28 de set. de 2012

UNÇÃO COMO ELEMENTO DE ATIVAÇÃO DE DESTINO


12 Então, mandou chamá-lo e fê-lo entrar. Era ele ruivo, de belos olhos e boa aparência. Disse o SENHOR: Levanta-te e unge-o, pois este é ele. 13 Tomou Samuel o chifre do azeite e o ungiu no meio de seus irmãos; e, daquele dia em diante, o Espírito do SENHOR se apossou de Davi. Então, Samuel se levantou e foi para Ramá. 1 Sm.6.12,13.
Porém tu exaltas o meu poder como o do boi selvagem; derramas sobre mim o óleo fresco. Sl.82.10
OBJETIVO.
Como Deus é maravilhoso e surpreendente, a ponto de derramar graciosamente sua unção sobre aqueles que lhe pertence! Que extraordinário poder tem a unção para ativar o destino!
Quem sabe? Pauta que merecesse melhor analise! É o que vamos abordar nesta mInistração.
INTRODUÇÃO.
Ora, a fim de que tenhamos um melhor aproveitamento desta unção sobre nossas vidas e ministérios nós devemos entender como ela opera e quais são os passos para recebê-la.
DEFINIÇÕES.
E vós possuís unção que vem do Santo e todos tendes conhecimento. 1 João 2:20

Temos ciência de que o Espírito Santo trás a unção.
Assim a unção como elemento da graça divina é o efeito do operar do Espírito Santo em nós e através de nós (para não dizer: apesar de nós; pois a teologia da reforma nos ensina que o agir de Deus é extra nós). Assim, o poder do Espírito Santo é manifesto na unção. Pois, ela representa o poder divino, o qual é manifesto em nosso espírito.
ANÁLISE E CARACTERÍSTICAS.
Tal é utilizada tanto como elemento quanto como ferramenta do Espírito Santo para proporcionar cura em certas áreas da alma.
14 Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e estes façam oração sobre ele, ungindo-o com óleo, em nome do Senhor. 15 E a oração da fé salvará o enfermo, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados. Tg.5.14,15.
Que capacidade formidável existe nela para nos destravar dos bloqueios pessoais e romper com sentimentos que paralisa-nos diante da fragilidade, inferioridade, inaptidão e derrotismo.
Ela consegue superar certas características pessoais de restrição. Torna uma pessoa que é tímida e insegura num poderoso e eloquente proclamador. Aqueles que por causa do medo, da hesitação e da vergonha se escondiam por trás da multidão, pela unção do Espírito, são capazes de se posicionarem diante de todos e expor suas convicções.
Ela constitui firmeza de posição e remove incertezas humanas estabelecendo um nível de convicção inatingível se tal fosse buscado por mero esforço pessoal. Eleva-nos a uma dimensão sobrenatural de fé e proximidade divina capaz de arrojar em Deus coisas inimagináveis segundo esfera humana.
CLASSIFICAÇÃO.
Além da cura, a unção tem poder para despedaçar o jugo e autoridade para desbloquear impedimentos que neutralizam as coisas no mundo espiritual, as quais, inertes por algum tempo, passam a entrar em ação.
E acontecerá, naquele dia, que a sua carga será tirada do teu ombro, e o seu jugo, do teu pescoço; e o jugo será despedaçado por causa da unção.” Isaías.10.27.
A mesma unção tem capacidade para expulsar demônios; tome o exemplo de Davi quando tangia a harpa e os demônios fugiam de Saul, penso que não fora pelo fato dele tocar com maestria, mas pelo fato dele possuir a unção, como encargo do SENHOR.

21 Assim, Davi foi a Saul e esteve perante ele; este o amou muito e o fez seu escudeiro. 22 Saul mandou dizer a Jessé: Deixa estar Davi perante mim, pois me caiu em graça. 23 E sucedia que, quando o espírito maligno, da parte de Deus, vinha sobre Saul, Davi tomava a harpa e a dedilhava; então, Saul sentia alívio e se achava melhor, e o espírito maligno se retirava dele. 1 Sm.16.21-23.
38 como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com poder, o qual andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele; At.10.38
Ela nos encoraja para confrontação das situações pendentes e torna dinâmicas circunstâncias que necessitavam de mudança. Proporciona ousadia e intrepidez para assumir desafios ora impensáveis. Deveras, existe um fenomenal poder de transformação na unção.
Oh! Como estamos gratos a Deus pela oportunidade e privilégio de experimentar da Sua unção e de seus benefícios!
Sabemos, portanto, que a unção tem capacidade de aprimorar estes aspectos de nosso ser tornando-nos pessoas seguras ao propósito divino, além de proporcionar gratificante satisfação em nossas percepções psíquicas como consequência de seu processo de cura na alma.
Além do aspecto de cura e libertação, a unção pode ser analisada sobre outros aspectos e propriedades.
Tomemos o exemplo de nosso protagonista: A unção em Davi foi tangível; da mesma forma, Deus espera que seja tangível em cada um de nós. Tal qualidade do que é tangível pode apresentar várias sensações como frio, fogo, eletricidade, etc. Embora não seja obrigatória a manifestação destas. (Vede apostila de Casa-Luz 12).

Jesus, reconhecendo imediatamente que dele saíra poder, virando-se no meio da multidão, perguntou: Quem me tocou nas vestes? Marcos 5:30
Muitos buscam unção por causa destas sensações que proporcionam sentimento de bem estar; recorrem a este preenchimento como se tivesse um fim em si mesmo; daí a necessidade cada vez mais intensa e constante de reabastecer-se com unção para preenchimento das mesmas satisfações.
Embora saibamos que no processo de cura tal motivação deva ser permitida e mesmo até estimulada. Pois, se as pessoas buscam satisfação em tantas distrações e entretenimento seculares, porque não poderiam procurar satisfação na presença de Deus? (Gl.5.22)
Portanto, não reconhecemos motivo mais nobre do que a busca pela satisfação do ser com a presença de Deus e sua unção; qualquer posicionamento religioso que espúria a alma e a restringe de estar na presença divina poderia ser considerado espírito legalista. Contudo, a manifestação da unção ocorre para consequência de propósito mais excelente.
Isto é, por mais que a unção seja fascinante em suas propriedades, suas aplicações e seus predicados, entendemos que ela não tem uma finalidade em si mesma; se não que nos assinala para algo maior; de fato, tal cumpre com sua função na indicação de um objetivo esperado por Deus.
O Espírito do SENHOR Deus está sobre mim, porque o SENHOR me ungiu para pregar boas-novas aos quebrantados, enviou-me a curar os quebrantados de coração, a proclamar libertação aos cativos e a pôr em liberdade os algemados”; (grifo do autor). Isaías 61.1
Ela aponta e inicializa a carreira rumo ao propósito divino, o qual, por meio do profeta libera o chamado e pelo mentor orienta o ministério.
Da mesma forma como a unção ativa o destino; a consagração o habilita, o preparo lhe fundamenta, a mentoria o recomenda e Deus o recompensa.

Outra característica descrita neste quadro é que a unção em Davi foi transferível; isto é, Deus utilizou seu servo, o profeta Samuel, para transferir a unção que liberara o destino do futuro rei. Ou seja, a transferência de unção proporcionou a Davi na ativação de seu destino ministerial.

Não te faças negligente para com o dom que há em ti, o qual te foi concedido mediante profecia, com a imposição das mãos do presbitério. 1 Timóteo 4:14
6 Por esta razão, pois, te admoesto que reavives o dom de Deus que há em ti pela imposição das minhas mãos.7 Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação. 2 Tm.1.6,7.
Da mesma forma, podemos inferir que a unção que estava sobre Davi foi depositada. Ou seja, através do azeite, aquela unção foi depositava sobre o rapaz. Não apenas como símbolo, mas como manifestação fluida da unção em sua realidade.

14 Guarda o bom depósito, mediante o Espírito Santo que habita em nós. 2 Tm.1.14
Ora, não se coloca o Espírito Santo sobre objetos; mesmo em textos como At.19.11 no qual foram usados os aventais de Paulo, como o exemplo, pode ser entendido que tal aplicação foi da unção e não o Espírito em si.
11 E Deus, pelas mãos de Paulo, fazia milagres extraordinários, 12 a ponto de levarem aos enfermos lenços e aventais do seu uso pessoal, diante dos quais as enfermidades fugiam das suas vítimas, e os espíritos malignos se retiravam. At.19.11,12.
Mas, se por um aspecto, um pedaço de tecido pode carregar unção quanto mais podemos contê-la como filhos de Deus. Assim foi com Davi!
PASSOS PARA RECEBER A UNÇÃO
Dentre os passos para receber a unção é necessário:
  • Fé para recebê-la.
  • Dedicação para desenvolvê-la.
  • Santidade para preservá-la.
CONCLUSÃO E APELO.
Sendo assim, estimulo cada amado irmão que esteja interessado em crescer na unção que possa aplicar os três critérios acima em o Nome de Jesus.