22 de abr. de 2014

A OBRA DA CRUZ

Mas longe esteja de mim gloriar-me, senão na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim, e eu, para o mundo. Gálatas 6.14  

OBJETIVO. 
Este sermão tem a proposta de realçar os direitos e qualidades de nossa posição em Cristo demonstrando diversas características adquiridas através de Jesus Cristo e sua obra na Cruz no sentido de demonstrar o quão importante foi a Obra da Cruz realizada por Jesus Cristo por nós.

INTRODUÇÃO. 
Muitos descrentes ao observarem a obra da cruz em sua visão natural pensam que tal gesto praticado por Jesus parece ser de derrota e não de vitória.
Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, poder de Deus. Mas nós pregamos a Cristo crucificado, escândalo para os judeus, loucura para os gentios; 1 Coríntios 1.18,23
  
Ora, se os descrentes têm esse entendimento errado acerca da crucificação de Cristo é porque eles não entendem o que de fato Cristo fez por nós e em que posição ele nos colocou através de sua morte vicária.
Na verdade, a Obra de Jesus na cruz do calvário nos deu uma posição espiritual inigualável. Observe que a obra da Cruz gerou em nós um processo de reconciliação nunca visto antes.

e que, havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele, reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, quer sobre a terra, quer nos céus. Colossenses 1.20  

13  Mas, agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, fostes aproximados pelo sangue de Cristo. 14 Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um; e, tendo derribado a parede da separação que estava no meio, a inimizade, 15  aboliu, na sua carne, a lei dos mandamentos na forma de ordenanças, para que dos dois criasse, em si mesmo, um novo homem, fazendo a paz, 16  e reconciliasse ambos em um só corpo com Deus, por intermédio da cruz, destruindo por ela a inimizade. 17  E, vindo, evangelizou paz a vós outros que estáveis longe e paz também aos que estavam perto; 18  porque, por ele, ambos temos acesso ao Pai em um Espírito. 19  Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus, Ef.2.13-18.

Através do que Jesus fez por nós na cruz. Essa nova posição em Cristo nos dá diversos direitos e autoridade do qual vale muito ter conhecimento a respeito. Ciente de que esse conhecimento além de esclarecedor leva-nos a adquirir o entendimento de nossa postura de fé e de autoafirmação nEle. 
tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu- o inteiramente, encravando-o na cruz; e, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz. Colossenses 2.14,15.

1. Vejamos um exemplo do que Jesus fez por nós:
Em Cristo Jesus nos somos filhos de Deus, adotados, herdeiros de Deus coerdeiro em Cristo. 
14  Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. 15  Porque não recebestes o espírito de escravidão, para viverdes, outra vez, atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai. 16  O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. 17 Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e coerdeiros com Cristo; se com ele sofremos, também com ele seremos glorificados. Rom. 8.14-17.


2. Vejamos um exemplo de onde nós estamos:
Estamos assentados em Cristo nos lugares celestiais. 
4 Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, 5  e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, —pela graça sois salvos, 6  e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus; Ef.2.4-6.

3. Em Cristo Jesus nos somos benditos. 
3 Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo, 4  assim como nos escolheu nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor 5  nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade, 6  para louvor da glória de sua graça, que ele nos concedeu gratuitamente no Amado, 7  no qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça, Ef 1.3-7.


ANÁLISE E CARACTERÍSTICAS.

Existe uma implicação legal, naquilo que Jesus fez através da obra da cruz, essa abrangência da salvação, proposta por Deus pai, por intermédio de Jesus Cristo, mediante Seu sacrifício vicário - morte substitutiva - fará diferença para a vida cristã vitoriosa; observemos:
O pecado levantou uma grande barreira entre Deus e o homem. Devido a este erro, o homem, sofreu quatro consequências:

1. A ira de Deus: O caráter santo de Deus foi ofendido, despertando Sua ira em relação ao pecado. Jo 3.36

2. A dívida de pecado: O homem contraiu dívida com Deus. Is 59.2, Rm3.9,5.12, I Co 15.56

3. Escravo de satanás O pecado tornou o homem escravo de satanás Ef 2.1-3 e escravo da lei e do pecado Jo 8.34, Cl 1.13, I Pe 2.9

4. Morte espiritual: A desobediência leva o homem a alienar-se de Deus; no dia em que o homem pecou, o pecado trouxe a morte espiritual. Gn 2.17, 3.19, Rm 6.23, Ef 2.1

Devido ao pecado, o homem estava apartado de Deus, por esta razão, Jesus Cristo foi enviado pelo Pai, para morrer no lugar da humanidade e reconciliá-la com Deus (2 Co 5.21), garantindo, assim, vida eterna a todos os que creem. Dessa forma, gostaria de destacar algumas características do que Ele fez por nós através da Obra da Cruz:

1. Em Cristo Jesus nos somos justificados e como resultado dessa justificação, foi extraída a ira de Deus por causa de seu sangue.
1 Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo; Rom.5.1.

2. Em Cristo Jesus nos somos perdoados porque Ele levou sobre si nossas dívidas de pecados. 
12 Filhinhos, eu vos escrevo, porque os vossos pecados são perdoados, por causa do seu nome. 1 Jo.2.12.

Em Cristo Jesus por causa desse perdão nos somos santificados. 
à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados para ser santos, com todos os que em todo lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso: 1 Co.1.2

3. Em Cristo Jesus nos somos redimidos da escravidão da Lei e de Satanás. 
tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu- o inteiramente, encravando-o na cruz; e, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz. Colossenses 2.14,15.
Em Cristo Jesus nos somos libertos de qualquer prisão ou maldição espiritual. 
32  e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará...36  Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres. Jo. 8.32,36.

Em Cristo Jesus nos somos livres. 
16  como livres que sois, não usando, todavia, a liberdade por pretexto da malícia, mas vivendo como servos de Deus. 1 Pe.2.16.
4. Em Cristo Jesus nos somos vivificados através de sua morte vicária livrando-nos da morte espiritual e o poder que ela tinha sobre o ser humano. 
Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, Ef 2.1.

Em Cristo Jesus nos somos curados. 
carregando ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados, para que nós, mortos para os pecados, vivamos para a justiça; por suas chagas, fostes sarados. 1 Pe.2.24.
11  Se habita em vós o Espírito daquele que ressuscitou a Jesus dentre os mortos, esse mesmo que ressuscitou a Cristo Jesus dentre os mortos vivificará também o vosso corpo mortal, por meio do seu Espírito, que em vós habita. Rm.8.11.

Em Cristo Jesus nos somos regenerados. 
23  pois fostes regenerados não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente. 1 Pe.1.23.
Em Cristo Jesus nos somos nova criatura e novo homem. 
17  E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas. 2 Co 5.17
Em Cristo Jesus nos somos transformados a Sua imagem em glória. 
17  Ora, o Senhor é o Espírito; e, onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade. 18  E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito. 2 Co.3.17,18.

Em Cristo Jesus nos somos glorificados. 
17 Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e coerdeiros com Cristo; se com ele sofremos, também com ele seremos glorificados. Rom. 8.17.

Em Cristo Jesus nos somos santuários do Deus vivo e templo do Espírito Santo. 
Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; porque o santuário de Deus, que sois vós, é sagrado. 1 Coríntios 3.16,17  
Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? 1 Coríntios 6.19  
Que ligação há entre o santuário de Deus e os ídolos? Porque nós somos santuário do Deus vivente, como ele próprio disse: Habitarei e andarei entre eles; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.2 Co.6.16.

CONCLUSÃO.
Diante de tantos benefícios efetuados por Jesus na Cruz do Calvário, como não abraçaríamos tão grande salvação. Assim, podemos afirmar que nos apropriamos de cada um desses atos gloriosos de Cristo mediante nossa fé em sua obra redentora na cruz.
Obrigado Senhor Jesus!