos faz adquirir todas as coisas que anelamos neste mundo, até porque se tivéssemos tudo que queríamos neste mundo, não haveria necessidade de buscar um mundo vindouro; Deus deixa este desejo de “quero mais” por uma razão? Assim a fé nos condiciona a expectativas de coisas que não podemos obter na limitação deste mundo, evocando algo superior que somente na vida celestial poderemos alcançar.

40  por haver Deus provido coisa superior a nosso respeito, para que eles, sem nós, não fossem aperfeiçoados. A fé proporciona algo melhor preparado por Deus para nós pelo qual possamos compartilhar com aqueles que comungam deste mesmo nível de fé.