22 de dez. de 2013

O TRABALHAR DE DEUS EM CICLOS PROFÉTICOS DE SETE

Então, Eliseu lhe mandou um mensageiro, dizendo: Vai, lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne será restaurada, e ficarás limpo... Então, desceu e mergulhou no Jordão sete vezes, consoante a palavra do homem de Deus; e a sua carne se tornou como a carne de uma criança, e ficou limpo. 2 Reis 5:10,14.
OBJETIVO.
O presente sermão descreve uma singularidade no modo como Deus trabalha através de períodos cíclicos de sete tempos quer sejam vigílias, dias, semanas, festas, ou anos e até jubileu. E como tais ciclos atuam profeticamente em naqueles que servem a Deus.
INTRODUÇÃO.
Quanto à simbologia bíblica dos números, não há dúvida que o número sete representa o número de Deus e o número da perfeição. Sua singularidade em Deus atuar em correlação a sete e seus múltiplos pode indicar uma ligação ou preferência por esse número e um vínculo profético em relação ao mesmo. Observemos algumas características disso:
Do trono saem relâmpagos, vozes e trovões, e, diante do trono, ardem sete tochas de fogo, que são os sete Espíritos de Deus. Apocalipse 4:5
Então, vi, no meio do trono e dos quatro seres viventes e entre os anciãos, de pé, um Cordeiro como tendo sido morto. Ele tinha sete chifres, bem como sete olhos, que são os sete Espíritos de Deus enviados por toda a terra. Apocalipse 5:6
Quanto ao mistério das sete estrelas que viste na minha mão direita e aos sete candeeiros de ouro, as sete estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete candeeiros são as sete igrejas. Apocalipse 1:20
As palavras do SENHOR são palavras puras, prata refinada em cadinho de barro, depurada sete vezes. Salmos 12:6
A Sabedoria edificou a sua casa, lavrou as suas sete colunas. Provérbios 9:1
DEFINIÇÕES.
Esse conceito pode ser embasado sobre vários aspectos, observemos alguns:
Sob o ponto de vista lexicográfico, a palavra hebraica “Shibhe’a”: representado pelo numeral “sete”, pode também significar: “juramento”. Pois são oriundas da raiz verbal “Shabh'a”: jurar.
Pois, ao israelita fazer um juramento, tal o fazia repetindo sete vezes a mesma ação, ou seja, ao gesticular ou fazer repetitivamente sete vezes algo, significa que tal pessoa jurava por aquilo, como por exemplo, levantava suas mãos aos céus e pronunciava o juramento. Tal relação do sete em hebraico também pode ser comparado pelo verbo “Sabhah” que significa estar pleno, estar satisfeito; nesse aspecto atribui-se a ideia de plenitude e satisfação. Assim, corroborado com a premissa inicial.
Pôs Abraão à parte sete cordeiras do rebanho. Perguntou Abimeleque a Abraão: Que significam as sete cordeiras que puseste à parte? Respondeu Abraão: Receberás de minhas mãos as sete cordeiras, para que me sirvam de testemunho de que eu cavei este poço. Gênesis 21.28-30.
ANÁLISE E CARACTERÍSTICAS.
Embora não seja meu propósito abordar aspectos referentes à guarda e a defesa de um dia específico. O sábado, para o israelita, traz conotação de sétimo dia: "O ciclo de sete dias pode também ter surgido da idéia de perfeição e santidade, inerente ao número sete." De fato, conforme tradição judaica que atribui destaque a determinados números em relação aos demais, os quais são: 3,7 e 12. Então, as atividades vinculadas aos calendários judaicos têm correlação com os números 7, 3 e 12.
Desta forma, o dia para os israelitas constituía um período de sete vigílias, sendo quatro vigílias diurnas de três horas e três vigílias noturnas de quatro horas. Cada sete dias consistia um período semanal, que iniciava pelo sábado de lua nova, daí o termo hebraico "hodesh" que significa “mês” ou “lua Nova”, correlacionado a "hadash" que significa novo.

Como curiosidade, cogita-se a existência de uma hipótese preexílica, a qual, não é meu propósito defendê-la, apenas esclarecer a possibilidade de que em toda lua nova iniciava um mês cuja fase lunar vigorava até o próximo sábado: dia 7. Surgia ao dia seguinte a fase lunar crescente e segunda semana até o segundo sábado que consistia o 14⁰ dia do mês; vindo a lua cheia no meio do mês, e na quarta semana com início em lua minguante, finalizando as fases lunares e o mês em torno de 30 dias, por isso o calendário judeu durava cerca de 360 dias.

Tendo esta correlação nos dias, semanas e anos, o Pentateuco estabelece sete principais festas no calendário israelita: Quatro no período da colheita da cevada e primeiras monções e três na colheita do trigo e frutos após chuvas serôdias Zc.14.16,17.
1. Festa dos Ázimos.
Sete dias comereis pães asmos. Logo ao primeiro dia, tirareis o fermento das vossas casas, pois qualquer que comer coisa levedada, desde o primeiro dia até ao sétimo dia, essa pessoa será eliminada de Israel... 19 Por sete dias, não se ache nenhum fermento nas vossas casas; porque qualquer que comer pão levedado será eliminado da congregação de Israel, tanto o peregrino como o natural da terra. Êxodo 12:15,19.
2. Páscoa que sempre coincide com o equinócio.
No primeiro mês, no dia catorze do mês, tereis a Páscoa, festa de sete dias; pão asmo se comerá. Nos sete dias da festa, preparará ele um holocausto ao SENHOR, sete novilhos e sete carneiros sem defeito, cada dia durante os sete dias; e um bode cada dia como oferta pelo pecado. Ezequiel 45:21,23.
3. Festa das Primícias, oferenda para vinda de boas chuvas 4. Festa das Semanas, após primeiras chuvas, no fim da colheita dos cereais Dt.11.14. Denomina-se de semanas, por causa da contagem de “sete semanas” a partir do início da colheita dos cereais.
Contareis para vós outros desde o dia imediato ao sábado, desde o dia em que trouxerdes o molho da oferta movida; sete semanas inteiras serão. Levítico 23:15
Sete semanas contarás; quando a foice começar na seara, entrarás a contar as sete semanas. Deuteronômio 16:9
5. Hosh Hashanáh (Ano Novo – Festa das Trombetas) no mês "sete". 6. Dia do Perdão (Yom Kippur) e 7. Festa dos Tabernáculos, no fim da colheita das frutas e trigo.
Fala aos filhos de Israel, dizendo: No mês sétimo, ao primeiro do mês, tereis descanso solene, memorial, com sonidos de trombetas, santa convocação. Levítico 23:24
A Festa dos Tabernáculos, celebrá-la-ás por sete dias, quando houveres recolhido da tua eira e do teu lagar. Deuteronômio 16:13

Por fim, o sete pode ser correlacionado ao ano sabático: sétimo ano e no jubileu: 7x7 e ano seguinte.
Ao fim de cada sete anos, farás remissão. Deuteronômio 15.1
Contarás sete semanas de anos, sete vezes sete anos, de maneira que os dias das sete semanas de anos te serão quarenta e nove anos. Levítico 25:8
CLASSIFICAÇÃO.
Tendo observado a correlação do número sete no calendário hebreu, podemos observar também outros tipos de correlações com o número sete e seus ciclos.
  1. Quanto à correlação profética do número sete e seus múltiplos:
Pode ser constatada a correlação do número sete com ações tidas por âmbito profético. Observe a profetisa Ana, casada em um ciclo de sete e viúva na idade de doze ciclos de sete até encontrar o messias:
36 Havia uma profetisa, chamada Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser, avançada em dias, que vivera com seu marido sete anos desde que se casara 37 e que era viúva de oitenta e quatro anos. Esta não deixava o templo, mas adorava noite e dia em jejuns e orações. Lc.2.36,37.
Além disso, temos os atos proféticos na queda da muralha de Jericó, o qual ocorreu em múltiplos de sete, isto é, setes dias com sete voltas, no sétimo dia sete volta no mesmo dia.
Pela fé, ruíram as muralhas de Jericó, depois de rodeadas por sete dias. Hebreus 11:30
Sete sacerdotes levarão sete trombetas de chifre de carneiro adiante da arca; no sétimo dia, rodeareis a cidade sete vezes, e os sacerdotes tocarão as trombetas... No sétimo dia, madrugaram ao subir da alva e, da mesma sorte, rodearam a cidade sete vezes; somente naquele dia rodearam a cidade sete vezes. Josué 6:4,15.
Observamos igualmente os atos proféticos através de Elias e Eliseu e como eles entendiam os ciclos de sete: Elias tem sete milagres relatados na Bíblia, Eliseu possui quatorze.
e disse ao seu moço: Sobe e olha para o lado do mar. Ele subiu, olhou e disse: Não há nada. Então, lhe disse Elias: Volta. E assim por sete vezes. 1 Reis 18:43
Então, se levantou, e andou no quarto uma vez de lá para cá, e tornou a subir, e se estendeu sobre o menino; este espirrou sete vezes e abriu os olhos. 2 Reis 4:35
Observemos a ação profética de multiplicação dos pães: Na primeira multiplicação foi através dos cinco pães e dois peixinhos (5+2=7) e na segunda multiplicação tomos os sete pães.
E de quando parti os sete pães para os quatro mil, quantos cestos cheios de pedaços recolhestes? Responderam: Sete! Marcos 8:20
Com isso não afirmamos que o número sete tem poder em si e que tal possa ser usado de forma mística, longe disso! Mas, o que queremos mostrar é que Deus parece utilizar períodos de sete para manifestar o sobrenatural e o profético que vem dele e não dos sete em si.
  1. A correlação do numeral sete na escolha de auxiliares, os sete diáconos, os setenta condiscípulos e setenta anciãos:
Mas, irmãos, escolhei dentre vós sete homens de boa reputação, cheios do Espírito e de sabedoria, aos quais encarregaremos deste serviço; Atos 6:3
No dia seguinte, partimos e fomos para Cesaréia; e, entrando na casa de Filipe, o evangelista, que era um dos sete, ficamos com ele. Atos 21:8
Depois disto, o Senhor designou outros setenta; e os enviou de dois em dois, para que o precedessem em cada cidade e lugar aonde ele estava para ir...Então, regressaram os setenta, possuídos de alegria, dizendo: Senhor, os próprios demônios se nos submetem pelo teu nome! Lc.10.1,17.
Disse também Deus a Moisés: Sobe ao SENHOR, tu, e Arão, e Nadabe, e Abiú, e setenta dos anciãos de Israel; e adorai de longe. Êxodo 24:1
Saiu, pois, Moisés, e referiu ao povo as palavras do SENHOR, e ajuntou setenta homens dos anciãos do povo, e os pôs ao redor da tenda. Então, o SENHOR desceu na nuvem e lhe falou; e, tirando do Espírito que estava sobre ele, o pôs sobre aqueles setenta anciãos; quando o Espírito repousou sobre eles, profetizaram; mas, depois, nunca mais. Números 11:24,25
  1. A correlação do numeral sete com a consagração e purificação:
Sete dias as vestirá o filho que for sacerdote em seu lugar, quando entrar na tenda da congregação para ministrar no santuário. Assim, pois, farás a Arão e a seus filhos, conforme tudo o que te hei ordenado; por sete dias, os consagrarás. Êxodo 29:30 ,35.
e, molhando o dedo no sangue, aspergirá dele sete vezes perante o SENHOR, diante do véu do santuário. Levítico 4:6
E, sobre aquele que há de purificar-se da lepra, aspergirá sete vezes; então, o declarará limpo e soltará a ave viva para o campo aberto. Levítico 14:7
Que lhe disse, porém, a resposta divina? Reservei para mim sete mil homens, que não dobraram os joelhos diante de Baal. Romanos 11:4
  1. A correlação com ações cerimoniais em sete:
Também lhe farás sete lâmpadas, as quais se acenderão para alumiar defronte dele. Êxodo 25:37
Então, Balaão disse a Balaque: Edifica-me, aqui, sete altares e prepara-me sete novilhos e sete carneiros. Números 23:1
Tu, porém, descerás adiante de mim a Gilgal, e eis que eu descerei a ti, para sacrificar holocausto e para apresentar ofertas pacíficas; sete dias esperarás, até que eu venha ter contigo e te declare o que hás de fazer. 1 Samuel 10:8
Tendo Deus ajudado os levitas que levavam a arca da Aliança do SENHOR, ofereceram em sacrifício sete novilhos e sete carneiros. 1 Crônicas 15:26
Mandou trazer sete novilhos, sete carneiros, sete cordeiros e sete bodes, como oferta pelo pecado a favor do reino, do santuário e de Judá; e aos filhos de Arão, os sacerdotes, que os oferecessem sobre o altar do SENHOR. 2 Crônicas 29:21
Tomai, pois, sete novilhos e sete carneiros, e ide ao meu servo Jó, e oferecei holocaustos por vós. O meu servo Jó orará por vós; porque dele aceitarei a intercessão, para que eu não vos trate segundo a vossa loucura; porque vós não dissestes de mim o que era reto, como o meu servo Jó. Jó 42:8
  1. A correlação do numeral sete com a libertação:
Então, vai e leva consigo outros sete espíritos, piores do que ele, e, entrando, habitam ali; e o último estado daquele homem torna-se pior do que o primeiro. Assim também acontecerá a esta geração perversa. Mateus 12:45
Havendo ele ressuscitado de manhã cedo no primeiro dia da semana, apareceu primeiro a Maria Madalena, da qual expelira sete demônios. Marcos 16:9
Transportou-me o anjo, em espírito, a um deserto e vi uma mulher montada numa besta escarlate, besta repleta de nomes de blasfêmia, com sete cabeças e dez chifres. O anjo, porém, me disse: Por que te admiraste? Dir-te-ei o mistério da mulher e da besta que tem as sete cabeças e os dez chifres e que leva a mulher: Aqui está o sentido, que tem sabedoria: as sete cabeças são sete montes, nos quais a mulher está sentada. São também sete reis, Apocalipse 17:3,7,9.
  1. Os juízos em ações cíclicas de sete:
Observe a correlação do número sete e a aplicação dos juízos divinos, aqui no sentido de plenitude e satisfação da justiça divina mediante Sete selos, sete trombetas, sete trovões e sete taças. Ap.5.5; 8.2; 10.3; 15.1,7.
Quando o Cordeiro abriu o sétimo selo, houve silêncio no céu cerca de meia hora. Apocalipse 8:1
mas, nos dias da voz do sétimo anjo, quando ele estiver para tocar a trombeta, cumprir-se-á, então, o mistério de Deus, segundo ele anunciou aos seus servos, os profetas. Apocalipse 10:7
O sétimo anjo tocou a trombeta, e houve no céu grandes vozes, dizendo: O reino do mundo se tornou de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará pelos séculos dos séculos. Apocalipse 11:15
Então, derramou o sétimo anjo a sua taça pelo ar, e saiu grande voz do santuário, do lado do trono, dizendo: Feito está! Apocalipse 16:17
Sete vezes se tomará vingança de Caim, de Lameque, porém, setenta vezes sete. Gênesis 4:24
Falou Eliseu àquela mulher cujo filho ele restaurara à vida, dizendo: Levanta-te, vai com os de tua casa e mora onde puderes; porque o SENHOR chamou a fome, a qual virá sobre a terra por sete anos. 2 Reis 8:1
e, havendo destruído sete nações na terra de Canaã, deu-lhes essa terra por herança, Atos 13:19
Quando o SENHOR, teu Deus, te introduzir na terra a qual passas a possuir, e tiver lançado muitas nações de diante de ti, os heteus, e os girgaseus, e os amorreus, e os cananeus, e os ferezeus, e os heveus, e os jebuseus, sete nações mais numerosas e mais poderosas do que tu; Deuteronômio 7:1
O SENHOR fará que sejam derrotados na tua presença os inimigos que se levantarem contra ti; por um caminho, sairão contra ti, mas, por sete caminhos, fugirão da tua presença. Deuteronômio 28:7
e não poupou o mundo antigo, mas preservou a Noé, pregador da justiça, e mais sete pessoas, quando fez vir o dilúvio sobre o mundo de ímpios; 2 Pedro 2:5
Se ainda assim com isto não me ouvirdes, tornarei a castigar-vos sete vezes mais por causa dos vossos pecados. Levítico 26:18
Sete meses esteve a arca do SENHOR na terra dos filisteus. 1 Samuel 6:1
Feriu o SENHOR os homens de Bete-Semes, porque olharam para dentro da arca do SENHOR, sim, feriu deles setenta homens; então, o povo chorou, porquanto o SENHOR fizera tão grande morticínio entre eles. 1 Samuel 6:19
Toda esta terra virá a ser um deserto e um espanto; estas nações servirão ao rei da Babilônia setenta anos. Acontecerá, porém, que, quando se cumprirem os setenta anos, castigarei a iniqüidade do rei da Babilônia e a desta nação, diz o SENHOR, como também a da terra dos caldeus; farei deles ruínas perpétuas. Jeremias 25:11,12.
no primeiro ano do seu reinado, eu, Daniel, entendi, pelos livros, que o número de anos, de que falara o SENHOR ao profeta Jeremias, que haviam de durar as assolações de Jerusalém, era de setenta anos. Daniel 9:2 .
A luz da lua será como a do sol, e a do sol, sete vezes maior, como a luz de sete dias, no dia em que o SENHOR atar a ferida do seu povo e curar a chaga do golpe que ele deu. Isaías 30:26
Mude-se-lhe o coração, para que não seja mais coração de homem, e lhe seja dado coração de animal; e passem sobre ela sete tempos... Quanto ao que viu o rei, um vigilante, um santo, que descia do céu e que dizia: Cortai a árvore e destruí-a, mas a cepa com as raízes deixai na terra, atada com cadeias de ferro e de bronze, na erva do campo; seja ela molhada do orvalho do céu, e a sua porção seja com os animais do campo, até que passem sobre ela sete tempos, Daniel 4:16,23
Retribui, Senhor, aos nossos vizinhos, sete vezes tanto, o opróbrio com que te vituperaram. Salmos 79:12
  1. A Correlação do sete com o perdão:
Então, Pedro, aproximando-se, lhe perguntou: Senhor, até quantas vezes meu irmão pecará contra mim, que eu lhe perdoe? Até sete vezes? Respondeu-lhe Jesus: Não te digo que até sete vezes, mas até setenta vezes sete. Mateus 18:21,22.
Setenta semanas estão determinadas sobre o teu povo e sobre a tua santa cidade, para fazer cessar a transgressão, para dar fim aos pecados, para expiar a iniquidade, para trazer a justiça eterna, para selar a visão e a profecia e para ungir o Santo dos Santos. Daniel 9:24
  1. A Correlação do sete com o descanso:
E, havendo Deus terminado no dia sétimo a sua obra, que fizera, descansou nesse dia de toda a sua obra que tinha feito. Gênesis 2:2
Se comprares um escravo hebreu, seis anos servirá; mas, ao sétimo, sairá forro, de graça. Êxodo 21:2
CORRELAÇÃO DE UM PERÍODO DE METADE DE SETE
A Palavra de Deus relata períodos de tempo, tempos e metade de um tempo, ou seja 3 ½ , como metade de um ciclo profético de sete. Observe: Tg.5.17; Dn.12.7. Ap.11.2,3; 12.6,14; 13.5. Como algo inacabado e que ainda está por mudar ou completar. Exemplo:
O ministério de 3 anos ½, de Jesus que indica uma continuidade por vir.
Os sete anos de governo do anticristo que será dividido em duas fases de 3 anos ½.
As duas testemunhas do Apocalipse e seus ministérios cortados.
ENTENDENDO O CICLO EM NOSSAS VIDAS
Torna-se interessante observar que se encontramos uma singularidade de sete no agir profético de Deus; então, presumiríamos a possibilidade que encontrássemos também uma singularidade de ciclos de sete em aspectos pessoais?
Exemplo do A.T. Ações cíclicas de sete na vida de Jacó:
Jacó amava a Raquel e disse: Sete anos te servirei por tua filha mais moça, Raquel. Assim, por amor a Raquel, serviu Jacó sete anos; e estes lhe pareceram como poucos dias, pelo muito que a amava. Gênesis 29:18,20.
E ele mesmo, adiantando-se, prostrou-se à terra sete vezes, até aproximar-se de seu irmão. Gênesis 33:3
e os filhos de José, que lhe nasceram no Egito, eram dois. Todas as pessoas da casa de Jacó, que vieram para o Egito, foram setenta. Gênesis 46:27
gastando nisso quarenta dias, pois assim se cumprem os dias do embalsamamento; e os egípcios o choraram setenta dias. Gênesis 50:3
Ações cíclicas de sete na vida de Jesus:
De sorte que todas as gerações, desde Abraão até Davi, são catorze; desde Davi até ao exílio na Babilônia, catorze; e desde o exílio na Babilônia até Cristo, catorze. Mateus 1:17
Há de constatar também que Jesus é a septuagésima sétima geração depois de Adão, seguindo a genealogia de Lucas, o que equivale a onze gerações de sete, onde Deus levanta um protagonista da fé a cada sete gerações. Também a genealogia real em Mateus possui múltiplos de sete, seis gerações de sete até Abraão igual a 42 gerações, porém de Jesus até Adão gerado por Deus possui nove gerações de sete, igual a 63 gerações.
Exemplo no N.T. Ações cíclicas na vida de Paulo:
Conheço um homem em Cristo que, há catorze anos, foi arrebatado até ao terceiro céu (se no corpo ou fora do corpo, não sei, Deus o sabe) 2 Coríntios 12:2
Catorze anos depois, subi outra vez a Jerusalém com Barnabé, levando também a Tito. Gálatas 2:1
Encontrando os discípulos, permanecemos lá durante sete dias; e eles, movidos pelo Espírito, recomendavam a Paulo que não fosse a Jerusalém. Atos 21:4
Quando já estavam por findar os sete dias, os judeus vindos da Ásia, tendo visto Paulo no templo, alvoroçaram todo o povo e o agarraram, Atos 21:27
onde achamos alguns irmãos que nos rogaram ficássemos com eles sete dias; e foi assim que nos dirigimos a Roma. Atos 28:14
PASSOS PARA AJUSTAR NOSSO CICLO PROFÉTICO.
Na medida em que percebemos haver uma singularidade de sete em aspectos pessoais, podemos fazer igualmente como fez José, o qual, entendendo os tempos proféticos estabeleceu propósitos em Deus para cada um desses ciclos:
2 Do rio subiam sete vacas formosas à vista e gordas e pastavam no carriçal. Após elas subiam do rio outras sete vacas, feias à vista e magras; e pararam junto às primeiras, na margem do rio. 4 As vacas feias à vista e magras comiam as sete formosas à vista e gordas. Então, acordou Faraó. 5 Tornando a dormir, sonhou outra vez. De uma só haste saíam sete espigas cheias e boas. 6 E após elas nasciam sete espigas mirradas, crestadas do vento oriental.7 As espigas mirradas devoravam as sete espigas grandes e cheias. Então, acordou Faraó. Fora isto um sonho... 26 As sete vacas boas serão sete anos; as sete espigas boas, também sete anos; o sonho é um só. 27 As sete vacas magras e feias, que subiam após as primeiras, serão sete anos, bem como as sete espigas mirradas e crestadas do vento oriental serão sete anos de fome. Gênesis 41:2-7;26-27
Assim, devemos nós de forma profética entender os tempos em seus ciclos, obedecer a revelação no propósito divino e administrar esses ciclos em suas provisões.
33 Agora, pois, escolha Faraó um homem ajuizado e sábio e o ponha sobre a terra do Egito. 34 Faça isso Faraó, e ponha administradores sobre a terra, e tome a quinta parte dos frutos da terra do Egito nos sete anos de fartura. 35 Ajuntem os administradores toda a colheita dos bons anos que virão, recolham cereal debaixo do poder de Faraó, para mantimento nas cidades, e o guardem. 36 Assim, o mantimento será para abastecer a terra nos sete anos da fome que haverá no Egito; para que a terra não pereça de fome. 37 O conselho foi agradável a Faraó e a todos os seus oficiais. Gn.41.33-37.
APLICAÇÃO.
Quando entendemos os ciclos proféticos em nossas vidas, somos impulsionados por Deus a buscarmos arrependimento, caso tenhamos negligenciado nesse período; e assim, em arrependimento e humildade clamarmos por misericórdia e benevolência do Senhor para fluirmos nesse kairós profético de sete.
porque sete vezes cairá o justo e se levantará; mas os perversos são derribados pela calamidade. Provérbios 24:16
Através desse propósito, nós devemos dispor a fazer tudo que Deus queira que façamos com atitude de gratidão e obediência a Ele.
Sete vezes no dia, eu te louvo pela justiça dos teus juízos. Salmos 119:164
CONCLUSÃO.
Tendo em vista que discorremos sob muitas evidências na demonstração do modo como Deus trabalha através de períodos cíclicos de sete tempos, chegamos ao entendimento de como tais ciclos atuam profeticamente em naqueles que servem a Deus.
Assim, estimulo cada um a buscar tudo o que Deus tem tanto no âmbito profético quanto ministerial, na consagração, na libertação ou em qualquer área da vida. Que você venha tomar posse de todo o desígnio de Deus no entendimento desses ciclos quer pela obediência, pela revelação e pela administração do propósito divino e suas provisões.
APELO.
Quantos querem entender o tempo profético em sua vida?

Quantos querem se ajustar a esse tempo profético?